Os 19 melhores filmes medievais de todos os tempos para você assistir

Se você também é um dos amantes dos filmes medievais, você está no lugar certo. Se você é mais um apreciador das grandes batalhas, admirador dos castelos sombrios, com reis, rainhas, príncipes e princesas, nós elaboramos uma seleção com os maiores clássicos do gênero, para garantir que você veja os principais títulos desse universo. Por isso, prepare a pipoca, pois um bom entretenimento, repleto de imagens fantásticas estão garantidos.

1. Arn, o Cavaleiro Templário (2007)

Essa história trata de um amor proibido, e o melhor, esse é um clássico dos filmes medievais, que se passa em plena Idade Média. Você já deve imaginar a infinidade de restrições e proibições morais típicas dentro deste contexto histórico, não é mesmo? Com viés religioso, o protagonista Arn Magnusson, ignora um dos princípios basilares da Ordem dos Templários: a castidade. A paixão por Cecília irá trazer muito sofrimento e emoção ao casal.

2. Robin Hood (2010)

Você certamente já conhece a história de Robin Hood. Mas, não custa lembrar, esse é um ótimo filme sobre a lenda do herói-ladrão, que rouba dos ricos para dar aos pobres. Esse longa, vivido brilhantemente por Russell Crowe como protagonista, explica as origens desse bom ladrão. Além disso, ainda conta com ótimas cenas de ação e diálogos bem-humorados, que não são tão comuns em filmes medievais. Vale a pena assistir!

3. Excalibur (1981)

Com duas indicações ao Oscar, é considerado por muitos o melhor título dentre tantos filmes medievais que existem, e que tratam sobre a fábula do Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda. Você provavelmente já conhece essa história, que fala sobre o rei da Inglaterra que, antes de morrer, enterra a espada Excalibur numa pedra. Após grandes dificuldades no reino, o novo rei só será proclamado por aquele que for capaz de desencravar a espada da pedra.

4. O Nome da Rosa (1986)

Esse é mais um dos filmes medievais que se inspiraram em livros. O nome da rosa foi baseado no famoso romance de Umberto Eco, e conta a história de assassinatos em série ocorridos num mosteiro italiano no início do século XIV. O monge franciscano William de Baskerville (vivido por Sean Connery) é convocado para investigar. Se você gosta de filmes medievais com tons sombrios, você irá gostar muito desse filme.

5. Coração Valente (1995)

Com 10 indicações ao Oscar no ano de 1996, vencedor de 5 deles, incluindo o de melhor filme, esse título dispensa maiores comentários. Mel Gibson vive William Wallace, um dos líderes do exército escocês que batalha durante a guerra de independência contra o reino da Inglaterra. Após uma heroica vitória na Batalha da Ponte de Stirling, o longa deu o prêmio de melhor diretor no Globo de Ouro do mesmo ano para Gibson. Simplesmente incrível, não é mesmo?

6. Highlander (1986)

O filme se passa em épocas diferentes: início do século XVI e os anos 80 do século XX. Por isso, além de ser considerado um dos filmes medievais, é também considerado um filme de ação. A história é sobre um guerreiro escocês imortal, que conta com brilhantes atuações e um roteiro detalhista. É mais uma ótima opção de entretenimento clássico para curtir sozinho ou em família.

7. Joana D’Arc (1999)

Baseado em fatos, este filme narra com maestria a incrível história de Joana D’Arc (1412-1431). Com uma vida simples de camponesa, a lenda diz que ela recebia mensagens de santos, chegando inclusive a liderar tropas do exército francês durante a Guerra. Mas, sua popularidade trouxe efeitos colaterais indesejados. Joana ainda é considerada uma heroína e continua sendo venerada pelos franceses, tendo sido canonizada pela Igreja Católica em 1909.

8. Monty Python – Em busca do cálice sagrado (1975)

Essa é mais uma obra que fala sobre a lenda do Rei Arthur. No entanto, a temática aqui é diferente. O que está em pauta é a busca Santo Graal, o cálice de Cristo. Assim, o Rei Arthur precisa encontrar os melhores cavaleiros para acompanhá-lo na nessa difícil missão. Além de ser um dos filmes medievais mais vistos em todo o mundo, é também considerado um dos mais engraçados de todos os tempos.

9. Ran (1985)

Essa obra cinematográfica foi baseada na peça Rei Lear, do lendário William Shakespeare. Ran é um clássico que foi ambientado no Japão feudal. O tema trata do conflito entre 3 irmãos, que foi iniciado após a decisão do pai que decide seguir a tradição, dividindo as suas propriedades, nomeando o primogênito como o próximo senhor. Vencedor do Oscar com o prêmio de melhor figurino em 1986, o longa recebeu diversas indicações.

10. Lancelot, o Primeiro Cavaleiro (1995)

Os filmes medievais gostam mesmo da lenda do Rei Arthur, não é mesmo? Sim, mas esse é um daqueles filmes que você não pode perder, principalmente pelas atuações de Sean Connery (Rei Arthur), Julia Ormond (Guinevere) e Richard Gere, que interpreta brilhantemente o personagem principal Lancelot.

