As 22 melhores séries de terror de todos os tempos: veja a lista!

Fazer com que uma série com diversos episódios contenha uma trama consistente e assustadora não é uma tarefa tão fácil. Nem todas as séries que se propõem a aterrorizar os seus espectadores conseguem fazer isso, mas existem exemplos ilustres de seriados que tiveram sucesso nesta missão. Seja com os clássicos Twilight Zone ou Twin Peaks ou com os contemporâneos American Horror Story ou Hannibal, a TV explorou diversas formas de construir uma narrativa de terror e fazer com que o espectador fique intrigado, sem nem pensar em tirar os olhos da tela.

E aí, qual a sua série preferida de terror? Confira a nossa lista das 22 das melhores séries de terror de todos os tempos e conheça mais títulos deste gênero.

1. American Horror Story (2011 – presente)

Uma das séries mais aterrorizantes da atualidade, American Horror Story é uma antologia de terror. Na primeira temporada, conhecemos a família Harmon, composta pelo psiquiatra Ben, sua esposa Vivien e a filha adolescente Violet. Ao se mudarem para uma mansão antiga em nova cidade após eventos traumáticos. Mas o que eles não sabem é que a casa é assombrada por seus antigos moradores.

2. A Maldição da Residência Hill (2018)

Cinco irmãos são assombrados por eventos que ocorreram na sua infância, quando moravam na assombrada residência Hill. Ao longo dos anos, cada um lidou com os acontecimentos de uma forma diferente, tentando esquecer. No entanto, quando a irmã mais nova se suicida, seus irmãos precisam retornar à mansão e confrontar os fantasmas do passado.

Quando foi lançada na Netflix, A Maldição da Residência Hill chamou atenção de  público e crítica por uma trama muito bem construída misturando drama e terror sobrenatural. Dado o sucesso, uma nova temporada já está em desenvolvimento: A Maldição da Mansão Bly. Segundo o diretor e criador da série, será ainda mais assustadora do que a primeira temporada.

3. Castle Rock (2018)

As histórias de Stephen King, o mestre do horror, já tiveram várias adaptações para o cinema e a televisão. Mas nenhuma delas combina todo o universo de terror desenvolvido por King em um único local. É em Castle Rock, uma cidade no interior do Maine, que as histórias de suspense e terror de King se encontram e aterrorizam seus moradores. A cada episódio, uma nova história, que vai se entrelaçando com as outras e formando uma trama complexa.

4. The Walking Dead (2010 – presente)

Baseada nos quadrinhos de mesmo nome de Robert Kirkman, a série é centrada de Rick Grimes, o xerife de uma cidadezinha no estado da Geórgia que acorda após passar semanas em coma em um mundo pós-apocalíptico dominados por zumbis. Ele então passa a liderar um grupo de sobreviventes tentando viver neste novo mundo.

5. Fear the Walking Dead (2015 – presente)

O spin-off de The Walking Dead também entra na nossa lista de melhores séries de terror. Fear the Walking Dead é focada no início da contaminação que ocasionou em um apocalipse zumbi que dominou o mundo no universo da série. Em Los Angeles, acompanhamos uma família disfuncional que precisa se reinventar para conseguir sobreviver ao colapso da civilização.

6. Outcast (2016 – 2017)

Outcast é outra série baseada em um quadrinho de Robert Kirkman e tem somente duas temporadas. Na trama, o protagonista Kyle Barnes é atormentado por possessões demoníacas desde que ele era criança. Já adulto, ele é procurado pelo reverendo da sua cidade para ajudá-lo a lidar com novos casos de possessões. Kyle terá que lidar com o seu passado para descobrir o que está por trás destas manifestações sobrenaturais que o cercam.

7. Preacher (2016 – presente)

Outra série baseada em quadrinhos é Preacher. A série conta a história de Jesse Custer, um pastor que começa a duvidar da sua fé. Pedido um sinal de Deus, ele é possuído por uma chamada Gênesis, que fugiu do paraíso. Os anjos do paraíso então enviam um matador do século XIX, o Santo dos Assassinos para perseguir os dois.

