Filmes anos 80: conheça os melhores títulos da década

A produção cultural dos anos 80 é muito lembrada na cultura pop dos últimos anos. As cores vibrantes e as ombreiras são só alguns elementos típicos dessa época que nos trazem o espírito de nostalgia no ar.

O cinema dos anos 80 nos presenteou com diversos clássicos, moldando uma geração de espectadores e consolidando grandes nomes da indústria cinematográfica. É por isso que, neste post, selecionamos os 19 filmes que marcaram a década de 1980. Confira!

1. O Iluminado (1980)

Já começando a década com uma das obras-primas do diretor Stanley Kubrick, adaptando um dos livros do Mestre do Horror, Stephen King. Em O Iluminado, Jack, um escritor frustrado aceita ser o caseiro do Hotel Overlook, que ficará fechado durante o inverno. Com a esperança de conseguir superar o seu bloqueio de escrita, ele se encaminha para o hotel com a esposa Wendy e o filho Danny. A medida que o inverno vai se intensificando, Danny começa a ser assombrado por visões perturbadoras e a atmosfera sombria do hotel começa a afetar Jack seriamente.

2. Touro Indomável (1980)

No mesmo ano, Martin Scorsese lançou Touro Indomável. O protagonista é Jake LaMotta, um boxeador de peso médio, conhecido como o Touro do Bronx. Com um comportamento implacável e agressivo, enquanto sua carreira ascende, sua vida particular se degrada.  Rendeu um Oscar de Melhor Ator para Robert De Niro no papel de LaMotta.

3. O Homem-Elefante (1980)

Conhecido por seu estilo surrealista, o cineasta David Lynch conquistou a atenção da crítica pelo filme Eraserhead, em 1977. O Homem-Elefante foi o seu primeiro sucesso comercial e rendeu 8 indicações ao Oscar. O filme é inspirado em uma história real e conta a história de John Merrick, portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla, que faz com que 90% do seu corpo seja deformado. Vivendo na Inglaterra do século XIX, ele é exibido como um monstro em um circo até atrair a atenção do Doutor Frederick Treves. O médico o leva para um hospital e o apresenta à sociedade. Aos poucos, Merrick começa a revelar-se um homem sensível e inteligente.

4. Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Primeiro filme da série de Indiana Jones, o filme mostra as aventuras do arqueólogo mais famoso da cultura pop, interpretado por Harrison Ford. Em 1936, ele é contatado pelos agentes da inteligência americana que revelam que os nazistas estão em busca da Arca da Aliança. O artefato bíblico supostamente contém as tábuas dos Dez Mandamentos e, segundo a lenda, pode fazer exércitos invencíveis. Jones precisa encontrar a Arca antes dos nazistas.

5. Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)

Mais um clássico dos anos 80 protagonizado por Harrison Ford, Blade Runner é baseado no romance de Philip K. Dick. Embora tenha sido um fracasso nas bilheterias e dividido a opinião dos críticos, o filme logo se tornou um cult.

No futuro, uma grande corporação de bioengenharia desenvolve andróides, utilizados como escravos na colonização de outros planetas. No entanto, a nova geração de andróides, que possuem maior inteligência, agilidade, força física e são mais próximos dos humanos, realizam um motim em um sistema distante. Após a chegada ilegal de 4 androides na Terra, o ex-detetive Deckard é encarregado de encontrá-los e exterminá-los.

6. E.T.: O Extraterrestre (1982)

Maior sucesso nas bilheterias do ano do seu lançamento, a aventura dirigida por Steven Spielberg é considerada um dos maiores filmes de ficção científica. Na história, Elliot, um menino de 10 anos encontra um ser extraterrestre escondido no quintal da sua casa. Os dois começam uma amizade e Elliot precisa evitar que o alienígena seja descoberto pelas autoridades ao mesmo tempo em que tenta descobrir como mandá-lo de volta para o seu planeta natal.

7. Scarface (1983)

Remake do filme policial de 1932, o filme conta a história do cubano Tony Montana, interpretado por Al Pacino. Ele chega em Miami, na década de 1980 e se envolve com uma quadrilha envolvida no tráfico de drogas. À medida em que ele vai ascendendo como um poderoso traficante, entra na mira dos cartéis que atuam na região e de agentes federais.

8. Footloose (1984)

O jovem Ren McCormak muda-se com a mãe para uma cidadezinha no interior de Okhlahoma. Ele logo descobre que o conselho da cidade, encabeçado pelo reverendo, proibiu a dança e o rock na cidade. Ele tenta se ajustar, mas decide desafiar o regulamento que proíbe a dança e mudar a opinião do reverendo.

9. Os Caça-Fantasmas (1984)

Misturando comédia, ficção científica e aventura, Os Caça-Fantasmas conta a história de quatro amigos cientistas da Columbia University que se dedicam a estudar a parapsicologia. Quando eles são demitidos da universidade, decidem iniciar um negócio próprio, o Ghostbusters, para lidar com casos sobrenaturais. O filme foi um sucesso e teve uma sequência em 1989 e um remake com elenco feminino em 2016.

