A população de Minas Gerais é de aproximadamente 20,5 milhões de habitantes. Desses, quase 10 milhões vivem nas 20 cidades mais populosas do estado. Confira abaixo uma lista dessas cidades, segundo o IBGE:
Índice do conteúdo
Belo Horizonte
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e a quinta maior cidade do Brasil. Com uma população estimada em 2,459,530 habitantes, Belo Horizonte é o principal centro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, composta por 34 municípios com 7,937,724 habitantes. A cidade está localizada na Zona da Mata Mineira, a 650 metros de altitude, e é atravessada pelos rios São Francisco e Arrudas. Belo Horizonte foi fundada em 12 de outubro de 1897 por Morais e Viana.
Uberlândia
Uberlândia é a segunda maior cidade de Minas Gerais, com uma população de mais de 650 mil habitantes. Fica no centro do estado, a aproximadamente 400 km da capital Belo Horizonte. É conhecida como a “Capital Nacional da Moda”, devido às grandes empresas de confecção que se instalaram na região. A cidade também abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.
Contagem: saiba mais sobre a cidade no estado de Minas Gerais
Contagem é uma cidade no estado de Minas Gerais, com uma população estimada em 2016 de 675.933 habitantes. A cidade fica a aproximadamente 30 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte. Contagem é conhecida por abrigar a maior planta da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) fora dos Estados Unidos, que produz os modelos Fiat Argo, Fiat Cronos e Jeep Renegade. A cidade também abriga a segunda maior usina siderúrgica do Brasil, a Usiminas Mecânica.
Juiz de Fora
Juiz de Fora é uma cidade brasileira, situada no estado de Minas Gerais. A cidade possui um dos maiores PIBs per capita do Brasil e é considerada a capital nacional da região Sudeste. Juiz de Fora também se destaca na educação, com várias universidades e escolas de ensino médio. Além disso, a cidade é servida por diversos meios de transporte, o que facilita o deslocamento da população.
Betim
Betim é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. A cidade pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte, a segunda maior metrópole do Brasil, com mais de 5 milhões de habitantes. A cidade fica a 32 km da capital mineira.
Betim é a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte e também a segunda maior do estado de Minas Gerais, com mais de 600 mil habitantes. A economia da cidade é diversificada e inclui setores como mineração, siderurgia, automobilístico, logística e TI.
A cidade tem uma boa rede de transportes públicos, que facilita o deslocamento dos moradores para outras regiões da metrópole. Além disso, há diversos parques e espaços verdes na cidade, o que proporciona qualidade de vida para os moradores.
Montes Claros
A cidade de Montes Claros é a 20ª maior cidade de Minas Gerais, com uma população de pouco mais de 305 mil habitantes. A cidade está localizada no norte do estado, a aproximadamente 596 km da capital Belo Horizonte.
Montes Claros é conhecida por ser um importante centro universitário e comercial, além de também abrigar diversas indústrias. A Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) é uma das principais instituições de ensino superior da região e oferece diversos cursos nas áreas de Ciências Humanas, Saúde e Exatas.
Além dos estudantes universitários, a cidade recebe anualmente turistas que vêm para admirar sua beleza natural, principalmente as quedas d’água do Rio São Francisco. Outro atrativo turístico é o Parque Estadual Serra do Caldeirão, que oferece trilhas para caminhada e camping.
Ribeirão das Neves
Ribeirão das Neves é a 20ª cidade mais populosa de Minas Gerais, com uma população estimada em 155.919 habitantes. A cidade fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e é adjacente à capital do estado.
Historicamente, Ribeirão das Neves era conhecida pelas minas de ouro e diamante que foram descobertas nas proximidades. Atualmente, a cidade é um importante polo industrial, com mais de 200 empresas instaladas. Além disso, a cidade também abriga o maior parque aquático da América Latina, o Wet’n Wild Brasil.
Uberaba
Uberaba é a terceira maior cidade de Minas Gerais, com mais de 660 mil habitantes. A cidade fica na Região do Triângulo Mineiro, ao norte do estado, e é conhecida pelo seu comércio e agricultura. A cidade também abriga um grande número de indústrias, especialmente no setor automotivo. Uberaba é servida por um aeroporto internacional e tem um dos maiores rodeios do Brasil.
