Depois de uma longa semana, tudo o que você mais quer é relaxar um pouco, certo? E nada como um bom filme para ajudar. Mas na hora de escolher um, você fica horas procurando? Para não se perder entre tantas opções, continue por aqui. Você vai saber quantos filmes tem na Netflix e aprender técnicas de como escolher o conteúdo certo para cada momento.
Afinal, quantos filmes tem na Netflix?
Apesar de vários sites e blogs tentarem achar um número exato para medir o tamanho da Netflix, muitos sempre usam termos como: aproximadamente, segundo alguém, mais ou menos ou cerca de. A verdade é que nem a Netflix tem um número exato. Sim. Verdade. Pode perguntar para eles.
Conforme o número de contratos é iniciado ou finalizado, os filmes vão e vêm de forma rápida e dinâmica. Isso gera uma rotatividade de títulos muito grande. Portanto, saber exatamente quantos filmes tem na Netflix hoje, é bem complicado.
Mas para não deixar você curioso, o número aproximado de quantos filmes tem na Netflix no Brasil é de quatro mil títulos. Agora dá para ter uma noção de quantas sinopses você vai ter que ler, não é? Mas calma. Com algumas dicas a seguir de como a Netflix funciona, você vai conseguir escolher seus filmes sem perder tanto tempo.
Antes e depois
Para quem viveu na época das locadoras físicas e viu o império da Blockbuster, deve se lembrar das enormes prateleiras e de inúmeras opções de filmes que tinham na época. Hoje, graças à internet, ao streaming e ao número incrível de longas-metragens que são lançados por ano pela indústria, quantos filmes tem na Netflix para que você possa escolher? Parece uma infinidade!
Na locadora, você tinha algumas propagandas e peças publicitárias dos filmes que eram lançados. Isso era uma estratégia apelativa que tinha muito efeito. O número de títulos era bem menor do que o que existe hoje em uma plataforma digital. Com menos filmes, fica mais fácil a escolha.
Como a Netflix nasceu no fim dos anos 90, enviando os filmes por correio na época em que as locadoras reinavam, o modelo que a Netflix usa para divulgar e expor seus títulos é baseado em como era feito nas locadoras físicas. Por exemplo:
- Lançamentos – Filmes que aparecem sempre no topo para chamar a atenção logo de cara, assim como os filmes novos nas prateleiras da frente com cartazes e banners para chamar a atenção.
- Trailer automático – Todo dia fica um trailer em cartaz passando logo quando você entra no site ou no aplicativo. Nas lojas físicas era igual. Havia trailers passando nas televisões durante o dia.
- TOP 10 – Quantos filmes tem na Netflix que são recorde de audiência ou que são o assunto do momento? Tem até uma lista própria para eles. Nas locadoras físicas havia uma prateleira inteira com os filmes mais vistos e que tinham maior frequência de saída. Na época, como eram limitadas as cópias dos filmes, você poderia reservar e levar para assistir assim que fossem devolvidas. Havia outra prateleira para os reservados também.
- Categorias – Isso parece básico para qualquer pessoa que seja organizada, mas nem sempre se pensava em categorizar os filmes de maneira diferente senão por gênero. Isso muito por conta da limitação do espaço físico e da quantidade de cópias disponíveis. Lembre-se que os filmes eram físicos. No máximo se tinha umas dez fitas ou DVDs por título.
Quantos filmes tem na Netflix e que todos os assinantes podem assistir ao mesmo tempo? O mecanismo de pesquisa facilita muito o usuário a encontrar o filme que deseja.
Assisti todos os filmes, e agora?
Quantos filmes tem na Netflix mesmo? Aproximadamente quatro mil títulos em constante renovação, certo? Isso dá em média quase nove meses assistindo um filme atrás do outro, sem parar. Veja novamente as categorias que gosta. Pesquise na internet antes de se sentar no sofá para assistir um filme que valha a pena. Utilize o Top 10 e os lançamentos ao seu favor. Afinal, certamente você não assistiu todos os títulos disponíveis.
Escolhendo filmes
Para te ajudar a escolher os filmes na Netflix, aqui vão algumas dicas:
- Minha Lista – Pesquise de vez em quando e sempre alimente a categoria “Minha lista”. Quando se sentar no sofá para assistir alguma coisa, não caia na tentação de ficar procurando como se folheasse uma revista ou mudasse os canais da televisão apenas para passar o tempo. Escolha um filme de sua lista e assista. Você só vai saber se gosta ou não assistindo.
- Botão Aleatório ou opção “Surpreenda-me” – Caso ainda tenha dúvidas de qual título curtir, um mecanismo ótimo que a Netflix fez pensando em facilitar a sua escolha foi o botão aleatório. Quantos filmes tem na Netflix? Quanto tempo você não passaria lendo sinopses e vendo trailers? Dormiria procurando e não assistiria nada ou voltaria para aquela série de sempre e veria episódios repetidos até dormir. Abuse do botão aleatório e da opção “Surpreenda-me” e dê uma chance aos filmes que forem sugeridos.
Todo filme merece uma chance
Pensa nos milhões de dólares que foram gastos para a produção de um longa-metragem. Quantos filmes tem na Netflix que foram feitos com o propósito de entreter o cliente? Às vezes, o filme do qual você não espera, acaba de surpreendendo imensamente. Então, uma última dica: dê uma chance aos filmes que não gastam rios de dinheiro em propagandas.
Agora você já sabe quantos filmes tem na Netflix, utilize as dicas que foram dadas e vá curtir um bom filme! Tem algum truque para compartilhar sobre como escolher um ótimo título? Deixe aqui sua opinião e comente sobre o último filme que você assistiu achando que não seria bom, mas que te surpreendeu. Veja também as melhores séries da Netflix.