8. Z Nation (2014 – 2018)

Três anos após um apocalipse zumbi ser desencadeado por um vírus, um grupo tem a missão de transportar o único sobrevivente à exposição à praga. Eles precisam levá-lo para o outro lado dos Estados Unidos, para um dos últimos  laboratórios do Centros de Controle de Doenças, que irá usá-lo para desenvolver uma vacina que pode salvar a humanidade.

9. Ash vs. Evil Dead (2015 – 2017)

Derivada da série de filme Uma Morte Alucinante, a série Ash vs. Evil Dead mistura comédia, aventura e terror. 30 anos depois dos eventos da trilogia original de filmes, o protagonista Ash Williams tenta manter distância à tudo o que envolve Evil Dead e demônios. No entanto, quando uma nova ameaça surge, Ash tem que aprender a lidar com os próprios traumas e salvar a raça humana.

10. Buffy, a Caça-Vampiros (1997 – 2003)

A série Buffy, a Caça-Vampiros foi um marco na televisão americana. A série narra as aventuras de Buffy, uma jovem que descende de uma longa linhagem de mulheres que caçam vampiros e demônios. Aclamada pelo público, teve oito temporadas, um filme e ainda contou com um spin-off, Angel. Além disso, foi a principal influência de outras séries sobrenaturais voltadas para jovens.

11. Supernatural (2005 – 2020)

Uma série que foi diretamente influenciada por Buffy, foi Supernatural. Na trama, os irmãos Sam e Dean Winchester investigam eventos paranormais a fim de destruir demônios e outras criaturas sobrenaturais que assombram o mundo. No seu Chevrolet impala 1967, os dois viajam por todo o território dos Estados Unidos segundo eventos sobrenaturais. Sucesso entre o público, a série já possui 15 temporadas e será finalizada neste ano.

12. O Mundo Sombrio de Sabrina (2018 – presente)

Sabrina Spellman é uma bruxa adolescente que ficou conhecida por sua série de comédia dos anos 90, Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. No entanto, a nova série da personagem explora o clima de bruxaria de uma forma muito mais sombria. Na trama, Sabrina está prestes a completar 16 anos e precisa conciliar suas duas naturezas: a bruxa e a mortal. Mas no seu aniversário, ela terá que escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais.

13. Penny Dreadful (2014 – 2016)

Durante o século XIX na Inglaterra, eram comuns os folhetins Penny Dreadful, publicação de histórias de ficção e terror com personagens da literatura fantástica da época. Na série, Sir Malcom Murray decide recrutar uma equipe para encontrar sua filha Mina que desapareceu. Entre eles, estão a misteriosa Vanessa Ives, o pistoleiro americano Ethan Chandler e o Dr. Victor Frankenstein. Ao longo dos episódios, os personagens lidam com criaturas místicas, lendas urbanas e outros personagens fantásticos da literatura inglesa.

14. Slasher (2016 – 2018)

Série canadense de terror, Slasher também segue a linha de antologias ao longo das suas diferentes temporadas. O diferencial de Slasher é que sua trama é focada em diferentes assassinos em série. No primeiro ano da série, Sarah é uma artista plástica que se muda com o marido para a antiga casa família, na cidade de Waterbury. No entanto, ela começa a ser aterrorizada por suas memórias de infância quando um assassino em série chamado de O Carrasco faz novas vítimas.

15. Channel Zero (2016 – 2018)

Mesmo com apenas 16 episódios, Channel Zero entrou para a lista de melhores série de terror por sua experimentalidade visual com o gênero do terror. A série é uma antologia e dedica cada temporada a uma Creepypasta, histórias de terror que são divulgadas em fóruns da internet e se tornam virais. Na primeira temporada, um psicólogo retorna à sua cidade natal com o objetivo para investigar o desaparecimento do seu irmão gêmeo e de outras crianças ao longo dos anos 80. Aos poucos, ele vai descobrindo a conexão entre os desaparecimentos e um estranho programa infantil que era exibido na época.

