13 melhores livros que viraram filmes que você não pode deixar de assistir

Livros têm um poder de nos transportar para vários locais, épocas e momentos. Essa magia muitas vezes ultrapassa as páginas para ganhar lugar e o alcance das telonas. Com as adaptações cinematográficas, os personagens ganham voz, rostos e fazem com que a história seja ainda mais real em nossa vida. Se você também agora assistir a história que leu, conheça agora os livros que viraram filmes de maior sucesso dos últimos tempos.

1. Marley e Eu – John Grogan (2005)

Essa história fofa (e ao mesmo tempo bem triste) certamente vai acalentar seu coração. A história do livro que virou best seller nos Estados Unidos é baseada na história real do escritor e jornalista John Grogan. John conta com uma emoção ímpar sua experiencia pessoal com seu cachorro Marley, um labrador que fez parte de sua vida e de sua família por cerca de 13 anos.

A narrativa traz histórias emocionantes dos momentos mais cômicos e tristes do cachorro ao lado de John e sua esposa. O sucesso não poderia ser maior, e fez com que esse sucesso fosse replicado para as telonas do cinema, em 2008.

2. O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë (1847)

Esse é um clássico do século dezenove, mas que é aclamado até os dias atuais. O Morro dos Ventos Uivantes ganhou diversas adaptações e está entre os livros que viraram filmes de maior sucesso. Isso porque ele teve não apenas uma, mas várias criações cinematográficas; as mais famosas são dos anos de 1992 e outra de 2011.

A história é sobre um jovem, chamado Heathcliff, que mesmo sendo adotado por um homem rico, carrega sentimentos de ódio e ressentimento por todos de sua família adotiva. Com exceção de sua irmã Catherine, por quem esconde uma proibida paixão.

Embora esse amor proibido seja correspondido, por ser completamente impossível, Catherine decide se casar com outro homem. Inconformado, Heathcliff desaparece e volta decidido a se vingar de todos aqueles que os separaram.

3. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie (1934)

Se você conhece a famosa escritora Agatha Christie, já sabe que a história de suspensa será mais um sucesso. A história do livro foi baseada em um caso real de sequestro que aconteceu em 1932, nos Estados Unidos, mas conta com as pitadas generosas de criatividade da autora.

A história se passa em um luxuoso trem preso devido a uma forte nevasca. Misteriosamente, um crime ocorre e um homem é morto em sua cabine enquanto dormia. Entretanto, há um famoso detetive entre os passageiros do trem, o Sr. Hercule Poirot. A investigação desse crime leva o leitor (e também o espectador) a um final totalmente inesperado! Esse é mais um dos livros que viraram filmes mais de uma vez, a mais famosa foi lançada em 2017.

4. O Hobbit – J.R.R. Tolkien (1937)

Você com certeza já ouviu falar nesse sucesso mundial. Esse livro une romance e fantasia, narrando as aventuras de Bilbo, um hobbit, que está em busca de um precioso tesouro. Durante essa aventura, Bilbo irá encontrar diversas criaturas diferentes como elfos, trolls, goblins e wargs.  Você sabia que o livro era tão antigo, escrito no final da década de 40?

Mesmo após tantos anos desde sua publicação, esse foi um dos livros que viraram filmes adaptados para o cinema somente há algum tempo. A história foi dividida em três partes, sendo a primeira em 2012, 2013 e a última em 2014.

5. Crepúsculo – Stephenie Meyer (2005)

O romance atingiu números históricos, conquistando corações de fãs enlouquecidos de quase todos os jovens da época. A história conta como a humana Bella Swan, se apaixona pelo misterioso Edward Cullen, um vampiro. Apesar de todos os desafios, o casal se apaixona perdidamente e nada mais pode impedir que eles fiquem juntos. Mas, será mesmo?

A saga é composta por quatro livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer, e ganharam adaptações em cinco filmes, lançados entre 2009 a 2012. A luta por esse amor quase impossível envolve amigos, família e renúncias. Se você ainda não viu, não perca tempo e confira mais esses sucessos de livros que viraram filmes.

6. O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien (1954)

Este livro é uma continuação de “O Hobbit”; assim como o tal, também é um dos livros que viraram filmes. Essa história narra a história da vida de Frodo, um hobbit que recebe de seu tio o dever de guardar um anel que carrega consigo muito poder. As aventuras e obstáculos contidos nessa fantasia foram e continuam sendo um grande sucesso, conhecido em todo o mundo.

E foi graças ao sucesso tão grande dessa história, a trama ganhou adaptação no cinema antes mesmo de seu antecessor, tendo lançado os filmes em 2001, 2002 e 2003 respectivamente. Sem dúvidas, vale a pena maratonar essa trilogia.

