Como os Hobbits aparecem tão pequenos na trilogia O Senhor dos Anéis?

Dirigida por Peter Jackson, O Senhor dos Anéis é uma trilogia de filmes lançada entre 2001 e 2003 que foi capaz de transcender o tempo e deixar um grande legado ao mundo cinematográfico, sendo referência no gênero da fantasia. A trilogia segue a narrativa da mitologia de Tolkien, o Senhor dos Anéis, também foi conhecido por utilizar-se de grandes amostras de efeitos especiais (CGI).

Se você acompanhou os filmes, certamente se lembrará da batalha colossal dos Campos de Pellenor, a maior da Guerra do Anel, na qual as forças de Sauron atacaram a cidade de Minas Tirith. Embora os efeitos especiais tenham encantado e proporcionado realismo a um evento de tanta magnitude, pode passar a despercebido pequenos detalhes e truques de filmagem que faziam com que os Hobbits parecessem tão menores do que outros personagens de maior estatura.

Como Peter Jackson usou técnicas de perspectiva ao filmar os Hobbits

As fotografias com perspectiva são sempre fascinantes e é bem comum que turistas usem desta técnica a fotografar a Torre Eiffel em Paris por exemplo. Mas há outros casos que podemos “brincar” com essa técnica ao tirar fotos com nossos amigos e familiares.

Como todos sabemos, os Hobbits eram personagens especialmente pequenos em relação aos demais e as técnicas de perspectiva tiveram grande influência – Peter Jackson então foi bem prático ao utilizar esse efeito para criar a ilusão de que um personagem era menor do que o outro – bastou utilizar utensílios como cadeiras, mesas e canecas de diferentes tamanhos e adequar o posicionamento das câmeras para atingir este objetivo. Já nas cenas onde os Hobbits não interagiam com os outros personagens, eles então eram filmados separadamente, para depois serem editados na pós-produção. Tudo isso levava tempo e era preciso calcular minuciosamente cada cena, conforme você pode ver na imagem acima.

Tanto os efeitos especiais, como a técnica das perspectivas são métodos que produziram efeitos impressionantes para a produção da trilogia e certamente serão lembrados. Agora você sabe que este truque simples fez toda a diferença na produção épica dessa trilogia.