Nomes de bebês mais populares em ordem alfabética para você escolher

A cada ano, mudam a maioria dos nomes de bebês mais populares. Entretanto, alguns parecem que são atemporais, e permanecem em alta por longos períodos. Você já percebeu como é comum que os alguns nomes surjam e, de repente, várias crianças que você conhece passam a receber os mesmos nomes?

De fato, isso acontece. O fenômeno da popularidade tem seus próprios ciclos, desde que os primeiros registros foram identificados. Novelas, filmes, seriados, famosos e bíblicos são, ainda, fortes indicadores para criar essa onda de nomes de bebês mais populares. Se você está em busca do nome que mais traz identificação com você e sua família, acompanhe essa leitura.

Separamos uma lista com diversos nomes de meninos e meninas. Aqui, você encontrará os nomes populares mais recentes, bem como os nomes clássicos, que nunca saem de moda e se mantém em alta constante. Se você que seguir ou evitar as tendências, ou ainda, só quer conhecer mais um pouco mais acerca dos significados, este conteúdo é para você. Confira.

Lista com os nomes de menina que estão em alta

Alice

Origem: germânico

Significado: de qualidade ou linhagem nobre

Alice é um dos nomes mais populares das últimas décadas no Brasil. Além disso, é popular em várias partes do mundo, principalmente pela influência do filme Alice no País das Maravilhas. É um nome curto, bonito e começa com A, que é sempre a preferência de muitos papais e mamães.

Cecília

Origem: latim

Significado: cega

Possui um significado intenso, e remete a justiça e ao amor, que são cegos. Até pouquíssimos anos atrás, Cecília era um nome antigo, mas como aconteceu com diversos nomes, agora voltou a ficar em alta e está ficando cada vez mais popular. Muitas novas Cecílias nasceram após os anos 2.000.

Eloá

Origem: hebraico

Significado: Deus

A popularidade do nome Eloá é inconstante, por vezes desaparece, mas volta e meia retorna aos nomes mais populares, como é o caso deste último ano. O significado e a sonoridade são os principais atrativos para que Eloá conste na lista de bebês mais populares.

Giovanna

Origem: italiano

Significado: graça de Deus

A sonoridade italiana de Giovanna é muito bonita e interessante. Não por acaso, é um dos nomes de bebês mais populares. Para os papais que querem um significado importante, Giovanna é ideal.

Helena

Origem: grego

Significado: tocha ou reluzente.

Helena é um nome imponente. Embora tenha origens gregas, é popular em diversas partes do mundo, tendo seus primeiros registros identificados há milênios! Presente na mitologia grega, uma mulher muito bonita chamada Helena fora raptada, dando origem a guerra de Tróia.

Isabella

Origem: hebraico

Significado: juramento a Deus

Isabella é a variante mais popular de Isabel. O nome foi utilizado por várias rainhas espalhadas por toda Europa. Por isso, é a escolha de quem procura um nome nobre para sua filha. O significado religioso também é motivo de Isabella estar entre os mais utilizados, há quase uma década.

Júlia

Origem: grego

Significado: macia ou jovem

Embora não tenha um significado tão relevante, a beleza do nome é indiscutível e caiu nas graças dos jovens papais e mamães. É uma escolha assertiva, pois é curto e bonito.

Heloísa

Origem: germânico

Significado: saudável ou guerreira

Heloísa é um nome diferente, bonito e é uma das variações de Luísa. Sua origem e seu significado são interessantes. Segundo a lenda alemã, Heloísa foi uma mulher que participou das guerras do país, mesmo em épocas proibidas. Ademais, todo mundo quer que sua filha seja uma guerreira saudável, certo?

Laura

Origem: latim

Significado: louro ou vitoriosa

Segundo a tradição cristã, os filhos são entregues como “coroa” aos seus pais, sendo sempre motivo de grande orgulho. Segundo historiadores, o nome Laura tem referência direta com as coroas de louros entregues aos atletas vencedores nos jogos Olímpicos de épocas muito antigas. Por isso, o louro se tornou assim símbolo de vitória e deu origem ao nome Laura. Diferente esse significado, não é mesmo?

Lívia

Origem: latim

Significado: pálida

O nome é um clássico, pois já era popular desde os tempos romanos. E como vimos, os nomes de bebês mais populares são cíclicos. Atualmente, Lívia voltou a se tornar popular no Brasil. Para quem gosta de nomes clássicos e contemporâneos ao mesmo tempo, Lívia é uma ótima opção.

