Dos clássicos aos atuais: veja agora quais são considerados os melhores filmes de ação

Gostos pessoais são sempre muito subjetivos. Mas, todos os apaixonados por filmes de ação concordam que uma boa disputa do bem contra o mal, e que contenha muita emoção proporciona um bom filme. Por isso, se você veio ao lugar certo para descobrir quais são os filmes de ação com as mais incríveis perseguições em alta velocidade, umas boas lutas e, claro, muita adrenalina.

Assim, se você quer conhecer alguns bons filmes desse gênero, que contenham todos esses critérios de aventura e intensidade, confira agora a lista que preparamos com o que há de melhor dos filmes de ação, desde as novidades do mercado do cinema, até os clássicos que você não pode deixar de assistir. Acompanhe.

1. Conexão Escobar (2016)

O filme se passa em 1985; a saga começa quando Robert Mazur, o oficial da alfândega dos Estados Unidos, recebe a intrigante missão de trabalhar como um agente infiltrado em Medellín, na Colômbia. O objetivo da ação policial é acabar com o cartel de drogas comandado por Pablo Escobar. Assim, Robert Mazur passa a se apresentar como Robert Musella. Logo que chega em Medellín, conquista a confiança de Escobar e ascende na hierarquia do tráfico.

2. Kingsman: Serviço Secreto (2015)

Esse é mais um dos filmes de ação baseados em quadrinhos. Kingsman foi inspirado nos quadrinhos de Dave Gibbons e Mark Millar. O longa se apresenta como sendo uma nova roupagem para os filmes de espionagem. Você pode esperar diálogos bem elaboradas, que vão além das comuns companhias de espionagem e disfarce.

Embora seja do gênero ação, esse filme conta com um humor ácido, típico dos ingleses. Fugindo completamente dos filmes de ação comuns, essa filmagem faz menções indiretas à uma infinidade de filmes clássicos de espionagem. Mas, não se engane, ele também entrega cenas fortes cenas de ação e um desfecho surpreendente.

3. Dunkirk (2017)

Dunkirk fez muito sucesso e também gerou muita polêmica entre os críticos e amantes dos filmes de ação. O filme de guerra não tem protagonistas, também quase não tem diálogos. O foco está centrado nos acontecimentos da evacuação das praias francesas de Dunkirk, onde estavam cerca de 400 mil soldados aliados, que sofreram um forte ataque aéreo pelas tropas alemãs.

Se você vai gostar ou não, só saberá se assistir. De qualquer forma, o autor (e mesmo diretor) do filme merecem sua audiência, ao menos pela ousadia e criatividade do longa.

4. A Identidade Bourne (2002)

Um clássico do gênero dos filmes de ação, a história do agente mereceu uma sequência de filmes, mas primeiro é, sem dúvidas, o melhor deles. Jason Bourne é um homem que perdeu a memória depois de levar um tiro, durante o trabalho. Enquanto está desmemoriado, é perseguido por assassinos profissionais. Mesmo sem memória, seu talento para defesa e ataque ainda estão bem presentes. A história garante bons momentos de emoção.

5. Os Mercenários (2010)

O longa é considerado pelos amantes do gênero como sendo um grande encontro de titãs da categoria. E não é para menos, o elenco conta com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews, Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Todos eles juntos, em um só filme. Não precisa dizer mais nada, certo? Se não viu ainda, esse filme certamente pode ser a sua próxima atração.

6. Atômica (2017)

Esse é mais um dos filmes de ação baseados em uma história em quadrinhos. A obra trata da vida de Charlize Theron, uma agente secreta que precisa usar todo o seu talento para impedir que uma lista de agentes secretos seja descoberta, o que culminaria no desastre em diversas operações importantíssimas. O cenário está ambientado em Berlim, no auge da Guerra Fria. Além de um roteiro intrigante, as boas atuações e trilha sonora garantem o sucesso do filme.

7. 007 – Operação Skyfall (2012)

Ainda dentro dos filmes de ação com tema central focalizado em espionagem, esse clássico celebra 50 anos da trajetória de James Bond nos cinemas. Em um roteiro para lá de criativo, o longa resgata as histórias antigas e as une com as histórias recentes da franquia. Portanto, você já deve imaginar o sucesso desse filme. E não é para menos, você vai conferir uma trajetória clássica combinada com os efeitos especiais mais modernos.

8. Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

O clássico dos clássicos, vencedor de 4 Oscars, e primeiro filme da saga Indiana Jones: uma obra memorável que não poderia estar longe da nossa seleção de melhores filmes de ação. Foi magistralmente dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. No longa, Harrison Ford é um arqueólogo corajoso, em busca de artefatos históricos e sempre pronto a enfrentar as maiores encrencas no caminho.

