Melhores jogos PS4: 22 títulos que vão te fazer querer jogar agora!

O PlayStation 4 (PS4) foi lançado em 2013 e trouxe aos amantes do mundo dos videogames não só gráficos e processadores melhores para os seus jogos, mas também uma infinidade de jogos incríveis.

Hoje, selecionamos 22 dos melhores jogos para PS4 que vão te levar a jornadas incríveis! Confira:

1. Red Dead Redemption 2 (Rockstar Games) 

Lançado em 2018 para PS4, Red Dead Redemption 2 é o terceiro volume da série de jogos Red Dead Redemption. A narrativa do jogo se passa em 1899 e acompanha Arthur Morgan, em meio ao meio-oeste dos Estados Unidos. Embora seja muito habilidoso com a sua pistola, ele precisa sobreviver à uma perseguição de gangues rivais e pelas forças do estado. O jogo possui um mundo aberto, que permite aos jogadores explorarem e interagirem livremente a partir da perspectiva de primeira ou de terceira pessoa.

Muito aguardado pelo público, Red Dead Redemption 2 bateu recordes de venda e foi extremamente elogiado por público e crítica.

2. Grand Theft Auto V (Rockstar North) 

Considerado o melhor jogo para PS4 em 2014, o sétimo jogo da franquia GTA quebrou todos os recordes de venda no seu lançamento. Nele, os jogadores podem alternar entre três personagens-protagonistas para executar missões de assalto pela cidade de San Andreas ao mesmo tempo em que precisam fugir das autoridades que os procuram. Também possui um mundo aberto que pode ser explorado a pé ou de carro pelos jogadores em perspectiva de primeira ou terceira pessoa.

3. The Last of Us Remastered (Naughty Dog) 

Após uma epidemia causada por um fundo se espalhar pelo planeta, os poucos humanos que não foram infectados precisam lutar para sobreviver. É este cenário que o protagonista Joel precisa enfrentar ao receber a missão de escoltar uma garota de 14 anos, Ellie, através do território dos Estados Unidos.

A visão do jogo é realizada em terceira pessoa e possui também um modo escuta, que faz com que a audição seja aprimorada para a detecção de inimigos.

O jogo foi originalmente lançado para PS3 em 2011, chamando muito atenção da comunidade de gamers e críticos especializados. O enredo, caracterização de personagens (que foram feitos a partir da captura de movimentos dos atores que também deram suas vozes para eles) e o retrato da condição humana em um mundo devastado são os principais destaques do jogo. A versão remasterizada foi lançada em 2014 para PS4.

4. Control (Remedy Entertainment)

Na sua infância, Jesse Faden foi vítima de uma série de experimentos de uma organização clandestina do governo, o Departamento Federal de Controle. Com os experimentos, ela ganhou poderes sobrenaturais mas perdeu o irmão, que nunca mais foi visto. Já adulta, ela procura respostas, mas precisa lidar com outra ameaça: a força sobrenatural Ruído que invadiu o Departamento.

Os gráficos e a construção de Control chamam a atenção, sendo considerados um dos jogos mais belos dos últimos anos. Isso porque os desenvolvedores optaram por mesclar atores reais com animações gráficas, o que conferiu ao jogo um tom extremamente realista.

5. God of War (SCE Santa Monica)

Um dos melhores jogos para PS4 lançado em 2018, God of War explora um universo baseado nas mitologias romana e nórdica e é o sétimo jogo da franquia. No enredo, o protagonista Kratos, um guerreiro espartano, acaba no universo nórdico após os eventos de God of War III (PS3, 2010). Usando um machado de guerra como sua principal arma, ele precisa aprender a sobreviver ao mesmo tempo em que precisa proteger seu filho Atreus.

6. Shadow of the Colossus (SCE Japan Studio)

Lançado originalmente em 2005 no Japão para consoles PS2, Shadow of the Colossus é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. O jogo segue o protagonista Wander na sua jornada para derrotar 16 criaturas que habitam uma terra misteriosa para conseguir restaurar a vida da jovem Mono. Para derrotar os Colossus, os jogadores precisam identificar as fraquezas das criaturas. Isso dá ao jogo mais uma característica de quebra-cabeças do que de ação, o que seria comum a esta premissa. Além disso, o jogo também se destaca por não conter qualquer outro personagem ou outros ambientes para se explorar ou interagir, trazendo o foco diretamente para as criaturas.

7. Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

Em um futuro pós-apocalíptico, criaturas gigantes mecanizadas dominaram o mundo. Aloy é uma jovem humana que precisa sobreviver neste mundo e desvendar os mistérios do seu passado. Construído como um RPG, o jogo permite aos jogadores explorarem o mundo aberto cheio de perigos, assim como criar ofensivas contra as máquinas e os humanos rivais.

8. Death Stranding (Kojima Productions)

Em Death Stranding, a humanidade passou por um apocalipse que quase a dizimou completamente. Assim, acompanhamos Sam, que trabalha entregando encomendas para os sobreviventes, que passaram a viver em reclusão. Elas vivem com medo de criaturas que tem o poder de transformar humanos em seres fantasmagóricos. Neste cenário, Sam tenta refazer conexões com o mundo e reconstruí-lo.

Outro jogo que impressiona pelos seus gráficos realistas e a experiência na narrativa. A composição dos personagens também combina captura de movimento de atores à animação.

9. Nier Automata: Game Of The Yorha Edition (PlatinumGames)

Após alienígenas invadirem a Terra, atacando-a, a humanidade se refugia na Lua para fugir da aniquilação. Para combater os invasores é então feito por andróides programados pelos humanos, que organizam uma resistência e precisam combater andróides programados pelos alienígenas. Os jogadores então assumem o controle sobre os androides de combate em uma perspectiva de terceira pessoa e a narrativa se divide entre pequenas missões curtas e a principal missão do jogo.

10. Marvel’s Spider-Man (Insomniac Games)

Não poderíamos deixar de fora um dos últimos jogos sobre os super-heróis de quadrinhos mais elogiados dos últimos anos. Aqui, os jogadores controlam um dos heróis mais famosos da Marvel: o Homem-Aranha. No enredo do jogo, o herói precisa salvar a cidade de Nova York quando ela sofre uma nova ameaça. Na tentativa de assumir o controle do universo criminal da cidade, o poderoso Senhor Negativo ameaça lançar um vírus mortal sobre as redondezas.

11. Undertale (Toby Fox)

RPG eletrônico e independente, Undertale foi lançado originalmente para PC em 2015 e só ganhou uma versão para PS4 em 2017. Extremamente elogiado, a história é centrada em uma criança, que sai em um buraco que a leva diretamente até uma região subterrânea da Terra. Ela precisa encontrar uma forma de retornar à superfície, mas terá que lidar com os habitantes deste mundo: monstros que foram trancados no submundo por feiticeiros após perder uma guerra contra os humanos.

12. Ni no Kuni: Wrath of the White Witch Remastered (Level 5)

Versão remasterizada para PS4 de um dos melhores jogos para PS3. Ni no Kuni foi originalmente lançado em 2011 e segue a história de Oliver, um jovem que busca sua mãe em um mundo encantado, após ela sofrer um acidente trágico e desaparecer. Para encontrá-la, ele terá que passar pelas criaturas ferozes deste mundo e aprender a utilizar a magia para capturá-las ou domá-las

13.  Journey (Tricky Pixels)

Desenvolvido inicialmente para PS3 e em seguida para PS4, Journey é o primeiro título independente da nossa lista de melhores jogos. A história se passa em um deserto vasto, onde se encontra o protagonista: uma figura encapuzada que precisa chegar a uma montanha distante. Com poucas ou nenhuma informação, o jogador precisa explorar os cenários fascinantes e desconhecidos para conseguir chegar à montanha.

O diferencial de Journey é também a forma como a história é contada: não há falas, texto ou clipes entre as seções do jogo. O protagonista se conecta a outro personagem que o acompanha em sua jornada simplesmente através de sons que são emitidos na proximidade entre os dois.

14. Concrete Genie (Pixelopus)

O protagonista é Ash, que vive em uma cidade praticamente vazia, após um série de desastres ter feito a maior parte da população buscar outro lugar para viver. Ash é atormentado pelos bullies da cidade, que não partiram junto com o restante da população, e busca refúgio no desenho. Um dia, no farol, ele encontra um gênio que lhe presenteia com um pincel mágico, que pode ajudá-lo a criar obras fantásticas e colorir a cidade cinza e poluída em que vive.

