Filmes de comédia: uma lista com 17 opções para morrer de rir

Se você está triste, entediado ou está mesmo só afim de dar boas risadas, esse conteúdo é especialmente para você. Embora a disponibilidade de títulos esteja cada vez maior, nem sempre é fácil encontrar bons filmes de comédia para assistir. Para facilitar a sua vida e fazer você ganhar tempo nas intermináveis buscas, reunimos uma lista alguns dos títulos mais divertidos do momento e também os clássicos mais antigos. Prepare a pipoca e escolha.

1. As Branquelas (2004)

Para começar a nossa lista de melhores filmes de comédia, separamos um clássico do início dos anos 2000. Se você ainda conhece a história de As Branquelas, embarque nessa aventura agora mesmo para conhecer os irmãos detetives do FBI. Eles têm uma missão difícil, em que precisam se disfarçar de duas patricinhas mimadas para conseguirem salvar o emprego. É o tipo de comédia pastelão, com certeza vale a pena ver e rever esse filme.

2. A Noite do Jogo (2018)

Uma comédia mais atual se você quer se inteirar acerca dos conteúdos do gênero. Nesse longa, um grupo de amigos se reúne todas as semanas para uma noite de jogos. No entanto, quando o tema da vez é sequestro e mistério, acontecem uma série de eventos que confundem os participantes acerca do jogo e da realidade. Com situações para lá de engraçadas, enquanto a galera investiga o “sequestro de brincadeira”, a situação é bem real.

3. Deadpool (2016)

Esse título é para aqueles que gostam de filmes de super-herói, mas que não dispensam uma boa comédia. Um dos maiores sucessos de bilheteria da franquia Marvel, usando uma máscara, Deadpool é um dos personagens mais queridos pelo público. Seu humor ácido e sarcástico rende tantas risadas que você vai querer logo emendar o segundo, que é igualmente divertido. Só tome cuidado ao assistir com crianças, pois este é um herói bem às avessas.

4. O Virgem de 40 Anos (2005)

Um outro clássico rodado no início dos anos 2000, o Virgem de 40 anos vai fazer você gargalhar. É simplesmente impossível não se divertir com os esforços de Andy e seus colegas para que ele perca a virgindade no auge dos 40 anos. Se você quer ter uma ideia de como esse filme é engraçado, busque os erros de gravação. Em muitos momentos o próprio elenco não se controla de tanto rir! Comédia besteirol, é um dos filmes de comédia mais divertidos.

5. Loucademia de Polícia (1984)

A franquia possui seis títulos com o mesmo nome, e o primeiro foi gravado há quase 30 anos, mas ainda rendem muitas gargalhadas de quem se propõe a assistir. A sequência fez tanto sucesso de bilheteria, que os produtores renderam até mesmo uma série de TV. Se está em dúvida sobre o que assistir, dê uma chance para essa sequência de risadas, que são considerados, até hoje, um dos melhores filmes de comédia já produzidos.

6. Se beber, não case! (2009)

Um dos maiores nomes em filmes de comédia, 4 amigos se reúnem para uma despedida de solteiro em Vegas. A noitada seria apenas de jogos e diversão inesquecível. No entanto, no dia seguinte ninguém se lembra de nada. Para completar, o noivo está desaparecido. A aventura para encontrá-lo rende tantas risadas que sua barriga vai até doer. O final é surpreendente e ainda há mais duas sequências com esse mesmo grupo de amigos, tamanho o sucesso.

7. Anjos da Lei (2012)

Os personagens Jonah Hill e Channing Tatum já são bem grandinhos, mas ainda se comportam como dois adolescentes sem juízo. Na comédia, vivem uma dupla de policiais sem noção que se tornam agentes infiltrados em uma escola de ensino médio para evitar que um novo tipo de droga sintética se espalhe pelo colégio. Como não podia ser diferente, os dois se metem nas situações mais engraçadas e você ri até perder o fôlego.

