Os 16 melhores filmes de viagem no tempo para embarcar na aventura

Sempre que se fala em viagem no tempo, muita gente logo se interessa. Afinal, quem nunca desejou ter essa oportunidade, não é mesmo? Viajar no tempo é um assunto fascinante, que gera uma grande expectativa de realização dessa aventura. Mas, enquanto não se torna realidade, você pode assistir aos melhores filmes de viagem no tempo. Pensando nisso, selecionamos quais são eles para você assistir e se deliciar com todas essas viagens.

1. O Exterminador do Futuro (1984)

Não é clichê dizer que este é um dos melhores filmes de viagem no tempo, porque ele é conhecido e muito apreciado por diversas gerações, causando um impacto na cultura cinematográfica da época. A história é de um ciborgue, que é enviado para o ano 2029, para matar a mulher cujo filho se torna responsável por proteger o mundo contra máquinas. Por muitos anos, esse ainda será um dos filmes mais emblemáticos desse gênero.

2. Planeta dos Macacos (1968)

O Planeta dos Macacos ganhou uma versão recente, mas o primeiro longa com esse nome foi filmado há quase 50 anos. O filme é sobre uma equipe de astronautas que acaba caindo em um planeta desolado, 2000 mil anos à frente de seu tempo. A equipe fica perplexa ao descobrir que os macacos assumiram o controle das espécies dominantes do planeta, deixando os seres humanos como a raça mais primitiva.

3. Dia da Marmota (1993)

Esse provavelmente é um dos melhores filmes de viagem no tempo, quer seja por seu roteiro original ou final inesperado. Quando um meteorologista narcísico fica preso no tempo, é obrigado a reviver o mesmo dia repetidamente. Este filme da década de 90 inspirou muitos outros filmes de viagem no tempo, mas o original com certeza merece ser visto, não é mesmo?

4. Donnie Darko (2001)

Esse filme é um clássico, profundo e envolvente. Por isso, esse é um dos melhores filmes de viagem no tempo já feitos. O enredo é minuciosamente bem pensado; por isso, é necessário total atenção para que você consiga captar a essência desse longa. O personagem que dá nome ao título, Donnie Darko, encontra um coelho muito peculiar, chamado Frank.

Esse coelho diz para Donnie que o mundo vai acabar em 28 dias, e durante esse período, coisas bizarras acontecem. Viajar no tempo será o único meio de sobreviver.

5. Interestelar (2014)

Interstelar é, ao mesmo tempo, um dos melhores filmes de viagem no tempo e de ficção cientifica. Essa junção certamente resultaria em sucesso de público e crítica. O tempo do filme se passa no futuro, em que um grupo de astronautas está viajando no espaço em busca de um novo lar para os humanos, que estão morrendo na Terra.

6. Sobre o Tempo (2013)

Essa comédia romântica também está na lista dos melhores filmes de viagem no tempo. Ele retrata com maestria a beleza e a fragilidade da vida. Quando você pode voltar no tempo, pode acabar exagerando nas viagens em busca da mulher amada. Apesar das extravagâncias, o longa traz lições valiosas sobre o cotidiano.

7. Doutor Estranho (2016)

Esse sucesso da Marvel não poderia estar de fora de nenhuma lista de melhores filmes de viagem no tempo. O feiticeiro protetor do tempo trata de um modo bem singular essa possibilidade. Embora não seja necessariamente considerado um filme sobre viajar no tempo, tem uma relevância significativa para o enredo do filme, especialmente no confronto final do filme entre o Doutro Estranho e o vilão que quer destruir a Terra.

8. Sem segurança nenhuma (2012)

A segurança não garantida é um título que consegue reunir, mais uma vez, um dos melhores filmes de viagem no tempo com a comédia romântica. Quando três escritores de revistas embarcam numa missão para entrevistar um homem que está em busca de companhia para viajar no tempo, as coisas começam a sair de controle. A exploração despretensiosa e natural das relações humanas traz leveza e prazer ao assistir esse longa.

9. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é considerado um dos melhores filmes da saga Harry Potter, mas também é um dos melhores filmes de viagem no tempo. Durante seu terceiro ano na escola Hogwarts, Harry precisará viajar no tempo para resolver os conflitos que surgem ao se encontrar com um velho conhecido. 

10. Edge of Tomorrow (2014)

Estrelado por ninguém menos que Tom Cruise e Emily, você já deve imaginar que o título também está entre os melhores filmes de viagem no tempo. Quando um oficial rebaixado é morto, ele derruba um alienígena junto; o alienígena o joga em um ciclo do tempo, obrigando-o a viver o mesmo dia de luta e morte repetidamente. Essa mistura de ficção científica e viagem no tempo contribui para um final intrigante e inesperado.

11. Looper (2012)

Looper é uma ficção científica que serve como pano de fundo para as viagens no tempo. Aqui, a máquina que pode se locomover entre o tempo já existe, mas apenas clandestinamente. Um assassino chamado Joe entra na história e causa uma série de conflitos no local. O filme é bastante imprevisível, e ainda conta com boas doses de humor e pitadas de suspense.

12. Chegada (2016)

De início, pode não parecer que Chegada é um dos melhores filmes de viagem no tempo. Mas, se assistir com atenção, verá que desde a primeira cena esse é o tema central da trama. Quando uma professora de linguística é acionada para decifrar o idioma de um alienígena, a aventura no tempo irá começar a ser desvendada, mas aos poucos. Além disso, deixará os espectadores perplexos e pensativos ao final do filme.

13. A Garota que Saltou no Tempo (2006)

Esse é um dos melhores filmes de viagem no tempo do gênero anime. A garota que pulou no tempo conta sobre uma estudante que descobre um dispositivo capaz de saltar fisicamente através do tempo. No começo, ela usa de forma desenfreada essas novas habilidades, mas logo percebe que sua viagem no tempo afeta as pessoas ao seu redor. 

14. Jornada nas Estrelas (2009)

Star Trek e toda sua franquia não poderiam estar de fora da lista de melhores filmes de viagem no tempo. Embora esse filme possa não ser considerado diretamente sobre viagens no tempo, esse elemento permitiu que ele fosse um sucesso e explicasse muitos outros filmes da série.

15. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Sucessos de super-heróis são sempre bem cotados para serem considerados os melhores filmes de viagem no tempo. Nesse episódio, os X-Men precisam de seus jovens mutantes para voltar ao passado e salvar o futuro de todos, que está em risco.

16. 13 Em 30 (2004)

Se você quer mesmo assistir um dos melhores filmes de viagem no tempo, talvez seja bom começar por esse título. Jenna, de apenas 13 anos, depois de um pouco de pó encantado cair sobre sua cabeça em um armário em sua festa de aniversário, vê seu maior sonho se torar realidade. Agora, ela tem 30 anos e precisa rapidamente aprender como é viver a vida de sua versão adulta. Original e divertido, você não pode perder.

Gostou dessa seleção com os melhores filmes de viagem no tempo?

Mesmo que pareça haver muitos títulos nesta lista, também há tantos outros maravilhosos que não conseguiram entrar nela. Entretanto, os que foram selecionados são, certamente, alguns dos melhores filmes de viagem no tempo. Comece por eles, e se prepare para um futuro onde poderemos viajar no tempo (ou não). Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir um filme? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.