10. O Exterminador do Futuro (1984)

Uma das franquias de ficção científica de maior sucesso no cinema teve seu lançamento nos anos 80. No futuro próximo, será deflagrada uma guerra entre os seres humanos e a uma inteligência artificial criado por eles, a Skynet. Em um mundo à beira de extinção, John Connor se torna o líder da resistência. As máquinas então criam um plano para dar um fim no conflito: enviar o Cyberdyne 101 para o passado para matar a mãe de John Connor e impedir o seu nascimento. Ao descobrirem os planos inimigos, os humanos enviam um representante próprio, o tenente Kyle Reese. Um sucesso estrondoso, lançou o nome do diretor James Cameron nos holofotes de Hollywood e garantiu mais diversos filmes explorando a história.

11. A História Sem Fim (1984)

Neste épico de fantasia, Bastian é um menino sonhador usa sua imaginação para lidar com as suas frustrações. Um dia, perseguido por colegas da escola ele se refugia em uma livraria, onde encontra o livro A História Sem Fim. O proprietário da livraria o alerta para os perigos que o livro podem trazer para Bastian, mas o menino decide levá-lo para casa. Através da leitura, ele se vê transportado para o mundo mágico de Fantasia, que espera a chegada de um herói.

14. A Hora do Pesadelo (1984)

Foi nos anos 80 que o terror ganhou um dos seus subgêneros de maior expressão: o slasher. Em A Hora do Pesadelo, a jovem Nancy Thompson e os seus amigos começam a ser atormentados em seus sonhos por Fred Krueger, um homem com garras de aço. Eles só conseguem escapar acordando dos sonhos, mas se torna cada vez mais difícil distinguir o sonho da realidade quando são perseguidos por Krueger. Para conseguir fugir, Nancy precisa permanecer acordada e descobrir quem está aparecendo nos seus sonhos.

15. De Volta para o Futuro (1985)

A ficção científica ganhou muitos clássicos nos anos 80 e De Volta para o Futuro é mais um deles. Primeiro de uma trilogia, o filme apresenta Marty McFly, um jovem que vive uma vida pacata com a família em uma cidadezinha da califórnia. Uma noite, é chamado pelo seu amigo, o cientista Emmett Brown, que deseja lhe apresentar sua nova invenção. Se trata de uma máquina do tempo, instalada dentro de um carro DeLorean DMC-12. Depois de uma confusão, Marty acaba entrando no carro e acionando o programa de viagem do tempo. Ele acaba sendo transportado para o ano de 1955, 30 anos antes.

16. Clube dos Cinco (1985)

Um marco para os filmes teen, Clube dos Cinco narra um dia na vida de cinco adolescentes que precisam cumprir uma detenção na escola. Com personalidades muito diferentes, eles passam a se conhecer melhor ao longo do dia e vão percebendo que passam por crises muito parecidas. O filme também consolidou a carreira do diretor John Hughes, que também foi o responsável por Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Garota Rosa Shocking (1986).

17. Ela quer tudo (1986)

Primeiro longa-metragem do diretor Spike Lee, Ela quer tudo conta a história de Nola Darling, uma jovem negra moradora do Brooklyn. Nora é independente, bem resolvida e tem três amantes: o protetor Jamie Overstreet, o arrogante Greer Childs e o imaturo Mars Blackmon. No entanto, nenhum deles parece ser capaz de satisfazê-la inteiramente.

18. Asas do Desejo (1987)

Dirigido por Win Wenders, um dos maiores nomes do Novo Cinema Alemão, Asas do Desejo tem seu foco em dois anjos, Damiel e Cassiel, que perambulam por uma Berlim ainda dividida pelo muro. Lá, eles observam as tristezas e alegrias dos humanos, mas aos poucos, um deles começa a se interessar por uma trapezista. Sem poder consumar seu desejo, ele busca uma forma de tornar-se humano e viver sua paixão.

19. Meu Amigo Totoro (1988)

O professor Tatsuo Kusakabe leva suas duas filhas Satsuki e Mei para morar em uma casa que fica próxima ao hospital onde sua esposa está internada, se recuperando de uma doença. Um dia, Mei encontra um espírito que costumava habitar a casa, que se identifica como Totoro e os dois formam uma amizade. Quando Mei se perde, tentando visitar a mãe sozinha, Satsuki recorre à Totoro para encontrar a irmã. Grande sucesso no mundo todo, o filme foi dirigido por Hayao Miyazaki, um dos maiores animadores da história.

20. Harry e Sally: Feitos Um para o Outro (1989)

Uma das comédias românticas que moldou como o gênero foi tratado nos anos seguintes, nesta história conhecemos Harry e Sally, dois jovens recém-formados na Universidade de Nova York que estão se mudando para Nova York. Harry é namorado de uma amiga de Sally e ela aceita levá-lo no seu carro, mesmo odiando-o. Depois de uma viagem conturbada, eles se despedem e esperam não se encontrarem mais na metrópole. No entanto, ao longo de 12 anos, eles acabam se esbarrando sem querer algumas vezes e vão desenvolvendo seu relacionamento.