Governador Valadares
Governador Valadares é uma cidade do estado de Minas Gerais, no Brasil. A cidade fica na divisa com o estado do Espírito Santo e é a segunda maior cidade da região do Vale do Rio Doce, com pouco mais de 400 mil habitantes. A economia da cidade é baseada principalmente no comércio e na indústria. Governador Valadares também é um importante centro turístico, especialmente devido às suas belas paisagens naturais. A cidade tem alguns dos melhores pontos de mergulho do Brasil e é conhecida pelo seu Carnaval, que atrai turistas de todo o país.
Ipatinga
Ipatinga é uma cidade brasileira situada no estado de Minas Gerais. É a segunda maior cidade do Vale do Aço, depois de Belo Horizonte, capital do estado. A população da cidade é estimada em 400.849 habitantes, segundo o IBGE em 2018.2 Ipatinga foi fundada em 10 de outubro de 1876 pelos irmãos João Pinto Soares e Afonso Pena Júnior com o nome de Villa Nova do Alegre. Em 1883, o nome da cidade foi alterado para Ipatinga, nome guarani que significa “pedra que brilha”. A economia da cidade é baseada na indústria siderúrgica e na mineração.
Ipatinga is a Brazilian city located in the state of Minas Gerais. It is the second largest city in the Vale do Aço region, after Belo Horizonte, the state capital. The city’s population is estimated at 400,849 inhabitants according to IBGE in 2018.2 Ipatinga was founded on October 10, 1876 by brothers João Pinto Soares and Afonso Pena Júnior under the name Villa Nova
Sete Lagoas
Sete Lagoas é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. A cidade pertence à microrregião de Sete Lagoas, na mesorregião Centro-Oeste de Minas. Sua população estimada em 2016 era de 312 077 habitantes. A densidade demográfica da cidade é de 564,6 hab/km².
A economia da cidade é baseada na indústria e no comércio. Há diversos polos industriais, com destaque para a Zona Industrial Sul (ZIS), que abriga grandes empresas, como a Gerdau, ArcelorMittal e a Vale do Rio Doce. Além disso, a cidade também é um importante pólo turístico, devido às suas belezas naturais, como as Cachoeiras do Riacho Grande.
Divinópolis
Divinópolis é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. Localiza-se na Região Centro-Oeste do estado, a aproximadamente 200 km da capital, Belo Horizonte. A cidade faz parte da Mesorregião Centro-Oeste Mineiro e da Microrregião de Divinópolis. É conhecida como “Capital do Milho” e também como “Cidade das Rosas”, devido às grandes lavouras de milho e às inúmeras variedades de rosas cultivadas nas proximidades.
A cidade foi fundada em 1790 pelos bandeirantes Domingos Vidal Barbosa e Joaquim Soares Lisboa, que também deram seus nomes aos bairros onde fixaram suas residências. A população da cidade é composta por pessoas de diversas origens étnicas e religiões, mas a maioria é de descendência europeia, principalmente italiana e portuguesa.
O clima da região é Tropical de altitude, com verões quentes e úmidos e invernos amenos e secos. A temperatura média anual é de 20 °C.
A economia da cidade é baseada na agricultura, principalmente na produção de milho, soja, feijão, batata-doce e uva. Divinópolis também é conhecida pelo comércio varejista e atacadista, pelo setor terciário (serviços) bem como pela indústria têxtil e calçadista.
A cidade abriga a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Campus Divinópolis, a Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG Campus Divinópolis, além da Faculdade Anhanguera – Uniderp Campus Divinópolis. Também são ofertados cursos técnicos pelo Instituto Federal de Educação – IFMG Campus Divinópolis.
A infraestrutura da cidade é boa, com diversos serviços de saúde e educação, além de transporte público urbano e intermunicipal bem desenvolvidos. A cidade também conta com um aeroporto localizado a aproximadamente 8 km do centro.
Santa Luzia
A cidade de Santa Luzia é a 20ª maior cidade de Minas Gerais, com uma população de 123.826 habitantes, segundo o IBGE. A cidade fica na Grande BH e pertence ao mesmo município que Contagem e Betim. Os principais pontos turísticos da cidade são o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que atrai fiéis de todo o Brasil, e o Parque Ecológico Municipal do Rio das Velhas, um espaço verde de mais de 80 hectares que abriga diversas espécies da fauna e da flora local.
