Elenco de Friends: conheça a carreira e os novos trabalhos dos atores

Se for preciso nomear as melhores séries de comédia de todos os tempos, certamente Friends entra na lista. Contando com muito bom humor o dia-a-dia de um grupo de amigos, a série se tornou um fenômeno mundial com as suas 10 temporadas e 236 episódios. Esse nível de sucesso com certeza não seria possível se não fosse o seu elenco que compõe os seis amigos protagonistas. 

E com uma reunião do elenco para um episódio especial cada vez mais próximo de se tornar realidade, que tal relembrar a carreira dos protagonistas da sitcom?

Jennifer Aniston – Rachel Green

Atriz, produtora e empresária, Jennifer Aniston iniciou a sua carreira no final dos anos 80 e, na década seguinte, se estabeleceu com seus trabalhos na TV. Mas foi somente após ser escalada para o papel de Rachel Green em Friends, que ela passou a ser reconhecida pelo público. Quando fez a audição para os produtores da série, ela originalmente se interessou pelo papel de Monica Geller, mas os produtores preferiram escolher Courteney Cox para o papel. 

A escalação foi acertada e ao longo das temporadas da série, Aniston ganhou tanta popularidade interpretando Rachel que até mesmo os cortes e cabelos e penteados da personagem foram amplamente copiados pelo público. 

Entre o elenco de Friends, Aniston foi a atriz que mais teve sucesso após o término da série. A partir de 2004, passou a se dedicar ao cinema, especialmente em filmes do gênero comédia-romântica. Alguns dos seus maiores sucessos foram: Todo Poderoso (2003), Quero ficar com Polly (2004), Separados pelo Casamento (2006); Marley e Eu (2008); Coincidências do Amor (2010) e Esposa de Mentirinha (2011). 

Atualmente, ela voltou estrela a série da AppleTV+, The Morning Show, onde divide a tela com Reese Witherspoon e Steve Carell. 

Courteney Cox – Monica Geller

Antes de se tornar uma atriz de sucesso, Courteney Cox começou a sua carreira como modelo de revistas. Se tornou uma atriz profissional em 1985, e logo conseguiu um papel regular em uma sitcom muito popular, Family Ties. Mas foi só em 1994 que ela passou a ser reconhecida, após contracenar com Jim Carrey em Ace Ventura. No mesmo ano, ela foi escolhida para viver Monica Geller em Friends, o que elevou a sua carreira e a fez ser reconhecida mundialmente. 

Ao mesmo tempo em que fazia a série, Cox teve outro grande sucesso de público: a trilogia de terror Pânico, de Wes Craven. Após o término de Friends, ela não participou de muitas produções de sucesso no cinema. Ela fez algumas aparições em séries de TV e, em 2009, estrelou a sitcom Cougar Town, que teve 6 temporadas. 

Lisa Kudrow – Phoebe Buffay 

Graduada em Biologia, Lisa Kudrow começou a atuar quando integrou um grupo teatral focado em comédia. No final dos anos 80, ela fez pequenas aparições em séries e em filmes para TV. O seu sucesso veio somente quando ela fez uma participação na sitcom de sucesso Mad About You. Lá, ela interpretou a excêntrica Ursula Buffay, que ganhou a atenção do público e dos produtores da série pelo seu talento para a comédia, estendendo sua participação por 23 episódios. O seu sucesso com Ursula abriu as portas para ela interpretar Phoebe Buffay em Friends.  

Após Friends, fez pequenas aparições em séries e conseguiu papéis secundários no cinema, mantendo uma carreira mais discreta. Alguns filmes de sucesso com Kudrow são: P.S.Eu te Amo (2007), Easy A (2010) e Fora de Série (2019). Recentemente, ela revelou que durante os seus anos em Friends, sofreu de transtornos alimentícios, ocasionados pela pressão estética em relação às mulheres em Hollywood.

David Schwimmer – Ross Geller

Encorajado por um professor, David Schwimmer decidiu estudar artes dramáticas na faculdade. Após a sua graduação, ele mudou-se de Chicago para Los Angeles para se dedicar à carreira. 

Ele fez parte de alguns filmes para TV até conseguir um papel regular na sitcom Monty, que teve apenas alguns episódios em 1994. Mas Schwimmer logo foi convidado para participar de outra sitcom: Friends. Inicialmente, ele recusou o papel e acreditou que a série não passaria de um piloto, mas a realidade logo provou que ele estava errado. O sucesso de Friends entre o público mudou completamente a vida do ator, que estava acostumado com o anonimato. 

Após o término da série, Schwimmer passou a se interessar pela direção. Ele dirigiu alguns filmes independentes e episódios de algumas séries. Voltou para as telas somente anos depois, fazendo algumas aparições em séries e filmes. Entre os seus últimos trabalhos de maior sucesso estão: American Crime Story: The People v. O. J. Simpson (2016), Feed the Beast (2016) e Will & Grace (2019). 

Matthew Perry – Chandler Bing

Na infância, Matthew Perry tinha o sonho de se tornar um tenista, no entanto, acabou apaixonando-se pelo meio artístico e preferindo seguir os passos do pai, que era ator. Com papéis pequenos, Perry resolveu se aventurar na escrita de um roteiro de série junto com um amigo, e apresentar para produtores de Hollywood. A sua ideia era muito parecida com o enredo de Friends, que já estava sendo desenvolvida. Mas a escrita de Perry chamou a atenção dos produtores da séries, que o ofereceram o papel de Chandler, que alavancou a carreira do ator.  

Após o sucesso de Friends, Perry logo entrou para o elenco de outra sitcom de sucesso, Studio 60, que teve duas temporadas. Continuou sua carreira no teatro e fez poucos filmes, como 17 Outra Vez (2009), onde interpreta a versão mais velha de Zac Efron. Voltou à TV em 2015, com a sitcom The Odd Couple

O ator é bastante aberto sobre os problemas que teve com o alcoolismo e o abuso de analgésicos que teve durante anos, inclusive enquanto gravava Friends. Passou por diversas internações centros de desintoxicação para lidar com os vícios. 

Matt LeBlanc – Joey Tribbiani

Matt LeBlanc iniciou a sua carreira como modelo, quando tinha 17 anos. Ele participou de diversos comerciais de televisão e de videoclipes. Seus primeiros papéis como ator foram em pequenos papéis em séries de TV, no início dos anos 90. Foi somente em 1994, interpretando Joey Tribianni em Friends, que LeBlanc conseguiu o seu primeiro grande papel e a fama. 

Devido ao sucesso do personagem com o público, um spin-off focado na carreira de Joey como ator em Los Angeles foi produzido, mas foi um fracasso de audiência, durando apenas duas temporadas. Após o cancelamento da série, LeBlanc só voltou a atuar em 2010, quando protagonizou a série Episodes, muito elogiada pelos críticos. Atualmente, estrela a série Man with a Plan.