16. Twin Peaks (1990, 2017)

Outra série clássica de terror que ganhou uma nova temporada nos últimos anos é Twin Peaks. Idealizada pelo diretor conhecido pelas suas histórias surrealistas, David Lynch. Na trama, o agente do FBI viaja até a cidade de Twin Peaks para participar da investigação do assassinato da jovem Laura Palmer. Lá, ele encontra personagens excêntricos envoltos em uma trama misteriosa que envolve a morte da adolescente. Aclamada por público e crítica, as duas temporadas de Twin Peaks serviu de influência para outras séries de mistério. Em 2017, ganhou mais uma temporada com 18 episódios.

17. Dark (2018- presente)

A série alemã da Netflix mistura elementos de terror, suspense e ficção científica em uma trama que embaralhou a cabeça de muitos espectadores, movimentando fóruns de discussão para discutir teorias. A trama se passa na cidadezinha de , no ano de 2019, quando duas criança desaparecem misteriosamente em uma floresta das redondezas. A busca pela verdade no sumiço das crianças faz com que quatro famílias sejam colocadas no centro de uma trama cheia de mistérios envolvendo uma usina nuclear e uma caverna misteriosa.

18. Hannibal (2013 – 2015)

O psiquiatra Hannibal Lecter é contratado pelo FBI para ajudar na recuperação de Will Graham, um investigador da agência que tem um talento para a solução de crimes, mas é atormentado por um trauma. O que Graham não sabe é que o seu psiquiatra é um serial killer canibal. Com três temporadas, a série Hannibal foi um sucesso de crítica pela complexidade da sua trama. No entanto, por conta da sua pouca audiência e pelo seu conteúdo considerado muito violento para um canal aberto, a série foi cancelada na sua terceira temporada.

19. Bates Motel (2013 – 2017)

Norma Bates decide recomeçar a vida após a morte do marido. Por isso, ela compra um hotel abandonado na cidadezinha de White Pine Bay, Oregon, para onde se muda com o filho, Norman, de 17 anos. Os dois compartilham uma relação complexa, que irá se aprofundar a medida em que trágicos acontecimentos ocorrem e segredos obscuros são revelados.

Para os amantes de terror, o nome de Norman Bates já é conhecido e o mais interessante da série é a construção do personagem até o que vemos em Psicose (1960), de Alfred Hitchcock.

20. Arquivo X (1993 – 2002; 2016; 2018)

Uma das série de ficção científica mais influentes das últimas décadas, em Arquivo X, os agentes Dana Scully e Fox Mulder do FBI se dedicam a solucionar casos não resolvidos que envolvem fenômenos paranormais. Enquanto Mulder acredita na existência destes fenômenos desconhecidos, Scully é uma médica que tenta explicar os fenômenos com base nas suas análises científicas. Juntos, eles vão se envolver em uma trama conspiratória que está por trás de diversos casos envolvendo alienígenas e o governo americano.

21. Twilight Zone (1959 – 1964; 1985 – 1989; 2002 – 2003; 2019 – presente)

Misturando fantasia, ficção científica e terror, Twilight Zone é outra série antológica de grande sucesso. A série teve 156 episódios com diferentes histórias envolvendo alienígenas, fantasmas, universos paralelos e outros eventos como metáfora para explicar comportamentos políticos e sociais da época. A série foi um imenso sucesso entre o público americano na década de 1960. Por isso, ganhou diversos revivals, com novas temporadas nos anos 80, anos 2000 e, atualmente, a série ganhou novos episódios comandados por Jordan Peele.

22. Contos da Cripta (1989 – 1997)

Com episódios baseados em uma revista em quadrinhos de mesmo nome, Contos da Cripta narra histórias sobrenaturais cheias de tensão e humor ácido. Assim como Twilight Zone, cada episódio é dedicado a uma história de terror. A série teve sete temporadas e um total de 93 episódios curtos, com cerca de 24 minutos.