Os 25 melhores filmes de terror que vão arrepiar até os mais corajosos

O Terror é um gênero do cinema que lida de forma intensa com as nossas emoções e expectativas. Afinal, um bom filme de terror é aquele que nos deixa vidrados na tela de cinema, curiosos sobre o que acontecerá a seguir. É com muita tensão e sustos na medida certa que um bom filme de terror é construído, levando o seu expectador a sentimentos extremos.

É pensando nisso que separamos esta lista de filmes dedicada à este gênero que é amado por alguns e odiado por outros. Selecionamos 25 filmes, entre os clássicos que definiram este gênero e os novos sucessos de público e crítica que todo fã de terror tem que conferir!

1. Psicose (1960)

Um dos maiores clássicos do cinema e mais conhecidos trabalhos do mestre do suspense: Alfred Hitchcock. Em Psicose, uma jovem rouba 40 mil dólares do escritório em que trabalha para casar com o seu namorado. Em sua fuga, durante uma forte tempestade, ela decide parar e passar uma noite e um hotel em uma área isolada. Lá, ela conhece o misterioso proprietário, Norman Bates.

2. À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)

E por falar em clássicos, não podemos deixar de falar do brasileiro À Meia-Noite Levarei sua Alma, de José Mujica Marins. O filme introduziu o sádico coveiro Zé do Caixão, um marco para o cinema de terror no país. Na trama, Zé do Caixão provoca medo na população da cidadezinha onde mora, no interior de São Paulo. Ele tem um obsessivo desejo de ter um filho, para dar continuidade à sua linhagem de sangue.

3. O Bebê de Rosemary (1968)

Rosemary e Guy são um jovem casal que se muda para um prédio. Lá eles tem que conviver com vizinhos estranhos e um ambiente cada vez mais assustador. Depois que engravida, Rosemary passa a ter estranha alucinações e a duvidar da própria sanidade.

4. A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

Um satélite cai em uma cidade americana. A radiação vazada dele faz com que os mortos saiam das suas covas e passem a perseguir os vivos atrás de sua carne. Os sobreviventes deste cenários apocalíptico se refugiam em uma fazenda para tentar se salvar. A Noite dos Mortos-Vivos é um marco para os filmes de terror e apocalipse, além de ter servido de modelo para outras produções cinematográficas que exploram a figura do zumbi.

5. O Exorcista (1973)

Chris MacNeil começa a notar mudanças no comportamento de sua filha Reagan, de apenas 12 anos. Ela sofre de convulsões e também aparenta ter poderes sobrenaturais, como uma superforça e também habilidade de levitação. Sem respostas de tratamentos médicos e psicológicos, ela então recorre a um padre que recomenda que seja realizado um exorcismo, pois a menina foi possuída pelo demônio.

6. O Homem de Palha (1973)

O policial Neil Howie viaja até uma ilha no noroeste da Escócia para investigar o desaparecimento misterioso de um jovem. Chegando lá, ele se depara com uma comunidade com costumes muito diferentes dos seus, seguindo as tradições pagãs. Determinado a desvendar o que aconteceu, ele se vê em um rede de intrigas e tensão, especialmente quando conhece Lord Summerisle, o lider religioso da comunidade.

7. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Ao saber que o cemitério da cidade está sendo vandalizado, os jovens irmãos Sally e Franklin decidem ir até lá ver se o túmulo do seu avô foi violado. Dois amigos se juntam a eles e, quando vêm que nada aconteceu com o túmulo, eles decidem voltar para casa. No trajeto, eles param em um posto de gasolina. Lá eles são atacados por um homem com uma serra elétrica que veste uma máscara feita com pele humana.

8. Suspiria (1977)

Suzy Bannion é uma bailarina americana que chega a Fribourg, na Alemanha para fazer parte de uma prestigiosa academia de dança. A atmosfera estranha do lugar vai se tornando cada vez mais perturbadora depois que uma das alunas é assassinada e Suzy começa a sentir uma presença maligna pairando sob a academia. Em 2018, ganhou um remake pelo diretor Luca Guadagnino e com Dakota Johnson e Tilda Swinton no elenco.

9. Halloween: A Noite do Terror (1978)

Internado em uma instituição psiquiátrica durante 15 anos, depois que assassinou sua irmã, Michael Myers consegue fugir. Ele retorna a sua cidade natal e passa a perseguir Laurie Strode, uma jovem de 17 anos. Depois de perceber a fuga de Myers, o seu psiquiatra desconfia das suas intenções e tenta impedir um novo massacre. Ganhou diversas sequências, sendo que a última, em 2018, teve o retorno da atriz Jamie Lee Curtis ao papel de Laurie.

10. Poltergeist (1982)

Acontecimentos estranhos passam a acontecer na casa de uma família. Eles acreditam que fantasmas têm tentado se comunicar com eles através da tela de uma TV. A situação se agrava e fica mais assustadora quando a filha caçula desaparece. Os pais então procuram a ajuda de parapsicólogos para recuperar a fila.

11. A Hora do Pesadelo (1984)

Nancy Thompson e os seus amigos começam a ser atormentados em seus sonhos por Fred Krueger, um homem com garras de aço. Eles só conseguem escapar acordando dos sonhos, mas se torna cada vez mais difícil distinguir o sonho da realidade quando são perseguidos por Krueger. Para conseguir fugir, Nancy precisa permanecer acordada e descobrir quem está aparecendo nos seus sonhos.

12. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Clarice Starling é uma das melhores agentes da academia de treinamento do FBI. Ela investiga um assassino em série que arranca a pele das suas vítimas. Para conseguir entender como a mente dos assassinos em série funciona e prevenir mais mortes, ela procura outro notório psicopata: Hannibal Lecter, que está preso sob a acusação de assassinato e canibalismo.

