Stranger Things é uma série de televisão americana de ficção científica criada, dirigida e produzida por Matt e Ross Duffer, conhecidos como os irmãos Duffer. A primeira temporada da série foi lançada pela Netflix em 15 de julho de 2016. A trama segue um grupo de amigos que tentam desvendar o mistério por trás do desaparecimento de um deles, enquanto também lidam com forças sobrenaturais que ameaçam a cidade onde vivem.
Índice do conteúdo
A série e os seus criadores
A série Stranger Things foi criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, que são os roteiristas, diretores e produtores executivos da série. Eles criaram a história inspirados em suas experiências na infância, especialmente nas histórias de ficção científica e nos filmes de terror dos anos 80.
A primeira temporada da série se passa em Hawkins, no estado americano de Indiana, em 1983. A história segue o desaparecimento do jovem Will Byers (Noah Schnapp) e a busca para encontrá-lo por seus amigos Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) e Dustin Henderson (Gaten Matarazzo). Enquanto isso, a mãe de Will, Joyce Byers (Winona Ryder), luta para lidar com o desaparecimento do filho e acaba recebendo ajuda do professor de ciências Jim Hopper (David Harbour).
Ao longo da série, vemos os personagens enfrentando várias ameaças, incluindo monstros, a Força de Defesa Nacional, grupos de cientistas e assim por diante. A série é uma mistura de gêneros, incluindo ficção científica, suspense, horror e aventura, que agradou muito aos telespectadores.
A série já conta com três temporadas lançadas e a quarta está confirmada para 2020. O seriado é exibido no Brasil pelo canal Netflix.
Qual a história da série Stranger Things?
A série Stranger Things é uma história de ficção científica sobre o desaparecimento de um jovem garoto em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. O garoto, que foi visto pela última vez numa festa na casa de um de seus amigos, logo é encontrado morto num lago próximo. A polícia local e a família do garoto não conseguem explicar o que aconteceu e a investigação logo fica parada.
Os amigos do garoto, no entanto, não desistem e começam a procurar por respostas. Eles logo descobrem que o garoto estava envolvido num experimento secreto conduzido pelo Governo e que ele não está realmente morto. Agora, os amigos terão que enfrentar forças sobrenaturais para salvá-lo antes que seja tarde demais.
A inspiração para a série
Os criadores da série, os irmãos Duffer, afirmam que a inspiração para a série veio de várias fontes, incluindo filmes como E.T. – O Extraterrestre, Os Goonies e Conta Comigo; livros como A Criança que Brincava com Fogo, de Stephen King; e jogos de vídeo, como Alan Wake e Silent Hill. Eles queriam criar uma série que recapturasse o espírito desses filmes e histórias que amavam na infância.
O elenco e os personagens de Stranger Things
O elenco da série Stranger Things é composto por Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Natalia Dyer e Charlie Heaton.
Os personagens de Stranger Things são Eleven (Millie Bobby Brown), Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin), Will Byers (Noah Schnapp), Joyce Byers (Winona Ryder), Chief Jim Hopper (David Harbour) e Nancy Wheeler (Natalia Dyer).
A trama da primeira temporada
A primeira temporada da série Stranger Things segue a história de um grupo de amigos que moram na cidade fictícia de Hawkins, no estado americano de Indiana. O grupo é liderado pelo jovem Will Byers, que some misteriosamente um dia após uma festa. Enquanto os amigos e a família de Will se envolvem em uma busca frenética por ele, eles acabam descobrindo um experimento secreto do governo e um ser sobrenatural que pode estar envolvido no sumiço do garoto.
A trama da segunda temporada
A segunda temporada da série Stranger Things, produzida pelos irmãos Duffer, começa exatamente onde a primeira terminou: com Eleven (Millie Bobby Brown) desaparecida e os amigos de Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) procurando por ela.
O ano é 1984 e, apesar de ainda existirem muitas perguntas não respondidas sobre o Mundo Invertido, a principal dúvida na cabeça dos garotos é: onde está Eleven? Eles sabem que ela está viva – afinal, foram eles que a encontraram no final da temporada anterior – mas não fazem ideia de onde ela possa estar agora.
