Em época de Coronavírus: filmes sobre epidemias para assistir em casa

Desde o final do ano passado, as notícias dos últimos meses têm se concentrado nos efeitos causados pelo coronavírus; o vírus, de origem supostamente chinesa, está amedrontando os quatro cantos do mundo. Um dos efeitos mais sentidos em países com alto grau de infectados é o trabalho “home office”, devido a paralisação de vários seguimentos. Com isso, nasce a curiosidade de ver e rever o que já foi produzido em relação aos filmes sobre epidemias.

Se você também quer conhecer esses títulos, preparamos este artigo para você. Aproveite os momentos em casa e comece o final de semana maratonando alguns dos filmes sobre epidemias que listaremos abaixo. No entanto, tenha ciência de que a ficção, ainda que guarde semelhanças com a realidade mundial, não passa disso: ficção. Sem mais delongas, vamos aos filmes para você assistir na segurança da sua casa, sem riscos de contaminação.

1. Sentidos do Amor

Se você esperava que todos os filmes sobre epidemias eram de terror ou suspense, saiba que o primeiro filme da nossa lista é um belo romance. A história desse longa é baseada em uma epidemia que afeta todo o mundo, sem quaisquer indícios de causa ou cura. Os efeitos dessa epidemia acabam com os cinco sentidos, olfato, paladar, audição, tato e visão de toda as pessoas. Com isso, será preciso muito amor para superar essa crise.

2. Eu Sou a Lenda

Quando praticamente todo o mundo é afetado por um vírus letal, que transforma as pessoas em criaturas parecidas com “zumbis” um cientista descobre que é imune ao vírus. A trama se divide entre a sobrevivência desse cientista e de seu fiel companheiro canino e a busca pela cura desse vírus, sob pena de extinção da raça humana.

3. Ensaio Sobre a Cegueira

Esse é mais um dos filmes sobre epidemias que tratam com mais leveza esse tema, que já é tão pesado. Ensaio Sobre a Cegueira é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago; sua história se passa em uma cidade que é atingida por uma misteriosa doença que deixa as pessoas cegas. A bondade e a empatia das pessoas serão postas em xeque nesse filme. Por isso, é um ótimo momento para assistir em meio a onda sobre o coronavírus.

4. Epidemia

O filme Epidemia, como o próprio nome já diz, é mais um dos filmes sobre epidemias. Nele, é contada a história de uma pequena cidade dos Estados Unidos que está sob ataque de um vírus mortal. Neste caso, já se sabe que o transmissor é um macaco, que foi trazido da África de forma clandestina. Na trama, a falta de conhecimento somada a ganância causa estragos nada intencionais, mas que deixam marcas profundas dessa epidemia.

5. Contágio

Esse é um dos filmes sobre epidemias que mais tem sido buscado por conta do coronavírus. Coincidência ou não, a história de Contágio é sobre um vírus completamente desconhecido que surge na China e rapidamente se espalha ao redor do mundo. A única saída é que os cientistas encontrem, no menor tempo possível, uma forma de cura ou controle, sob pena que a doença se torne uma tragédia de proporções mundiais jamais vistas. Você não pode perder.

6. REC

Esse é um dos clássicos filmes sobre epidemias; ele é do gênero terror e usa um vírus como forma de assustar as pessoas. A história é sobre uma repórter que está fazendo um documentário sobre a madrugada da cidade de Barcelona. Assim, ele vai com os bombeiros gravar um atendimento de uma idosa presa dentro de casa. Tudo se complica quando percebem que a idosa está infectada com uma espécie “mais letal” do vírus da raiva.

7. Extermínio

Esse é mais um dos clássicos filmes sobre epidemias que utilizar o terror como plano de fundo. Nesse longa, a cidade de Londres está sob ataque de um vírus que é transmitido através de contato com saliva e com sangue. Rapidamente, todos os que são infectados são transformados em espécies de “zumbis”, que atacam violentamente qualquer pessoa próxima. Ainda sem cura, uma das cidades mais importantes do mundo está prestes a ser destruída.

8. Os Doze Macacos

Esse é um dos mais impressionantes filmes sobre epidemias dos últimos tempos. Para tentar impedir uma epidemia viral que irá aniquilar quase toda a população da Terra, um condenado criminoso é enviado ao passado em uma viagem no tempo. Os poucos sobreviventes moram em esconderijos subterrâneos. A vida da humanidade está por um fio e a adrenalina está garantida. 

Quais desses filmes sobre epidemias você já assistiu?

Como vimos, alguns filmes sobre epidemias retratam partes da realidade que estamos enfrentando com o problema do coronavírus. De toda sorte, o importante é assistir com o intuito de se distrair e também de se conscientizar. Cada um pode colaborar de uma forma, a principal delas é ficando em casa, conferindo todos esses títulos sem correr ou oferecer riscos a ninguém. Quer sugerir mais algum filme? Compartilhe conosco nos campos abaixo.