Quando esse nobre cavalheiro Lancelot se apaixona pela Lady Guinevere, embora ele seja correspondido, o amor proibido precisa acabar. Infelizmente, Lady já está prometida e precisa se casar com o Rei Arthur. Os conflitos só aumentam com a cidade que está sendo atacada por inimigos.

11. Henrique V (1989)

Mais um longa que é feito a partir de uma adaptação da peça homônima de ninguém menos que William Shakespeare. Por isso, já sabe que vai encontrar um excelente roteiro, não é mesmo? Durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), o Rei Henrique V trava incríveis batalhas para tentar conquistar a França. O longa conquistou três indicações ao Oscar.

12. O Leão no Inverno (1968)

Este clássico do cinema foi um marco da década. Após ter recebido 7 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator, o longa venceu 3 delas. A história trata da sucessão de Henrique II da Inglaterra no século XII e a impiedosa disputa pelo poder por parte dos herdeiros do rei.

13. Coração de Cavaleiro (2001)

Esse é um clássico que conta com romance, honra e tons singelos de humor. Está nos gêneros dos filmes medievaispelo contexto histórico, mas poderia bem ser um filme de aventura. Você encontrará duelos mortais, cavaleiros armados, espadas afiadas, armaduras e romances proibidos. A história foi baseada em um conto clássico de Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer (1342-1400), no qual um camponês quer se tornar um cavaleiro.

14. O 13º Guerreiro (1999)

Mais uma história que trata de amores proibidos no século X. Por conta desse amor, o personagem principal Amade é enviado pelo seu superior para comandar o norte. Lá, Amade enfrenta dificuldades inesperadas, aterrorizantes e sobrenaturais. No entanto, a paixão por sua amada o motiva a continuar vivo.

15. O Sétimo Selo (1956)

Este é considerado um super clássico do cinema europeu. Está no gênero dos filmes medievais, mas também pode ser classificado como um drama existencial. Gravado no meio do século passado, o filme é para os amantes da filosofia e que adoram discutir os maiores dilemas da humanidade. Mesmo sendo um filme antigo, esse não pode faltar na sua lista de clássicos preferidos.

16. O homem que não vendeu sua alma (1966)

A história trata da história de Sir Thomas More, chanceler de Henrique VIII. Quando o rei resolve se separar de sua atual esposa para se casar com outra, objetivando à sucessão do trono, More é contra. Isso porque,  segundo a crença de More, essa conduta violaria as leis de Deus. A partir daí, muita coisa acontece, deixando o espectador em estado de atenção total.

O filme foi um dos mais indicados ao Oscar, levando para casa 6 prêmios, incluindo o de melhor filme, melhor diretor e melhor ator e mais 4 Globos de Ouro.

17. El Cid (1961)

Don Rodrigo Díaz de Bivar, ou apenas El Cid, é conhecido como um guerreiro cristão que viveu no século XI. A história narra feitos gloriosos nas batalhas travadas entre cristãos e mouros durante a Idade Média. A luta pelo controle político da Península Ibérica traz doses de realidade e ficção. O filme teve 4 indicações ao Globo de Ouro e 3 ao Oscar de 1962. Perfeito garantir que você conheça um dos clássicos do cinema mundial.

18. Senhor dos Anéis (2001)

Esse é um dos filmes medievais que adentram o universo da fantasia. Em um belíssimo cenário de uma terra fantástica, uma criatura hobbit recebe um anel com poderes mágicos de seu tio. Os poderes do anel são malignos e precisam ser destruídos, antes que caia em mãos erradas. A aventura e os perigos enfrentados por esse hobbit, chamado Frodo, garantiram um sucesso bilionário para essa trilogia.

Para o cumprimento desta jornada repleta de aventuras, Frodo vai descobrir que pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, para então formar a Sociedade do Anel.

19. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

Essa trilogia faz referências à trilogia de Senhor dos anéis. O sucesso, como não poderia deixar de ser, foi superado com a história de Bilbo Bolseiro. Um hobbit comum, que levava uma vida tranquila, que é interrompida no dia em que recebe uma missão do mago Gandalf. A jornada é divertida, criativa e cheia de efeitos especiais maravilhosos. Você pode apostar que as horas de entretenimento irão passar bem rápido.

O que achou dessa incrível nossa seleção de filmes medievais?

Você que é apaixonado por esse gênero, não pode deixar de fora os filmes medievais mais antigos, não é mesmo? Por isso, nossa lista é democrática, incluí os melhores títulos de todos os tempos, alguns já tendo completados meio século de vida. Você pode se deliciar com as obras cinematográficas mais remotas, mas também aproveitar o melhor dos clássicos mais contemporâneos.

Conta para gente quais são os seus favoritos dessa lista, ou quais você adora e sentiu falta aqui. Compartilhe nos comentários abaixo.