Enquanto isso,Will Byers (Noah Schnapp) parece finalmente ter voltado ao mundo real, mas logo descobre que não está completamente livre do Mundo Invertido. Ele continua tendo visões do lugar e ouve vozes, o que o leva a acreditar que há algo mais ali. Com medo de que ele esteja sendo controlado por um demônio, seus pais e os amigos procuram a ajuda de um psiquiatra para tratar suas alucinações.
Enquanto isso, na escola, Lucas e Max (Sadie Sink) fazem amizade e logo começam a namorar. A chegada da menina parece ser um bom motivo para que Dustin tente conquistá-la com seu novo animal de estimação: D’Artagnan ou Dart – um “demogorgon desdentado”. Tudo vai bem até que ele percebe que Dart não é o bichinho dócil que ele pensava ser…
Assim como acontecia em Stranger Things 1, o centro das atenções em Stranger Things 2 é Will Byers e as visões que ele está tendo. Além disso, a série também aborda outros temas relevantes para os anos 1980 – como bullying, racismo e homofobia – além de trazer mais detalhes sobre o Mundo Invertido.
No final, a segunda temporada de Stranger Things consegue responder boa parte das perguntas que ficaram no ar na primeira temporada, e traz uma boa dose de suspense e aventura para os fãs da série. Apesar de não ser tão genial quanto a primeira, ela é um bom encerramento para esse ciclo.
A trama da terceira temporada
A terceira temporada da série Stranger Things gira em torno do desaparecimento de Will Byers. Após ele finalmente voltar para casa, as coisas parecem estar voltando ao normal. Mas logo Will começa a ter visões estranhas e pesadelos. Ele não consegue mais dormir e fica cada vez mais irritado e distante de seus amigos e familiares. Ninguém sabe o que está acontecendo com Will, até que Eleven descobre que o Demogorgon está de volta. Agora os amigos precisam encontrar um jeito de salvar Will antes que seja tarde demais.
Críticas à série Stranger Things
A série Stranger Things parece ser uma história interessante, mas algumas pessoas acham que ela é estranha. Algumas críticas à série incluem a falta de originalidade, o uso exagerado de clichês e a implausibleza da história. No entanto, outras pessoas gostam da série e acham que ela é divertida e bem feita.
Qual a moral da história de Stranger Things?
A história da série Stranger Things é, acima de tudo, uma história sobre a amizade. Os quatro amigos que protagonizam a série – Mike, Dustin, Lucas e Eleven – são extremamente leais um ao outro e estão sempre dispostos a fazer qualquer coisa pelo bem do grupo. Essa lealdade é testada várias vezes durante a série, especialmente quando um deles desaparece e os outros três tentam descobrir o que aconteceu. A história também tem muito a dizer sobre o valor da família e da comunidade. Os personagens principais passam por muitas dificuldades, mas sempre podem contar uns com os outros para superar qualquer obstáculo. No final, todos aprendem que o verdadeiro amor e a verdadeira amizade são as coisas mais importantes da vida.
Prêmios recebidos pela série
A série Stranger Things foi muito bem recebida pela crítica especializada e pelo público em geral. Além de ter sido renovada para uma segunda temporada, a série já conquistou diversos prêmios, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
No Golden Globe Awards 2017, a série foi indicada nas categorias de Melhor Série Dramática e Melhor Ator em Série Dramática (David Harbour). Já no Emmy Awards 2016, a produção levou o prêmio de Melhor Roteiro para uma Série Dramática, além de ter sido indicada nas categorias de Melhor Série Dramática e Melhores Atores em uma Série Dramática (Winona Ryder e David Harbour).
No Critics’ Choice Television Awards 2016, a série venceu na categoria de Melhor Série de TV Fantasia/Sci-Fi/Horror, além de ter sido indicada nas categorias de Melhor Elenco em uma Série Dramática e Melhores Atores Coadjuvantes em uma Série Dramática (David Harbour e Matthew Modine).
No Festival de Cinema de Sundance 2016, a série foi indicada nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Dramaturgia e Melhor Fotografia. No Globo de Ouro do SBT, a produção ganhou o grande prêmio da noite em mais de uma categoria: Melhor Série de TV, Melhor Atriz em Série Dramática (Winona Ryder), Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática (David Harbour) e Melhor Direção para uma Série Dramática (The Duffer Brothers).