Luiza

Origem: germânico

Significado: guerreira famosa

O nome Luiza está sempre bombando, nas mais variadas formações: Luiza, Luíza ou Luísa, ou até mesmo Maria Luiza ou Ana Luiza. É um nome é muito popular e vai demorar muito ainda para sair de moda.

Maria Clara

Origem: hebraico e latim

Significado: senhora e clara

Maria sempre foi um nome muito popular. Aliás, por muitas décadas foi o nome mais popular de todo o mundo. Além de ser o nome da mãe de Jesus na Bíblia, hoje em dia aparece mais em combinações de nomes. Maria Clara é uma dessas combinações mais utilizadas.

Maria Eduarda

Origem: hebraico e germânico

Significado: senhora e protetora de riqueza

Mais uma combinação de sucesso de Maria. Maria Eduarda é um nome cujo significado não é extremamente atrativo, mas a sonoridade é apaixonante.

Mariana

Origem: hebraico

Significado: senhora e graça

Mariana é mais uma espécie de utilização do nome Maria, mas desta vez com o nome Ana interligado. Ambos são nomes bíblicos muito populares, mas Mariana é uma alternativa moderna para quer adora esses dois clássicos.

Manuela

Origem: hebraico

Significado: Deus conosco

Manoela ou Manuela voltou a estar na moda. A origem desse nome vem do nome hebraico “Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Um significado para lá de especial, não é mesmo? Além disso, carrega uma carga intensa em seu significado.

Sophia

Origem: grego

Significado: sabedoria

Elegante, esse é o nome que remete à inteligência e sabedoria. É mais uma junção de bom significado com uma sonoridade cheia de beleza. Afinal, quem não quer ter uma filha sábia? Ainda há outras formas alternativas de grafia, podendo ser Sofia ou Sofie.

Valentina

Origem: latim

Significado: valente ou saudável

Há poucos anos, Valentina entrou na lista de nomes de bebês mais populares. É um nome que remete à força e coragem. Além disso, é moderno e alteroso. A versão masculina desse nome é Valentim, nome de um santo católico que deu origem à festa do Dia dos Namorados nos Estados Unidos.

Lista com os nomes de menino que estão em alta

Arthur

Origem: celta

Significado: urso ou pedra

O nome majestoso é conhecido através do lendário rei inglês que tirou a espada da pedra. É muito popular no Brasil há muitas décadas! Seu significado não diz muita coisa, mas certamente a escolha por ele está relacionada à força e ao sucesso.

Benjamim

Origem: hebraico

Significado: filho da mão direita

Muito popular entre judeus e cristãos, o nome voltou a estar em alta no Brasil, quando um famoso apresentador de TV colocou esse nome em seu filho há alguns anos. Na Bíblia, Benjamim foi o filho mais novo de Jacó. Se você gosta dos clássicos bíblicos, essa é mais uma opção para você.

Bernardo

Origem: germânico

Significado: urso forte

O significado não é muito empolgante, mas, se você gosta de animais, Bernardo é um bom nome. Está associado ao urso, por causa do significado, e ao cachorro, por causa da raça São Bernardo. No entanto, se o significado não te atraiu tanto, você ainda pode escolher esse nome. É bonito, charmoso e está super em alta.

Davi

Origem: hebraico

Significado: amado ou querido

Davi é um clássico que nunca saiu de moda. Grande sucesso entre os judeus, na Bíblia Davi foi um pequeno pastor de ovelhas que derrotou um gigante, Golias. Depois de seu feito, se tornou um dos reis mais famoso de Israel. Além se seu significado tocante, ainda comporta combinações que também estão em alta, como Davi Lucca, filho de um famoso jogador de futebol.

Enzo

Origem: italiano

Significado: senhor da casa

Esse nome foi líder disparado há poucos anos, mas ainda se mantém entre os nomes de bebês mais populares. Sofisticado, elegante e pequeno, Enzo possui uma boa sonoridade e está em alta. Você provavelmente conhece um bebê chamado Enzo, não é mesmo?

