18 filmes de superação para te emocionar e inspirar

O cinema está repleto de histórias inspiradoras que podem nos fazer rir ou chorar, nos ensinar coisas novas, provocar reflexões e também nos incentivar.

A vida é repleta de desafios, por isso, precisamos superar alguns obstáculos para conseguir chegar até onde queremos. É por isso que, quando vemos uma história de superação, em que um personagem precisa percorrer uma longa jornada para conseguir o que precisa, é normal sentirmos empatia e torcer para que no fim tudo se resolve e o personagem se dê bem. Mas essas histórias também nos mostram que, por mais difícil que pareça, é possível superar os obstáculos que aparecem na nossa frente. 

No post de hoje, selecionamos filmes com histórias de superação que com certeza vão te emocionar (ah, e muitos deles são inspirados em histórias reais!). Confira!

1. À Procura da Felicidade (2006)

Com problemas financeiros, a família de Chris começa a desmoronar. Quando sua esposa o abandona, ele precisa encontrar uma forma de sustentar sozinho o seu filho. Ele tenta usar suas habilidades de venda para conseguir um emprego melhor, mas só consegue uma vaga de estágio em uma corretora de ações. Na esperança de ser contratado após o período de experiência, ele sonha com dias melhores enquanto tenta dar um lar digno ao filho.

2. O Lado Bom da Vida (2012)

Depois de passar um tempo internado em um hospital psiquiátrico, o professor Pat tenta recompor a sua vida anterior, reaproximando-se dos seus pais e reconquistando a sua ex-esposa. No entanto, quando ele conhece Tiffany, a irmã da sua cunhada, os seus planos para o futuro mudam drasticamente.  

3. Nasce uma estrela (2018)

Jackson Maine é um cantor que está vivendo o ponto máximo da sua fama. Um dia em um bar, ele assiste a performance de Ally, uma insegura cantora que trabalha como garçonete lá. Encantado com o talento da jovem para a música, ele a convida para se apresentar junto com ele no seu próximo show. A partir disso, Ally passa por uma ascensão na sua carreira, mas, na contramão, Jackson entra em uma crise pessoal e profissional. 

4. Intocáveis (2011)

Ao sofrer um grave acidente, o aristocrata francês Philippe fica tetraplégico. Buscando um auxiliar de enfermagem para auxiliar nas suas tarefas do dia-a-dia, ele contrata o jovem senegalês Dris. Mesmo sem experiência para o cargo, Driss transforma completamente o cotidiano de Philippe com a sua amizade e visão de mundo. 

5. Interestelar (2014)

Com os recursos naturais a Terra chegando ao fim, uma equipe de astronautas parte em uma missão de encontrar um planeta que possa ser o novo lar dos humanos. Para assegurar um futuro melhor para os filhos, Cooper aceita liderar a missão, mesmo sabendo que nunca mais os verá novamente. A medida em que os anos passam e a missão continua, sua filha Murph embarca em uma jornada própria para salvar a população e reencontrar seu pai.  

6. Quem Quer Ser Um Milionário (2008)

Jamal Malik é um jovem indiano que vive em uma situação de miséria junto com a família. Para tentar reverter a situação e dar uma vida melhor para a família, ele decide se inscrever no programa de auditório Quem quer ser um Milionário. Na dinâmica do programa, quanto mais questões sobre diversos assuntos ele acerta, mais perto está do prêmio. À medida em que Jamal avança no programa, os produtores começam a achar que ele está trapaceando. Ao longo de diversos flashbacks, descobrimos mais sobre como ele sabe todas as respostas. 

7. Um Sonho Possível (2009)

Michael Oher é um jovem negro que já passou pela casa de diversas famílias que abrigam órfãos. Ele tem um grande talento para o esporte e, por isso, é admitido em uma escola da região. Em um dia chuvoso, ele é visto por Leigh Anne, mãe de um dos seus colegas de classe, enquanto busca um abrigo seco para dormir. Ela então convida Michael para passar a noite na com a sua família. Aos poucos, ele vai se tornando um membro da família e ganhando destaque como um grande jogador de futebol americano. 

8. As Aventura de Pi (2012)

A família de Pi Patel é obrigada a se desfazer do seu zoológico, localizado em Pondicherry, na Índia. Eles decidem levar alguns animais em um navio cargueiro até o Canadá e reconstruir a vida. Após uma tempestade, o cargueiro naufraga e somente Pi consegue se salvar, subindo em bote salva-vidas. Mas ele descobre que não está sozinho: o bote também abriga o temido, Richard Parker, o tigre-de-bengala que a família transportava. No meio do pacífico, ele tem que aprender a lidar com o animal para conseguir se salvar. 

