9 curiosidades e fatos sobre o filme Coringa que você precisa conhecer

O filme que consagrou Joaquin Phoenix com o prêmio de maior prestígio da indústria do cinema como melhor ator é mesmo muito emblemático. As curiosidades sobre o filme Coringa abrilhantam ainda mais essa história de sucesso, que conquistou os fãs mais céticos nesse personagem com um novo ator. Confira agora tudo o que você provavelmente ainda não sabia sobre essa premiada obra.

1. Por que o filme Coringa fez tanto sucesso?

A receita de sucesso utilizada pela Warner foi comover o espectador em relação à vilania do Coringa. A infância traumática, com abandono dos pais, sua criação por uma mãe adotiva com problemas mentais, injustiça e desigualdade social são só alguns dos problemas enfrentados por esse personagem. Inevitavelmente, acaba despertando a piedade e empatia da maioria das pessoas.

A riqueza de detalhes construída no filme também merece o devido destaque. As curiosidades sobre o filme Coringaoferecem um show à parte ao sucesso indiscutível da obra. Sem mais delongas, vamos conferir quais são as principais curiosidades que você deve saber sobre o filme. Se você ainda não viu, aproveite para assistir agora mesmo, porque esse artigo contém spoilers!

2. Diretor e ator principal não foram a primeira escolha da produtora

Sem dúvida, essa é uma das curiosidades sobre o filme Coringa mais impactantes. O plano inicial da Warner era contar com Martin Scorsese na direção e Leonardo DiCaprio como protagonista. No entanto, em razão da agenda desses dois talentos, essa parceria não se realizou. O ator Leonardo DiCaprio estava gravando “Era Uma Vez em… Hollywood”; Scorsese, por sua vez, estava envolvido em seu projeto com “O Irlandês”, da Netflix.

3. A discrição de publicidade da DC Comics

A DC achou que não notaríamos, mas o logotipo da marca só apareceu depois dos créditos finais, de modo bem discreto. Essa é uma clara opção de distanciar o Coringa dos filmes do universo da DC, como Mulher-Maravilha e Aquaman, que são sobre super-heróis, e não vilões como protagonistas. Essa é uma das curiosidades sobre o filme Coringa que estão nas entrelinhas, literalmente.

4. Aplausos do público

As curiosidades sobre o filme Coringa começaram cedo. Em sua primeira exibição, durante o Festival de Cinema Veneza, ao fim da sessão, o público aplaudiu de pé por oito minutos. Tamanha a comoção!

5. Joaquim Phoenix foi considerado para interpretar o Batman

Com o perdão da redundância, essa é uma das curiosidades sobre o filem Coringa mais “curiosas” que envolvem a trama. Darren Aronofsky iria dirigir Batman: Year One Movie, mas o projeto foi cancelado. Na ocasião Joaquin Phoenix, veja só: foi considerado para o papel de Batman, o arqui-inimigo de seu papel e atuação premiados.

6. O poder de criar um ponto turístico nos Estados Unidos

A cena clássica e marcante em que Coringa dança na escadaria foi gravada no Bronx, na Shakespeare Avenue, 1165, em Nova Iorque. Depois do lançamento filme, o endereço virou ponto turístico e é um dos mais visitados do bairro. Poderoso, não é mesmo?

7. Joaquim Phoenix escolheu o momento certo para conquistar seu público

Dentro do universo dos quadrinhos, esse é o primeiro papel interpretado Joaquin Phoenix extraído de uma HQ. No entanto, ele já havia desistido de interpretar o personagem-título de Doutor Estranho (2016) e de tomar o lugar de Mark Ruffalo com Bruce Banner/Hulk em Os Vingadores (2012). Acaso ou destino? O que importa é que ele deu vida ao seu personagem, muito além do que as maiores expectativas.

8. A maquiagem do palhaço foi cuidadosamente escolhida para assustar

A maquiagem utilizada Coringa é muito parecida com a de John Wayne Gacy (1942-1994), um serial killer da vida real, que costumava entreter crianças enquanto estava vestido como Pogo, o Palhaço. Esse estilo de maquiagem foi evitado pelos palhaços que trabalhavam na época porque assustava as crianças. Não por acaso, foi a escolhida para dar vida à esse vilão.

9. E as curiosidades sobre o filme Coringa ganharam ainda mais peso com Joaquim Phoenix

As análises sobre o comportamento e a personalidade do Coringa são individuais, mas uma coisa é certa: o trauma é presente em sua vida desde sua gestação, já que ele foi abandonado por seus pais biológicos. Atravessa toda sua infância com sua mãe doente envolvida em relacionamentos tóxicos, até a vida adulta, sofrendo com as desigualdades sociais. No entanto, Joaquin Phoenix discorda que Coringa seja um personagem atormentado.

Na concepção de Joaquim, Coringa é “a alegria, é a luta para encontrar a felicidade e se sentir conectado. Ele foi tantas coisas diferentes para mim em momentos diferentes e quanto mais imprevisível, mais inspirador”. Talvez, essa paixão pelo personagem o tenha levado à sua entrega máxima, que resultaram na estatueta mais famosa ente os atores.

Durante o Festival de Veneza, Joaquim respondeu aos jornalistas: “O público decide por si. Certamente, na maioria dos filmes do gênero, há um herói e um vilão e as motivações dos personagens são claras. Eu tenho minha própria opinião. Eu sei o que ele é para mim, mas não gostaria de impor a quem não assistiu ao filme”.

Ainda se tratando das curiosidades sobre o filme Coringa, segundo Phoenix, a parte mais difícil de interpretar o personagem foi encontrar e aperfeiçoar a risada ideal do Coringa. Ele estudou risadas de pessoas verdadeiramente com distúrbios mentais para atingir o talento que assistimos nas cenas.

Como Joaquin Phoenix perdeu 23 quilos para interpretar o personagem, o seu comportamento também foi alterado. Segundo informações, o clima pesou muito durante as filmagens. O diretor Todd Phillips revelou que Phoenix perdeu a compostura no set, às vezes até para o espanto de seus colegas de elenco. Mas no final, deu tudo muito certo.

Você gostou das curiosidades sobre o filme Coringa?

Sabemos que esse filme dispensa comentários: é imperdível para todos aqueles que apreciam um roteiro milimetricamente pensado, uma atuação impecável e um cenário de tirar o fôlego, numa mistura entre caos, realidade e ficção. Certamente, ainda há muitas outras curiosidades sobre o filme Coringa. Se você notou alguma delas e quer compartilhar conosco, comente nos campos abaixo. Aguardamos a sua interação.