Ibirité
A população de Minas Gerais é de aproximadamente 20,5 milhões de habitantes. Desses, quase 10 milhões vivem nas 20 cidades mais populosas do estadoIbirité é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. Localiza-se a aproximadamente 90 km ao norte da capital do estado, Belo Horizonte. A cidade tem uma população estimada em 2014 de 104 932 habitantes. Ibirité é conhecida por seus parques naturais e pela produção de café.
Poços de Caldas
Poços de Caldas é uma cidade do interior de Minas Gerais que fica a poucos quilômetros da divisa com o estado de São Paulo. A cidade é famosa pelas suas fontes termais e pelo seu clima ameno, o que a torna um destino turístico bastante popular. De acordo com o IBGE, Poços de Caldas é a 19ª cidade mais populosa de Minas Gerais, com pouco mais de 90 mil habitantes.
Patos de Minas
Patos de Minas é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2020 era de 103.919 habitantes, o que a coloca na 20ª posição entre as cidades mais populosas do estado e a 1.014ª do Brasil. A cidade fica a 322 km da capital mineira Belo Horizonte e a 35 km da divisa com o estado de Goiás. É conhecida pela produção leiteira e também pelo artesanato local, especialmente por suas peças de barro.
Pouso Alegre
Pouso Alegre é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. Pouso Alegre se destaca pelo seu clima ameno e pela beleza natural de suas paisagens. A cidade é um importante centro econômico da região Sul de Minas Gerais e abriga diversas indústrias, comércio e serviços.
Pouso Alegre é conhecida também pelos seus parques e museus, que atraem turistas do Brasil e do mundo todo. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade são o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Parque das Mangueiras e o Parque Ecológico Municipal.
Teófilo Otoni
Teófilo Otoni é uma cidade do estado de Minas Gerais, no Brasil. Segundo o IBGE, sua população em 2010 era de 155.597 habitantes. A cidade é conhecida como a “Capital Nacional da Música”, devido às inúmeras escolas de música e aos festivais musicais que acontecem anualmente na cidade. Além disso, Teófilo Otoni também é reconhecida pelo seu artesanato, principalmente o bordado e a cerâmica.
Barbacena
Barbacena é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. Localiza-se na Região Sul do estado, a uma altitude de 933 metros. Sua população estimada em 2019 era de 153.397 habitantes.
A cidade é conhecida como a “Cidade das Orquídeas” e também abriga o Museu do Trem, um dos mais importantes museus do gênero no Brasil. Barbacena também é sede da Academia Mineira de Letras, fundada em 1837, e foi a primeira academia literária brasileira a ser criada fora da capital federal.
Sabará
Sabará é uma cidade do estado de Minas Gerais, no Brasil. A cidade tem uma área de 634 km² e uma população estimada em 2019 de 154.907 habitantes. Sabará faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e está localizada a 27 km a norte da capital do estado.
Motivos para morar em Minas Gerais
As 20 cidades mais populosas de Minas Gerais oferecem aos seus moradores uma infinidade de motivos para amar onde vivem. Aqui estão apenas alguns dos muitos motivos pelos quais as pessoas adoram morar em Minas Gerais:
1. A proximidade com a capital, Belo Horizonte. Morar em Minas Gerais significa estar a apenas uma hora de carro da capital do estado, o que facilita o acesso a todas as comodidades e serviços que a cidade grande oferece.
2. O clima é perfeito! As temperaturas em Minas Gerais são agradáveis durante todo o ano, com invernos amenos e verões quentes mas não abafados.
3. A culinária mineira é deliciosa e variada. Com pratos típicos que utilizam ingredientes frescos da região, a gastronomia de Minas Gerais é uma das melhores do Brasil.
4. A qualidade de vida é excelente. As cidades de Minas Gerais oferecem aos seus moradores tudo o que eles precisam para uma vida confortável e saudável, desde ótimas escolas e hospitais até parques e espaços verdes.
5. A natureza é espetacular. Minas Gerais é conhecida por suas paisagens de montanha, rios e cachoeiras, tornando-se um destino popular para amantes da natureza.
6. A história e a cultura são ricas. Com um passado rico em história e tradições, as cidades de Minas Gerais são repletas de monumentos, museus e outros pontos turísticos que atraem visitantes do mundo todo.
7. As pessoas são acolhedoras. Os mineiros são famosos por serem extremamente hospitaleiros, o que torna fácil para os estran