Gabriel

Origem: hebraico

Significado: homem de Deus

Mais um nome com origens religiosas para meninos. Gabriel é o nome do anjo que anunciou o nascimento de Jesus a Maria. O nome Gabriel nunca saiu de moda, quer seja pelo seu significado, quer seja por sua grafia e sonoridade agradáveis.

Guilherme

Origem: germânico

Significado: protetor decidido

Intemporal, Guilherme é mais um nome que sempre foi muito escolhido pelos novos papais, mas que volta e meia retorna a lista de nomes de bebês mais populares. Remete à nobreza, força de vontade e liderança.

Heitor

Origem: grego

Significado: aquele que possui

Heitor esteve fora de moda durante vários anos, entretanto, agora voltou com força total. O nome caiu nas graças das mamães, que buscam trazer de volta os clássicos de um passado não tão distante.

Henrique

Origem: germânico

Significado: príncipe da casa

Se o seu filho for seu pequeno príncipe, Henrique vai combinar bem. O nome é muito antigo e tradicional, mas ele nunca saiu de moda e continua na lista de nomes de bebês mais populares. Sua variante principal é Henry, que também está em alta.

Joaquim

Origem: hebraico

Significado: Deus estabeleceu

Apesar da origem hebraica, Joaquim é possivelmente o nome mais português que conhecemos. Caso você tenha raízes portuguesas, essa será uma boa escolha. Além de ser um clássico, seu filho terá um nome com significado bem profundo.

Lorenzo

Origem: italiano

Significado: morador de Laurento

A versão italiana de Lourenço, Lorenzo definitivamente caiu nas graças daqueles que estão registrando seus pequenos. O nome antigo deixou sua marca em várias gerações de meninos, e vem de uma cidade italiana que antigamente era chamada Laurento, atualmente chamada Paterno.

Lucas

Origem: grego

Significado: morador da Lucânia ou luminoso

Lucas é mais um que combina com todas as gerações, não é mesmo? É um nome bonito, pequeno, tem uma pronúncia agradável e possui um significado especial. Uma combinação dos melhores critérios, não é mesmo? A variante Luca, sem o “s”, também está muito popular atualmente.

Matheus

Origem: hebraico

Significado: presente de Deus

Matheus é mais um nome que se popularizou por causa da Bíblia. Matheus é um nome que nunca deixa de ser popular. Seu significado é bonito e possui uma boa fluência. As variantes do nome são Mateus, Matias e Mathias.

Miguel

Origem: hebraico

Significado: quem é como Deus?

Outro nome com origens religiosas, Miguel foi um dos poucos anjos cujo nome apareceu registrado na Bíblia. Um nome para meninos fortes e guerreiros, não é mesmo? Já esteve em desuso, mas agora voltou com força total.

Murilo

Origem: espanhol

Significado: muro pequeno

Alguns nomes, mesmo que não possuam um significado tão interessante, se tornam muito populares. Esse é o caso de Murilo, que vem do espanhol. O nome foi um dos mais utilizados na última década, e permanece há alguns anos entre os nomes de bebês mais populares.

Pedro

Origem: grego

Significado: pedra

O nome Pedro tem uma história muito marcante, também com origens religiosas. O apóstolo Pedro é considerado o fundador da igreja protestante. Desde então, o nome tem sido muito popular em simplesmente todas as partes do mundo.

Samuel

Origem: hebraico

Significado: Deus ouviu

Caso você não saiba, a título de curiosidade, praticamente todos os nomes acabados em “el” têm origem no hebraico. Isso porque a tradução de El significa Deus nesse idioma. Se você é religioso, seu significado é bonito e nunca esteve em baixa entre os nomes de bebês mais populares.

Théo

Origem: grego

Significado: deus

Théo é a forma abreviada de Theodoro, que significa “presente de Deus”. Um significado bonito e marcante, cuja grafia e sonoridade têm encantado todos aqueles que a cegonha visitou. Pequeno e poderoso, Théo foi um dos nomes mais escolhidos do último ano.

O que achou dos nomes de bebês mais populares do último ano?

Como vimos, os nomes de bebês mais populares nem sempre são os mais novos. Muitos nomes são atemporais e você é livre para escolher o nome que mais lhe agradar. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar com sua rede de amigos que estão aguardando ou desejando a chegada de um bebê. Deixe suas considerações nos comentários abaixo. Aproveite e compartilhe conosco sobre qual nome você escolheu e porquê.