7. O Poderoso Chefão – Mario Puzo (1969)

A história mais famosa sobre a máfia italiana começou em um livro. Don Corleone é um personagem emblemático e carrega grande parte do sucesso da trama. Devido a riqueza de detalhes, o livro teve que ser dividido em três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990, respectivamente. Esse é mais um dos livros que viraram filmes graças à sua história envolvente e com poder de prender a atenção de seu público.

8. O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding (1996)

Esse livro foi escrito na forma de um diário, que conta a história de uma mulher solteira, com 30 anos, chamada Bridget Jones, que tem um sonho de formar uma família. Nesse diário, Bridget conta detalhes de sua rotina de trabalho, de seus amigos, sua família e até mesmo de seus (im) possíveis casos amorosos. O tema central é sobre sua autoestima, atraindo fãs para a personagem até os dias de hoje.

A história é tão boa que se tornou um dos livros que viraram filmes. Essa a adaptação foi lançada nos cinemas em 2001, estrelando Renée Zellweger, que chegou a concorrer ao Oscar de melhor atriz no ano seguinte.

9. Harry Potter – J.K. Rowling (1997)

A saga é mundialmente famosa e conquistou fãs apaixonados em cada parte do planeta, de todas as idades. Com um total de sete livros, a adaptação aos cinemas teve um total de oito filmes! A história é sobre um garoto, Harry, que descobre em seu aniversário de 11 anos que é um bruxo, ao ser convidado para estudar na maior escola de magia e bruxaria, intitulada Hogwarts.

Toda a história gira em torno da vida de Harry e de sua missão nesse mundo. A fantasia foi (e ainda é) um sucesso de vendas de livros, filmes, objetos, camisetas e ganhou até uma área específica no “universo Disney”, dentro do complexo da Universal.

10. O Código Da Vinci – Dan Brown (2003)

Esse é mais um escritor que coleciona sucessos. Dan Brown publicou essa obra em 2003. Como não poderia deixar de ser, esse livro trouxe uma história envolvente, misturando realidade e fantasia. Nela, um professor de iconografia trabalha para desvendar enigmas e segredos protegidos pela sociedade secreta Priorado de Sião desde os tempos de Jesus Cristo. Devido ao sucesso, é um dos livros que viraram filmes, ganhando uma adaptação já no ano de 2006.

11. P.S. Eu te Amo – Cecelia Ahern (2004)

Esse romance é para quem aprecia uma boa história de amor. Casados desde a juventude, partilhando um casamento leve e feliz, Gerry acaba falecendo e deixa sua esposa sem chão. No entanto, as surpresas começam no aniversário de 30 anos de Holly. Ela recebe um pacote de cartas deixadas por Gerry que irão guia-la para fora do luto e ajudar que ela retome sua vida sem ele. É intenso e emocionante.

12. A Cabana – William P. Young (2007)

O livro apresenta uma história sensível sobre nosso relacionamento com Deus. Sem a intenção de estabelecer doutrinas, a história é sobre Mack Allen Phillips, um pai de três filhos que após sofrer uma grande perda, recebe um bilhete escrito por Deus para o encontrar. As reflexões são profundas, os diálogos tocantes, que envolvem sentimentos de amor, ódio, perdão e dor.

Esse é mais um sucesso de vendas que ganhou uma adaptação cinematográfica em 2017.

13. Jogos Vorazes – Suzanne Collins (2008)

Encerrando a nossa lista de livros que viraram filmes, Jogos Vorazes é do gênero fantasia e aventura. A história se passa em uma era pós apocalíptica, em um país chamado Panem. Aqui, a Capital exerce o domínio sobre todos os 12 distritos mais pobres. Todos os anos a Capital realiza uma espécie de competição, chamada de Jogos Vorazes. Nesse jogo, um menino e uma menina de cada um dos distritos são convocados a participar.

O vencedor do game é o último (e único) sobrevivente. Os livros foram lançados em trilogia, mas foram adaptados em 4 filmes, sendo o primeiro em 2012 e o último em 2015.

O que achou da nossa lista de livros que viraram filmes?

Essa prática tem se tornado cada vez mais comum. Sempre que um escritor traz uma história muito boa, seja de terror, romance, ficção, drama ou, até mesmo, quando ela retrata casos reais, acaba por se tornar mais um dos livros que viraram filmes. Gostou da nossa seleção ou quem indicar algum título que não encontrou em nossa lista? Então, compartilhe conosco nos comentários abaixo.