20 filmes de princesas que vão te levar a reinos distantes

Quando pensamos em princesas, são as histórias de romance que mais vêm à nossa cabeça. Afinal, as histórias de princesas são contadas na cultura popular antes mesmo do cinema ser inventado. Mas foi com ele que estas histórias ganharam um toque a mais de magia, com reinos encantados e histórias de amor.

As clássicas princesas da Disney talvez sejam as princesas mais famosas do cinema, mas elas estão longe de serem as únicas. Hoje, selecionamos 20 filmes de princesa que vão te levar à reinos distantes cheios de aventuras e romance inesquecíveis.

As Princesas Clássicas da Disney

1. A Branca de Neve e os Sete Anões (1938)

A segunda das princesas Disney a ter um filme próprio pelo estúdio, Cinderela é baseado no conto de fadas francês escrito por Charles Perrault. Cinderela se torna órfã muito jovem, ficando aos cuidados de sua madrasta, a Sra. Tremaine. No entanto, a madrasta e as suas duas filhas obrigam Cinderela a serví-las como uma empregada. Com o anúncio de que o príncipe realizará um baile para todos do reino, Cinderela se anima pela primeira vez em anos.

3. A Bela Adormecida (1959)

Outro filme de animação baseado em um conto de Charles Perrault, A Bela Adormecida narra a história da princesa Aurora. Filha única do Rei Stefan, Aurora foi muito celebrada desde o seu nascimento por todo o reino. No entanto, ela é amaldiçoada pela bruxa Malévola. Com medo pela vida de Aurora, três fadas à levam para a floresta para criar a princesa como uma camponesa, longe dos perigos do castelo.

4. A Pequena Sereia (1989)

Baseado no conto dinamarquês de Christian Andersen, A Pequena Sereia nos leva para um reino ainda mais distante e fantástico. Ariel é uma das filhas do Rei Tritão. Extremamente curiosa sobre a vida fora das profundezas do mar, ela tem muito interesse pelos humanos. Em um dia de tempestade, ela salva o Príncipe Eric, depois que o barco dele é atingido por um raio. Ao se apaixonar por ele, ela busca uma forma de transformar-se em humana para reencontrá-lo.

As Princesas Disney sob um novo olhar

5. Para sempre Cinderela (1999)

Antes mesmo da Disney começar a fazer os seus live actions, diversas histórias clássicas de princesas já ganharam versões com atores. Uma das mais conhecidas é Para Sempre Cinderela, estrelado por Drew Barrymore. Na história, a rainha da frança conta a história da sua tataravó, Danielle de Barbarac, para os irmãos Grimm. Danielle perdeu o pai muito jovem e passou a ser tratada como uma criada pela madrasta. Um dia no campo, ela encontra um jovem a cavalo que passa pela região, que não imagina ser o príncipe.

6. Espelho, Espelho Meu (2012)

Live action baseado em A Branca de Neve, o filme coloca Lily Collins no papel da princesa e Julia Roberts no papel da Rainha Má. Com um reino sem recursos, a Rainha Má planeja se livrar de Branca de Neve para conseguir se casar com o príncipe. Após encontrar um grupo de anões na floresta, Branca de Neve se prepara para recuperar o seu reino.

7. Malévola (2014)

Protagonizado por Angelina Jolie, Malévola é uma das adaptações que mais se distanciam da obra original nesta lista. Em uma releitura de A Bela Adormecida, conhecemos a história por trás da sua vilã: Malévola. A jovem cresceu em um reino pacífico, mas com a chegada de invasores de um reino vizinho, ela cresce com desejo de vingança.

 

Os novos clássicos

8. A Princesa e o Sapo (2009)

O  Príncipe Naveen não quer saber das responsabilidades que tem com o seu reino, mas aproveitar sua viagem à New Orleans para conhecer o jazz. Para se livrar das preocupações do trono, Naveen faz um acordo com o bruxo Dr. Facilier. Mas o feiticeiro acaba o transformando em um sapo. Para quebrar o feitiço, ele pede a ajuda de Tiana, uma jovem trabalhadora que vive na cidade. Com a promessa de ajudá-la a realizar seu sonho de abrir um restaurante, Tiana aceita ajudá-lo com um beijo.

9. Valente (2012)

A primeira animação do estúdio Pixar protagonizada por uma mulher, Valente nos leva diretamente para a Escócia, durante o período medieval. Cheia de coragem e munida do seu arco e flecha, Merida é a princesa do clã Dunbroch. Ela não quer se casar com nenhum dos pretendentes que seus pais escolhem para ela, contrariando os costumes da sua época. Após uma discussão com sua mãe, ela recorre a uma bruxa da floresta para conseguir fugir do compromisso.

10. Frozen (2013)

As mais novas princesas da Disney tem sua história levemente inspiradas no conto de fadas de Hans Christian Andersen. No reino norueguês de Arendelle, vivem as princesas Anna e Elsa. Muito unidas na infância, elas são separadas quando os poderes mágicos de Elsa ferem Anna sem querer. Anos depois, as duas irmãs precisam se reconectar e descobrir como lidar com os poderes de Elsa, que pode congelar o reino inteiro.

