8 curiosidades e fatos sobre o filme Parasita: o filme vencedor do Oscar

As curiosidades sobre o filme Parasita, o grande vencedor do Oscar 2020, são muitas e certamente irão te surpreender. Essa produção sul-coreana foi dirigida por Bong Joon-ho e coleciona muita história para contar. Se você quer saber mais sobre essa premiada obra cinematográfica, acompanhe esse artigo e entenda porque são tão interessantes as curiosidades sobre o filme Parasita.

O que fez o filme Parasita atingir tanto sucesso?

Como vimos, Parasita foi o grande vencedor do Oscar 2020, e surpreendeu a maioria dos especialistas em previsões da mais alta premiação da indústria do cinema. De início, merece destaque o fato desse filme sul-coreano, dirigido por Bong Joon-ho, ser o primeiro longa não falado em inglês a ganhar o prêmio mais cobiçado da área.

Além disso, Parasita também acabou levando o maior número de estatuetas; foram quatro no total: melhor direção, filme internacional, roteiro original e, é claro, de melhor filme. Todos esses prêmios falam por si e já servem de indicativo de que você precisa conferir essa obra. No entanto, ainda existem algumas curiosidades que irão te fazer querer assistir esse filme agora mesmo.

1. Mudança de planos

É preciso muita coragem para modificar uma ideia. Isso porque em 2013, o diretor Bong Joon-ho planejava contar a trama com uma peça de teatro. Assim, o palco deveria estar dividido entre as duas casas que aparecem no filme. No entanto, com muita perspicácia, Bong decidiu com seus produtores que seria melhor a gravação de um filme. Ainda bem! O filme fez tanto sucesso que conquistou a maior premiação do cinema.

2. Mais mudanças, agora no título

Como vimos, as curiosidades sobre o filme Parasita começaram antes mesmos de suas gravações. Durante uma entrevista ao jornal The Hollywood Reporter, o diretor e roteirista Bong Joon-ho contou que o título do filme seria Decalque, porque os dois lados parecem idênticos à primeira vista. No entanto, a criatividade desse premiado diretor e sua equipe mudaram de ideia, de modo que a produção passou a se chamar Parasita, em alusão as duas famílias que aparecem no filme.

3. Inspiração para o roteiro: a arte imitando a vida

Você provavelmente nem fazia ideia dessas curiosidades sobre o filme Parasita. O roteirista e diretor Bong Joon-ho admitiu que a ideia para a história veio, em partes, de sua própria vida, já que tem origens em uma família com poucos recursos. Durante sua época de faculdade, o cineasta dava aulas para o filho de um casal rico, e protagonizou algumas das cenas vistas no filme.

4. Referenciação proposital à cultura infantil sul-coreana

Você já deve ter percebido que os filmes americanos enfatizam sua cultura em cada pequena oportunidade. Uma das curiosidades sobre o filme Parasita é que o diretor e roteirista também dedicou especial atenção à cultura de seu país. Note que a música que os personagens Kim Ki-jung e Kim Ki-woo cantam antes de entrarem na residência dos Park, é realmente uma canção comum na Coreia do Sul, muito utilizada na memorização de dados para crianças.

5. Confiança no diretor

Uma das curiosidades sobre o filme parasita viera dos atores; bons atores não aceitam trabalhar em qualquer filme, isso você provavelmente já deve saber. No entanto, os atores Choi Woo-shik e Song Kang-ho não sabiam nada sobre o filme quando aceitaram os papéis. Isso porque já havia uma confiança plena nas produções de Bong Joon-ho. Ou seja, o diretor também é “premiado” com a confiança e admiração dos atores mais talentosos do mundo.

6. Analogia entre o filme e o fluxo da água

A presença recorrente e marcante da água na trama é uma das curiosidades sobre o filme Parasita, que não foram sequer planejadas pelo diretor no início. No entanto, Bong Joon-ho ficou muito satisfeito ao perceber isso, dada a importância desse elemento para a vida de ricos e pobres.

7. De Universidade Nacional de Seul a Oxford

Dentre as principais curiosidades sobre o filme Parasita, a que ganha maior destaque é ser um filme estrangeiro, não falado no idioma inglês, a ganhar a maior premiação do cinema. No entanto, algumas adaptações tiveram que ser feitas. Isso porque no idioma original, na cena em que o pai olha os documentos de universidade falsificados, há menção a Universidade Nacional de Seul (universidade da Coreia). Todavia, na legenda em inglês, constou diferente.

A tradução constou Universidade de Oxford, de modo que a piada fizesse sentido imediato entre os espectadores estrangeiros.

8. Atenção máxima aos detalhes

Sem dúvidas, os detalhes das gravações são as curiosidades sobre o filme Parasita mais legais. Isso porque o diretor trabalhou a realidade intensa em quase todas as cenas. Por exemplo, na cena em que Kim Ki-jung fuma um cigarro sentado na privada que transborda, a pressão com que a água saía do vaso sanitário foi testada pela equipe de efeitos visuais, de modo que essa pressão correspondesse à pressão ideal de um esgoto real.

O que achou dessas curiosidades sobre o filme Parasita?

Esse filme fez tanto sucesso que deu o que falar. Você acabou de conferir algumas das principais curiosidades sobre o filme Parasita. No entanto, a obra é tão rica em detalhes, que você certamente tem alguma curiosidade para compartilhar conosco, não é mesmo? Aproveite e conte o que achou nos comentários abaixo. Estamos aguardando o seu contato.