13. Pânico (1996)

Jovens de uma pacata cidade da Califórnia começam a receber telefonemas de um desconhecido. Ele faz perguntas sobre a vida deles e também sobre filmes de terror e, quem erra a resposta, é morto por um assassino mascarado. Sidney Prescott começa a investigar se o mascarado não está envolvido também no assassinato da sua mãe no ano anterior.

14. Jogos Mortais (2009)

Dois homens acordam em um banheiro, acorrentados pelos pés. Junto deles há um corpo de um homem que possui um revólver e um gravador nas mãos. Após ouvirem uma fita gravada, eles descobrem que fazem parte de um jogo sádico desenhado pelo serial killer Jigsaw e precisam passar por uma prova para sair de lá vivos.

15. Invocação do mal (2013)

Ed e Lorraine Warren são um casal de investigadores paranormais que são procurados por uma família quando eventos estranhos começam a acontecer na sua nova casa. Eles precisam descobrir a origem dos eventos que estão afetando os filhos da família e, principalmente, a mãe deles.

16. O Babadook (2014)

Amélia é atormentada pela morte do marido, mesmo após seis anos dos eventos. Ela também precisa lidar com os pesadelos que o seu filho Samuel tem todas as noites. Ao encontrar um misterioso livro chamado O Babadook em sua casa, o menino reconhece o personagem como o monstro dos seus pesadelos. Certo de que o monstro está penetrando a sua casa, o medo de Samuel só cresce, assim como o desespero de Amelia.

17. Corrente do Mal (2014)

Jay é uma jovem que vive uma vida tranquila. Após um encontro sexual com o namorado, ele revela que transmitiu uma maldição para ela através do sexo: uma força maligna que irá seguí-la por toda a parte e se conseguir alcançar Jay, irá matá-la. A única alternativa, é continuar a corrente e transmitir a maldição para outra pessoa. Jay então vive o dilema de carregar a maldição ou passá-la adiante para outra pessoa, enquanto começa a ser aterrorizada pela entidade.

18. Boa noite, Mamãe (2014)

Os gêmeos Lukas e Elias vivem uma vida tranquila na casa de campo da família. Eles esperam o retorno da mãe para casa, após alguns dias ausentes devido a uma cirurgia plástica facial. Com o rosto da mãe enfaixado, os gêmeos passam a não reconhecê-la e começam a investigar a misteriosa situação. Um filme austríaco de terror psicológico que precisa entrar para a sua lista.

19. A Bruxa (2015)

A trama se passa no século XVII, na região da Nova Inglaterra, Estados Unidos. Após serem expulsos da comunidade onde viviam, uma família puritana se instala em uma planície rodeada por uma floresta. Quando o bebê caçula desaparece misteriosamente, a filha mais velha Thomasin passa a ser acusada pelos pais de ser a responsável pelo sumiço do irmão e de associação com forças malignas.

20. O Convite (2015)

Will é convidado pela ex-mulher, Eden, para um jantar entre amigos, depois de alguns anos sem entrar em contato. Acompanhado da sua nova namorada, Will comparece ao jantar disposto a conversar com Eden sobre o passado. No entanto, a medida que a reunião se desenrola e o clima de tensão cresce, ele começa a suspeitar sobre a real intenção do convite.

21. Raw (2016)

Justine é uma jovem vegetariana que acaba de entrar na universidade. Seguindo a tradição da sua família, ela entra para o curso de veterinária. Ela é recebida pelos veteranos do curso, incluindo a sua irmã mais velha Alexa. Em uma série de trotes, ela é banhada por sangue animal e obrigada a comer fígado. Ela então passa a ser dominada por uma vontade incontrolável por consumir carne. Filme de terror francês ficou famoso por ter provocado desmaios entre o público na sua exibição do Festival de Toronto.

22. Corra! (2017)

Na estreia de Jordan Peele na direção, Chris Washington é um jovem fotógrafo negro que aceita conhecer os pais de Rose, sua namorada branca. Ao chegar na propriedade da família, localizado em uma área de campo distante da cidade, os pais Dean e Missy, se apresentam de forma muito receptiva. De início, Chris fica desconfortável diante da família da namorada, mas aos poucos vai notando que há algo sombrio acontecendo.

23. O Animal Cordial (2017)

Para representar o terror brasileiro contemporâneo, está O Animal Cordial, de Gabriela Amaral de Almeida. Inácio é o proprietário de um restaurante que vive em conflito com os seus funcionários. Em uma noite, no final do expediente, dois homens entram no local passa assaltá-lo. Com a equipe e os três clientes mantidos como reféns, Inácio tenta retomar o controle da situação. A medida em que a madrugada chega, o clima fica mais sangrento.

24. Hereditário (2018)

Considerado o filme mais aterrorizante de 2018, em Hereditário acompanhamos a história da família Graham, que passa a ser consumida por eventos misteriosos após a morte da reclusa avó. O luto é sentido especialmente pela caçula da família, Charlie, por quem a avó era fascinada. Perseguidos por forças sobrenaturais, eles buscam entender melhor suas origens para conseguir escapar de um futuro que parece inescapável.

25. Um Lugar Silencioso (2018)

O ator John Krasinski faz a sua estreia como diretor neste terror distópico que fez o público ficar em total silêncio no cinema. Em um mundo tomado por alienígenas aterrorizantes, a única forma de não ser atacado por elas é não produzir nenhum som. É neste cenário que Lee e Evelyn precisam criar seus três filhos, ensinando-os a manter-se quietos para se proteger das criaturas mortais.