 

Princesas modernas

11. Encantada (2007)

Misturando animação 2D e live action, Encantada é um musical que brinca com as histórias clássicas da Disney com muita leveza e bom humor. A protagonista é Gisele, uma camponesa que vive no reino de Andalasia e vê o seu felizes para sempre próximo quando apaixona-se pelo príncipe Edward. Na tentativa de manter-se no trono, a rainha Narcisa usa sua magia para mandar Gisele para outro lugar, impedindo o casamento dos dois. Gisele vai então parar no mundo real, no centro de Nova York. Assustada com o ambiente, ela é resgatada por um corretor de seguros divorciado e a sua filha.

12. O Diário da Princesa (2001)

Mia é uma garota normal que vive com a sua mãe na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sua vida muda completamente quando ela descobre que seu falecido pai era na verdade o príncipe de um país europeu chamado Genova. Ela então precisa decidir se quer tornar-se uma princesa de verdade ou permanecer no anonimato morando com sua mãe. O filme é baseado em uma série de livros de mesmo nome da escritora Meg Cabot.

13. Um Príncipe Em Minha Vida (2004)

Nesta comédia romântica, Paige é uma estudante da Universidade de Wisconsin que não acredita em contos de fada. Até que ela conhece Eddie, o estudante de intercâmbio vindo da Dinamarca. Quando eles se apaixonam, Eddie revela à Paige que é na verdade Edvard, Príncipe da Dinamarca.

14. Uma nova Cinderela (2004)

Esta não é exatamente uma história de princesa, mas uma releitura da história da Cinderela para os anos 2000 não poderia ficar de fora da nossa lista. Hilary Duff interpreta a protagonista Sam, que é obrigada a trabalhar na lanchonete da sua madrasta, Fiona. Ela encontra um refúgio na internet, onde troca mensagens com um rapaz misterioso. Apaixonada, ela nem imagina que o rapaz é ninguém menos que Austin, o garoto mais popular da sua escola.

Princesas da Cultura Pop

15. Star Wars: Uma nova Esperança (1977)

Um dos membros mais importantes da Aliança Rebelde, a Princesa Leia Organa talvez seja a princesa mais famosa da cultura geek. Filha de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, ela foi adotada pela rainha Breha e o rei Bail Organa do planeta Alderaan quando ainda era um bebê e se juntou aos rebeldes ainda muito jovem. Como uma das maiores personagens da série Star Wars, sua primeira aparição foi no filme Uma nova Esperança (Episódio IV), em 1977. No filme, ela está sendo perseguida por Darth Vader após conseguir os planos secretos de uma estação espacial capaz de destruir planetas, a Estrela da Morte.

16. Mulher-Maravilha (2017)

A super-heroína mais conhecida dos quadrinhos, a Mulher-Maravilha é também uma princesa. Diana Prince é na verdade a princesa Diana de Themyscira, uma ilha oculta habitada pelas Amazonas, mulheres guerreiras descendentes dos deuses do romanos. Depois que o piloto Steve Trevor aparece na ilha, Diana descobre os conflitos que estão acontecendo no mundo dos humanos e que podem ser uma ameaça para Themyscira. Ela então decide acabar com o conflito.

Aventuras fora do castelo

17. A Princesa e o Plebeu (1953)

Neste filme, Audrey Hepburn vive Ann, uma princesa que só quer se divertir por Roma sem ser reconhecida. Na sua exploração da cidade, ela encontra Joe, um jornalista que passa a acompanhá-la. Ele a reconhece e vê nela a oportunidade de ganhar dinheiro com um furo de reportagem.

18. A Princesa Prometida (1987)

Um conto de fadas que mistura reinos mágicos e piratas. A Princesa Prometida conta a história de Buttercup, que é apaixonada Westley, por um jovem camponês. Prometida a se casar com um príncipe terrível, Westley elabora um plano para salvar a princesa junto com o seu grupo de piratas.

As Princesas da Vida Real

19. Diana (2013)

Baseado na biografia Diana: Her Last Love, o filme mostra os dois últimos anos da vida de Diana, Princesa de Gales. Recém divorciada do Príncipe Charles, Diana se apaixona pelo médico cirurgião Hasnat Khan. Diante da perseguição midiática, ela tenta manter o seu novo relacionamento em segredo.

20. Grace de Mônaco (2014)

Grace Kelly já tinha uma carreira consolidada no cinema quando se casou como o Príncipe de Mônaco. Ao assumir o título de princesa, ela teve que deixar a sua carreira em Hollywood para trás. Em 1960, quando Mônaco passa por uma ameaça de invasão por militares franceses, Grace recebe o convite do diretor Alfred Hitchcock para estrelar seu novo filme: “Marnie, Confissões de uma Ladra”.