Live actions: 11 filmes em que atores dão vida à personagens animados

Live Action é o termo em inglês utilizado para denominar filmes cujos personagens são atores reais, em oposição às animações em desenho ou computação gráfica. O termo, no entanto, é mais utilizado quando falamos de remakes ou adaptações de histórias em que o material original foi feito em quadrinho, desenho ou computação gráfica.

Nos últimos anos, uma série de filmes em live action foram produzidos pela Disney, com atores interpretando seus personagens como Cinderela, Jasmine e Aladdin, por exemplo. Mas o uso da adaptação em live action não se limita ao estúdio ou até mesmo suas histórias clássicas. Confira alguns títulos de filmes com atores inspirados em histórias de animação!

1. 101 Dálmatas (1996)

Neste live action que adapta o clássico em animação de 1961, a atriz Glenn Close foi a escolhida para dar vida a uma das vilãs mais icônicas da Disney, Cruella de Vil. Na trama, a jovem designer de moda Anitta é se inspira nas manchas da sua dálmata para desenhar um casaco. Sua chefe, Cruella, fica obcecada pelo desenho e planeja utilizar dálmatas de verdade para produzir o seu casaco. Ao descobrir que a cadela de Anitta deu à luz a 15 filhotes, ela planeja roubá-los para fabricar o seu casaco.

2. Space Jam: o jogo do século (1996)

Outro sucesso de 1996, Space Jam faz uma mistura divertida entre o live action e a animação. No filme, Pernalonga e os Looney Toones estão prestes a serem capturados por alienígenas que planejam transformá-los em atrações de um parque. Para conseguir sua liberdade, Pernalonga desafia os alienígenas a uma partida de basquete e consegue uma estrela do esporte para ajudá-los a ganhar o jogo: Michael Jordan.

3. Pokémon: Detetive Pikachu (2019)

Considerado a adaptação em live action de videogame mais bem sucedida até o momento, em Pokémon: Detetive Pikachu, Tim é um jovem que precisa desvendar o desaparecimento misterioso de seu pai, o detetive Harry Goodman. Para isso, ele conta com a ajuda do Detetive Pikachu, um Pokémon que fala pelos cotovelos e é viciado em cafeína. O ator Ryan Reynolds dá voz e também fez a captura de movimento do Pikachu, que é construído totalmente em computação gráfica.

4. Fullmetal Alchemist (2018)

Embora não sejam tão conhecidos pelo público geral, existe uma longa lista de filmes em live actions baseados em animes e mangás. O filme é inspirado na história do anime e do mangá, que foi o mais popular na sua época de lançamento. Os protagonistas da história são os irmãos Edward e Alphonse Eldric, dois jovens órfãos que estão em busca da pedra filosofal para conseguir restaurar seus corpos, após sofrerem as consequências de uma tentativa falha de realizarem uma transmutação humana por meio da alquimia. O filme recebeu diversas avaliações positivas, especialmente em relação aos efeitos visuais.

5. Os Vingadores (2012)

Em Os Vingadores, os grandes heróis da Marvel se reúnem para impedir que o deus nórdico Loki e um exército alienígena invadam e dominem a Terra. O filme foi o maior sucesso cinematográfico no seu ano de lançamento e deu um novo rumo para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Adaptados dos quadrinhos, o sucesso do filme fez Os Vingadores a equipe de super-heróis mais famosa do mundo.

6. Turma da Mônica: Laços (2019)

A produção brasileira que adapta os personagens dos quadrinhos mais famosos do país não poderia ficar de fora da nossa lista. Sucesso de crítica e com mais de 2 milhões de espectadores, Laços foi o primeiro filme em live action da Turma da Mônica. Na trama, após o desaparecimento do cão floquinho, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão se reúnem em uma busca cheia de aventuras.

8. Christopher Robin: um reencontro inesquecível (2019)

Inspirado no livro Winnie-the-Pooh (O Ursinho Pooh), escrito por A. A. Milne e E. H. Shepard, o filme conta a história de Christopher Robin que, já adulto, perdeu completamente sua imaginação. Um dia, ele encontra Pooh, o ursinho de pelúcia que recheava sua infância de alegria. Pooh está em busca do seus amigos, Tigrão, Leitão e Bisonho e pede ajuda a Christopher para encontrá-los.

O filme chamou a atenção da crítica não só pelos efeitos visuais, mas também pela atuação de Ewan McGregor no papel do protagonista e pela trilha sonora.

9. Cinderela (2015)

Nesta versão live action, a clássica história da Cinderela contada no filme de 1950 é revisada. Aqui, Ella é a filha de um comerciante viúvo que se casa novamente. Quando o pai morre subitamente, a madrasta e suas duas filhas revelam seu desprezo por Ella, a obrigando a trabalhar como empregada. Um dia, já quase sem esperanças, Ella encontra o príncipe em uma floresta. Super colorido, recheado de romance e mágica, o filme traz um elenco de peso, como Cate Blanchett, Helena Bonham-Carter, Lily James e Richard Madden. Foi o primeiro remake de uma das princesa clássicas da Disney.

10. Peter Pan (2003)

A história de Peter Pan e de Wendy já teve diversas adaptações, sendo a animação de 1953 a mais famosa delas. Este live action é considerado pelos críticos uma aventura mágica e fiel ao material original. Na trama, Wendy ama contar histórias recheadas de aventura e fantasia para os seus irmãos, Jorge e Miguel. Uma noite, os três irmãos são visitados por Peter Pan, um menino que vive na Terra do Nunca, um lugar onde nenhuma criança cresce. Utilizando pó da fada Sininho, os três irmãos voam para lá, onde conhecem seres mágicos, novos amigos e o terrível Capitão Gancho.

11. O Rei Leão (2019)

Falar na versão mais recente de O Rei Leão como um live action pode ser um pouco controverso. Por ser feito totalmente com computação gráfica, sem a presença de nenhum ator, muitas pessoas não consideram que o longa pode ser encaixado na categoria. No entanto, por tentar tornar a história do leão Simba o mais realista possível, incluímos o filme nesta lista.

Além dos efeitos visuais incríveis que recria o reino dos leões na savana, o filme ainda conta com nomes de peso nas vozes dos personagens, como Beyoncé e Donald Glover.