15. Persona 5 (Atlus)

Eleito um dos melhores jogos de 2017, Persona 5 é o sexto volume da franquia Megami Tensei. O jogo narra a história do jovem Joker em uma Tóquio contemporânea. Após ser injustamente acusado de um assalto que não realizou, ele é transferido para a Academia Shujin. Junto com amigos do colégio, os poderes Persona dele são despertos. Podendo acessar um mundo onde todos os desejos humanos são manifestados, Joker e o grupo passa a atuar como justiceiros combatendo a maldade dos humanos.

16. Civilization VI (Firaxis Games e 2K Games)

Neste jogo de estratégia, os jogadores podem criar as suas próprias sociedades e expandi-las através do mapa e de outras civilizações e criar um grande império que possa resistir à passagem do tempo. Para isso, o jogador terá que escolher quais caminhos tomar em relação à ciência e tecnologia, religião, forças militares, diplomacia, economia e cultura. O jogo é o sexto título da série Civilization e contém no seu jogo base 18 civilizações que os jogadores podem escolher para controlar.

17. Frostpunk: Console Edition (11 Bit Studios)

Em um mundo alternativo steampunk, a Terra foi tomado pelo gelo, o que causou a morte de milhões de pessoas. Para conseguir sobreviver ao frio, as autoridades britânicas construíram diversos geradores para que as cidades possam ser reconstruir. É ao redor destes geradores que o jogador, atuando como o capitão daquela região, deverá gerenciar os recursos e garantir a sobrevivência da cidade.

O jogo é uma versão para PS4 lançada em 2019 do original lançado para PC no ano anterior e foi considerado um dos melhores simuladores do ano.

18. Bloodborne (From Software)

Quarto título da série de games Souls, Bloodborne é um jogo perfeito para quem gosta de um clima de suspense.

A história se passa na cidade em ruínas de Yharnam. Segundo das lendas, ela abriga um poderoso  remédio, o que chama a atenção de diversos viajantes em busca de curas para diversos tipos de doenças. No entanto, quando um novo viajante chega à Yharnam, ele descobre que na verdade a cidade está tomada por uma doença que transformou seus habitantes em criaturas horrendas e violentas. Ele então precisará sobreviver à este cenário e encontrar uma resposta para o que está acontecendo.

19. The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red Studio)

A saga The Witcher ganhou o seu terceiro jogo em 2015. Baseado na série de livros do polonês Andrzej Sapkowski, a sua história é ambientada em um universo fantástico medieval. O protagonista é o bruxo e caçador de monstros, Geralt de Rívia, que terá que enfrentar um misterioso e mortal exército conhecido como Caçada Selvagem, que espalha medo e sangue nos Reinos do Norte.

20. Hellblade: Senua’s Sacrifice (Ninja Theory)

Outro game com a temática medieval, Hellblade se volta à mitologia e cultura nórdica e acompanha a protagonista Senua. Uma das guerreiras do seu clã e tendo que lidar com diversos traumas devido à sua posição na sociedade, ela inicia a sua jornada à Hel, a terra dos mortos, onde alguém importante da sua vida está. Com um dos visuais mais impressionantes em jogos de PS4, o jogo consegue tratar com profundidade não somente a missão de Senua, mas também as suas emoções e os fantasmas do seu passado.

21. Assassin’s Creed Odyssey (Ubisoft Quebec)

Décimo primeiro título de uma das séries de games de maior sucesso, Assassin’s Creed Odyssey se passa em 431 a.C., na Grécia Antiga. Em meio à Guerra do Peloponeso, entre as cidades-estados da região, o jogador pode escolher entre dois protagonistas: os irmãos Alexios ou Kassandra, descendente do rei espartano Leônidas I, que se tornam mercenários na vida adulta. Em uma narrativa cheia de missões e easter eggs de artefatos dos jogos anteriores, acompanhamos a criação da da Irmandade dos Assassinos. 

22. Final Fantasy XIV: Shadowbringers (Square Enix)

Um dos melhores jogos para PS4 lançados em 2019 se trata na verdade de uma expansão para o jogo online Final Fantasy XIV. Na expansão, os jogadores são levados à Norvrandt, o primeiro dos 13 Shards que compõem o universo de Final Fantasy XIV. Em um mundo onde é sempre dia, as coisas não deixam de se tornarem misteriosas e aterrorizantes. Além do mundo ser totalmente cercado por um mar cristalino, os jogadores precisam lidar com demônios que devoram os vivos enquanto progridem com a história e descobrem os segredos do local.