Os 15 melhores filmes do Telecine Play para curtir com a família

Cada vez recebemos mais notícias da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil para fazermos quarentena, em função da rápida propagação do vírus da COVID-19. Por conta disso, os canais do grupo Telecine e seu streaming, o Telecine Play, estão à disposição de todos os brasileiros pelos próximos dias, sem prazo para saírem do ar.

Exatamente para que você tenha acesso as melhores produções dos últimos anos, já que o Telecine Play conta com milhares de filmes em seu catálogo, fizemos uma lista dos 15 melhores filmes dessa última década e que estão a sua disposição para serem vistos a qualquer momento. Estão preparados? Vamos lá!

1. La La Land (Comédia, Musical, Drama) – 2016

Considerado um dos melhores filmes de 2016, La La Land foi escrito e dirigido por Damien Chazelle. O filme do Telecine Play segue a história de um pianista de jazz (Ryan Gosling) e uma aspirante a atriz (Emma Stone) que se conhecem e acabam se apaixonando em Los Angeles. O título é uma referência à cidade na qual a película se passa e ao termo “La la land, que significa estar fora da realidade.

2. 12 Anos de Escravidão (Drama biográfico) – 2013

Ganhador do Oscar de melhor filme em 2014, além de mais dois Oscars – Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o) e Melhor Roteiro Adaptado; com direção de Steve McQueen, o drama é baseado uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, de etnia negra.

Solomon nasceu livre no Estado de Nova Iorque, mas foi sequestrado em Washington D.C. em 1841 e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no Estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação.

3. Que horas ela volta? (Drama) – 2015

Com direção de Anna Muylaert, o filme da Telecine Play que foi sucesso de crítica, narra a história da pernambucana Val (Regina Casé) que se mudou para São Paulo pensando em dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Apesar do receio, ela deixou sua filha no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando na casa de seus “patrões”.

Treze anos depois, Fabinho está prestes a prestar vestibular quando Jéssica, sua filha, liga pedindo ajuda para ir a São Paulo no intuito de prestar a mesma prova. Os “patrões” de Val recebem tranquilamente a garota, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, a situação se complica. 

4. Pantera Negra (Ação, Ficção científica) – 2018

Primeiro filme de super-herói a receber uma indicação do Oscar, Pantera Negra é baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios, além de ser o primeiro título solo do personagem.

O filme que faz parte do catálogo da Telecine Play é estrelado por Chadwick Boseman como T’Challa/Pantera Negra. T’Challa que retorna a sua casa como rei de Wakanda (país), porém, encontra a sua soberania desafiada por um adversário de longa data em uma batalha com resultados globais. O maior trunfo do filme é falar sobre questões raciais atuais enquanto seu enredo é sobre salvar o mundo.

5. Em Ritmo de Fuga (Ação, Comédia) – 2017 

O filme acompanha Baby (Ansel Elgort), um jovem e talentoso motorista que trabalha para o crime organizado. Porém, um dia em fuga, ele decide trocar sua vida de crime pela garota de seus sonhos. O filme disponível na Telecine Play foi aclamado pela crítica, com elogios no roteiro, na direção, nas atuações, nas sequências de ação e na trilha sonora, um dos pontos altos do filme.

6. Me chame pelo seu nome (Romance, Drama) – 2017 

Baseado na obra homônima de André Aciman, tem como cenário o norte da Itália em 1983. Me chame pelo seu nome é centrado no romance entre Elio Perlman (Timothée Chalamet), um adolescente italiano de 17 anos, e o assistente acadêmico Oliver (Armie Hammer), de origem americana.

Concorreu a diversos prêmios e ganhou outros, mas o de maior prestígio foi o Oscar de melhor roteiro adaptado. Com delicadeza e uma trilha sonora diferenciada, essa película vale a pena pela visão realista do primeiro amor, sem criar estereótipos por conta do envolvimento de duas pessoas do mesmo sexo.

7. Infiltrado na Klan (Comédia dramática) – 2018

Co-escrito e dirigido por Spike Lee e baseado no livro autobiográfico Black Klansman, de Ron Stallworth. A película narra a história de Ron Stallworth (John David Washigton), um policial negro do Colorado que em 1978, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local, se comunicando através de telefonemas e cartas.

Mas a partir do momento que ele precisaria estar fisicamente presente, um policial branco (Adam Driver) é enviado em seu lugar. Após meses de investigação, Ron consegue se aproximar do líder da seita, sabotando, assim, uma série de linchamentos e outros crimes de ódio que foram orquestrados pelos racistas. Ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2018.