9. Lion: Uma Jornada Para Casa (2016)

Aos cinco ano, o pequeno Saroo perde-se do seu irmão em uma estação de trem. Ele acaba do outro lado da Índia, sem saber onde está, sem a família e com dificuldades para sobreviver. Depois de dias vivendo na rua, ele é adotado por uma família australiana e vai morar na região da Tasmânia. 25 anos depois, ele decide buscar a sua família biológica e reencontrar suas origens. 

10. Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível (2019)

Inspirado no livro Winnie-the-pooh (O Ursinho Pooh), escrito por A. A. Milne e E. H. Shepard, o filme conta a história de Christopher Robin que, já adulto, perdeu completamente sua imaginação. Um dia, ele encontra Pooh, o ursinho de pelúcia que recheava sua infância de alegria. Pooh está em busca do seus amigos, Tigrão, Leitão e Bisonho e pede ajuda a Christopher para encontrá-los.

11. Gênio Indomável (1997)

Aos 20 anos, Will é um jovem que já teve diversas passagens pela polícia. Por isso, só resta a ele trabalhar como faxineiro em uma universidade da cidade em que mora e passar por diversas sessões de terapia. No entanto, ao resolver um teorema proposto por um professor de matemática para os seus alunos, Will se revela um gênio. Através de aulas com o professor e a chegada de um novo terapeuta, ele aprende a lidar com as suas emoções e encontra uma nova direção.

12. O Escafandro e a Borboleta (2007)

Após sofrer um derrame, o editor-chefe da revista Elle, Jean-Dominique Bauby acorda com o seu corpo completamente paralisado. Lúcido, o único movimento que ele consegue fazer é piscar o olho esquerdo. Para superar a sua condição, ele refugia-se na sua memória e busca uma nova maneira de se comunicar e escrever a sua biografia.

13. Um Sonho de Liberdade (1994)

A vida de Andy Dufresne muda completamente quando ele é sentenciado à prisão perpétua por um crime que não cometeu. Na Penitenciária Estadual de Shawshank, ele tem que lidar com o cotidiano brutal do cárcere. Aos poucos, ele faz amizade com Ellis Redding, um prisioneiro que também cumpre prisão perpétua e começa a comandar um esquema de lavagem de dinheiro junto com o diretor da penitenciária em troca de melhorias nas condições para os presos do local. No entanto, ano após ano, eles não deixam de sonhar com a liberdade.

14. Invictus (2009)

Após sair da prisão e ser eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela precisa lidar com as consequências do Apartheid no país. Uma população ainda dividida socialmente e economicamente, Mandela tema uma onda crescente de violência. Para conseguir unir o povo, ele recorre ao esporte, em específico à Copa do Mundo de Rúgbi, que seria realizada pela primeira vez no país. Para isso, ele se reúne com o capitão do time de Rúgbi Francois Pienaar, na esperança de que a vitória do time do país na Copa consiga eliminar as barreiras entre o povo.

15. Estrelas Além do Tempo (2016)

Na década de 1960, ao mesmo tempo em que disputava a corrida espacial com a União Soviética, os Estados Unidos passava por uma profunda crise social, com a segregação dos negros. Como reflexo disso, um grupo de cientistas negras da NASA é obrigada a trabalhar a parte do restante da equipe. No entanto, o trabalho delas se prova crucial para a vitória dos Estados Unidos na conquista do espaço. 

16. Forrest Gump: o Contador de Histórias (1994)

Forrest Gump desde criança apresentou uma forma diferente de enxergar o mundo e se relacionar com as pessoas. Sua mãe o ensinou a não deixar que ninguém o colocasse para baixo, o que o deixou determinado à vencer as suas limitações. De bom coração e com muita ingenuidade, ele acaba sem querer participando dos principais eventos da história americana entre a década de 1960 e 1970. 

17. Á Espera de um Milagre (1999)

No corredor da morte de uma penitenciária, o carcereiro Paul Edgecomb acaba criando uma incomum amizade com um dos prisioneiros, John Coffey. Sob a acusação de assassinar duas crianças, Coffey foi sentenciado à morte e espera a sua execução. No entanto, ao longo do tempo, Edgecomb percebe que Coffey é dotado de uma sensibilidade imensa e que possui um dom poderoso. 

18. A Teoria de Tudo (2014)

Baseado na história do físico teórico Stephen Hawkins e nos relatos da sua esposa Jane Hawkins sobre o relacionamento dos dois. O filme mostra a juventude de Stephen, o desenvolvimento do seu relacionamento com Jane, suas descobertas relacionadas ao tempo, ao mesmo tempo em que ele precisa lidar com a doença motora esclerose lateral amiotrófica (ELA).