9. Duro de Matar (1988)

O policial John McClane, vivido por Bruce Willis, está visitando sua esposa durante a festa de natal da empresa onde ela trabalha. Ocorre que, durante a celebração festiva, um grupo de terroristas alemães ataca o prédio, e faz todos os presentes reféns. Todos? Menos McClane. Obviamente ele consegue escapar, se esconder e se transformar no pior pesadelo dos terroristas. O filme inteiro é de pura adrenalina.

10. Tropa de Elite (2007)

Um dos filmes de ação brasileiro de maior sucesso, dirigido por José Padilha, trouxe duras críticas à sociedade, política e criminalidade para as telonas. Um filme marcante, que gerou grande repercussão na mídia e no debate público, por revelar verdades, muitas vezes, não ditas. A obra de ficção (ou nem tanto?!) levou o Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim e o sucesso foi tão grande que teve uma continuação, igualmente intrigante.

11. A Grande Muralha (2016)

O longa se passa no século 15, com dois ladrões, William e Tovar, vagando pela China em busca de pólvora, chamada de “pó negro”. Os ladrões acabam caindo em uma emboscada do exército chinês, e se tornam reféns. No entanto, o exército aguarda uma horda de monstros que tenta ultrapassar a muralha, por isso os guerreiros estão de plantão no local. Dessa forma, os ladrões astutos se tornam dois soldados valiosos no combate.

12. Headshot (2016)

O filme trata sobre um desconhecido encontrado em uma praia. Levado ao hospital, a médica responsável, constata que ele está com amnésia. Eles tentam de tudo para que sua memória possa retornar. Aos poucos, ele se recorda de seu passado e ele não é bom: ele precisará enfrentar grandes inimigos se ainda quiser continuar vivendo.

13. Invasão Zumbi (2016)

O filme ocorre na Coreia do Sul, que decreta estado de emergência após um surto viral que transforma as pessoas em zumbis. O cenário está ambientalizado em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan. No entanto, uma garota ferida rapidamente espalha a doença no local. Assim, começa a luta pela sobrevivência dos passageiros, que precisam chegar em Busan, a única cidade ainda não afetada pela epidemia zumbi.

14. Os Sete Magníficos (2016)

Sabe aqueles filmes de ação clássicos do Velho Oeste americano? Os sete magníficos retratam muito bem esse cenário. Inconformada com a violência, Hellen Cullen pede socorro ao mercenário Sam Chisolm, que chama seus amigos para ajudá-lo a atacar os bandidos inescrupulosos que fazem constantes ataques na região.

15. Terra Violenta (2016)

Outro clássico do Velho Oeste, Paul, quer chegar ao México para começar uma nova vida. Durante o trajeto, tem como companhia seu cavalo e sua cadela. Ao passar pela cidadezinha de Denton, ele se envolve em uma briga com Gilly, que é filho do xerife local. Gilly e seus capangas perseguem Paul e matam sua cadela. Como vingança pela morte do animal, Paul estende sua passagem por Denton em uma aventura épica.

16. Um Estado de Liberdade (2016)

Essa obra se passa durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Um fazendeiro, Newton Knight, forma um grupo com pequenos donos de terras e escravos fugitivos, que se posicionam contra a Confederação, desejando formar um estado livre. A narrativa mostra Knight combatendo a influência racista da organização Ku Klux Klan, criando, assim, a primeira comunidade inter-racial do Sul ao se casar com uma ex-escrava.

17. Círculo de Fogo (2013)

Não é só de espionagem e velho oeste que se fazem bons filmes de ação. Círculo de fogo grava suas cenas em um cenário futurístico. Com criaturas monstruosas, conhecidas como Kaijus, que surgem do mar para atacar os seres humanos, os humanos criam robôs para combatê-los, são desenvolvidos robôs gigantescos, os Jeagers.

Mesmo com alta tecnologia, os Kaijus ficam cada vez mais fortes e estão derrotando os Jeagers. No entanto, surge uma esperança em um robô lendário e obsoleto. A aventura aqui é garantida.

18. Caça aos Gângsteres (2012)

O filme se passa nos anos 50, com a máfia dominando o Brooklyn. Quando o criminoso Mickey Cohen decide expandir suas atividades pelo oeste dos Estados Unidos, um grupo de policiais têm a missão de capturá-lo. A trama envolve corrupção e tráfico de influências nos Estados Unidos. Com um roteiro impecável, conquistou os amantes dos filmes de ação.

E aí, o que achou da nossa lista com os melhores filmes de ação dos últimos tempos?

Você sabe que um bom roteiro não é fácil de ser alcançado. No entanto, essa seleção conta com  filmes de ação que superaram as expectativas da crítica e público. Se você ainda não viu algum desses, não perca tempo e corra já para as telas. Gostou do nosso artigo ou quer compartilhar suas experiências sobre um desses filmes? Então comente nos campos logo abaixo!