8. A Favorita (Drama histórico) – 2018

Inglaterra e França estão em guerra. A rainha da Grã-Bretanha Ana (Olivia Colman – ganhadora do Oscar de melhor atriz em 2019) ocupa o trono e sua amiga próxima Sarah Churchill, que é Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) está governando em seu nome enquanto cuida da saúde e do temperamento da rainha.

Mas tudo muda quando uma nova empregada, Abgail (Emma Stone) chega à corte, se aproximando da rainha que coloca a funcionária embaixo de sua asa. Já com as políticas de guerra tomando mais tempo de Sarah, nasce uma amizade forte entre a rainha e Abgail que enxerga essa oportunidade como uma chance de retornar ao seu status de aristocrata e ninguém em seu caminho poderá estragar isso.

9. Bacurau (Drama de ficção) – 2019

Bacurau é um pequeno povoado do sertão brasileiro. Seus moradores descobrem, de repente, que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. E o mais estranho: drones passeiam pelos céus e estrangeiros chegam à cidade.

A situação fica mais crítica quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres surgem. Enquanto isso, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes, chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Mas falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

10. A Invenção de Hugo Cabret (Aventura, Mistério e Drama) – 2011

Com direção de Martin Scorsese, o filme da Telecine Play ganhou diversos prêmios, entre eles vários Oscars.

Paris, início do século XX, Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem. Seu pai é um relojoeiro que é trabalhador de um museu, mas que acaba morrendo logo após mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo, então, faz amizade com uma jovem que tem uma chave que serve no fecho existente no robô, sendo o início de uma surpreendente aventura.

11. Toy Story 3 (Animação) – 2010

Ganhador do Oscar de melhor animação, o filme do Telecine Play agora narra que Andy está com 17 anos e prestes a ir para a faculdade. Por conta disso, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), devem ser guardados no sótão.

Mas a mãe de Andy faz confusão e coloca-os no lixo. Woody (Tom Hanks), que irá com Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acabam no carro da mãe de Andy que leva os brinquedos à uma creche local. Ao chegar, eles encontram um universo até então inimaginável e muitas adversidades. 

12. O Grande Hotel Budapeste (Dramédia, Policial) – 2014

Começo dos anos 30, um gerente de um famoso hotel da Europa fica muito amigo de um jovem companheiro de trabalho. Por conta disso, ambos acabam se envolvendo no roubo de um famoso quadro renascentista, na batalha pela fortuna de uma família e em todas as transformações históricas durante a metade do XX. Direção de Wes Anderson com várias indicações e prêmios no Oscar de 2015.

13. Questão de Tempo (Comédia Romântica, Fantasia) – 2013

Ao completar 21 anos, Tim Lake (Domhnall Gleeson) descobre que pode viajar no tempo como todos os homens de sua família, após seu pai (Bill Nighy) contar que ele pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Tim logo se empolga com o dom ao percebendo que seu pai não está mentindo.

Então, sua primeira decisão é usar a capacidade para conquistar uma garota por quem está apaixonado, porém logo ele nota que viajar no tempo pode alterar o que já aconteceu, provocando consequências inesperadas.

14. As Aventuras de Pi (Fantasia, Drama) – 2012

Com a direção Oscarizada de Ang Lee em 2013, a história que fala sobre a esperança e a fé, tem muita a ver com esse momento que estamos passando.

A história narra sobre Pi e sua família, que decidem ir ao Canadá depois de fechar o zoológico da família na Índia. Infelizmente, a embarcação deles naufraga, e apenas o jovem sobrevive junto a alguns animais, incluindo um terrível tigre de Bengala, com o quem ele acaba desenvolvendo uma intensa ligação. 

15. Invencível (Guerra, Biografia, Drama) – 2014

O drama conta a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O’Connell), que ao sofrer um acidente de avião, acabando caindo no mar. Durante 47 dias, ele luta para reencontrar a terra firme e quando finalmente consegue, acaba sendo capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial. Com direção de atriz Angelina Jolie, o filme da Telecine Play é sobre resignação.

Qual é o seu preferido entre tantos gêneros diferentes?

Com uma gama eclética de filmes como essa no catálogo da Telecine Play, há a disposição excelentes películas para os mais diversos públicos. Qual desses títulos te chamou mais atenção? Deixe nos comentários abaixo!