8. Os Normais – O Filme (2003)

A produção brasileira já foi vista por quase 5 milhões de fãs. Ela trouxe de volta os personagens da famosa série da TV aberta dos anos 2000. O filme conta como os queridos e engraçadíssimos Rui e Vani se conheceram, prestes a se casar com pessoas diferentes. Como você pode imaginar, eles se metem em confusões malucas e os diálogos são capazes de fazer chorar de rir. Está entre os melhores filmes de comédia do Brasil.

9. Divã (2009)

Ainda dentro da comédia brasileira, a atriz Lília Cabral dá vida a personagem Mercedes, com 40 anos e em plena crise existencial. Vida de esposa, profissional, afazeres de casa, mãe de dois filhos, ela decide visitar um psicanalista. A partir daí, ocorrem muitas mudanças no seu casamento, no trabalho, na forma como ela se enxerga. Com situações e diálogos bem divertidos, que foge do clichê de mulheres jovens e perfeitas, o filme foi um grande sucesso.

Aliás, foi vencedor em vários prêmios, incluindo o de melhor filme no Grande Prêmio Cinema Brasil.

10. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004)

O filme é ambientado na bonita década de 1970, em San Diego. Esse longa conta a história do personagem Ron Burgundy, que é principal jornalista local de um canal de televisão. Conhecido por sua arrogância e egoísmo, toda sua vida muda quando a emissora decide que ele dividirá a bancada com uma mulher. O elenco e o roteiro são sensacionais, por isso, é um dos filmes de comédia que garante boas risadas.

11. Todo Poderoso (2003)

Jim Carrey é sempre uma certeza de sucesso nos filmes de comédia. Neste longa, seu personagem, Bruce Nolan acaba de perder o emprego e faz muitas reclamações sobre como Deus age com ele, porque tudo em sua vida dá errado. Após tantas reclamações e acusações proferidas contra o Todo Poderoso, ele recebe os poderes (e as obrigações) de Deus. Você consegue tirar boas lições e boas risadas desse filme.

12. A Mulher Invisível (2009)

Um dos maiores sucessos produzidos no Brasil, esse filme conta a história de Pedro, um personagem que acabou de ser traído pela esposa e “milagrosamente” encontra a mulher ideal, a Amanda. Com um texto divertidíssimo, o público nota antes dele que a Amanda é invisível, exceto para ele. Ao mesmo tempo, sua vizinha Vitória, fica viúva e tenta conquistá-lo.

Durante todos os trechos do filme você dá gargalhadas, com ótimas atuações de Luana Piovani e Selton Mello. A filmagem acaba desenvolvendo ideias complexas sobre relacionamento, expectativa e amizades, com muito bom humor.

13. Se Eu Fosse Você (2006)

Se você ainda acredita que o Brasil não produz bons filmes de comédia, dê uma chance e assista “Se eu fosse você”. O filme relata uma crise no casamento de Cláudio e Helena. Um fato estranhíssimo ocorre quando, de repente, eles acordam em corpos trocados. Apavorados, eles estão na busca de fazer a correção dessa maluquice, mas até lá, precisam aprender a conviver e enfrentar os obstáculos próprios das vivências de cada um.

A abordagem é muito divertida, e de quebra discute questões de gênero e de relacionamentos maduros. O título teve tanto sucesso que teve continuação no ano de 2009. Foi indicado a uma série de prêmios nacionais, entre eles a oito categorias de Grande Prêmio Cinema Brasil.

14. Escola de Rock (2004)

Esse é um dos maiores clássicos sessão da tarde! Jack Black é um roqueiro falido, que precisa arranjar dinheiro para o aluguel com urgência. Para conseguir levantar essa grana, ele resolve se passar por seu amigo e trabalhar como professor substituto em uma escola muito conceituada. Lá ele descobre bons talentos para a música, e dá início a um projeto de música audacioso, que confere boas risadas com um roteiro muito bem produzido.

15. Tá Todo Mundo Louco! (2001)

Se você gosta de comédia besteirol, este filme traz nada mais, nada menos que Whoopi Goldberg e Mr. Bean, (ou, se preferir Rowan Atkinson), no elenco. A história é genial, e conta sobre uma corrida maluca organizada por um milionário. Seis moedas especiais são espalhadas em um cassino. Quem as encontra participa de uma corrida por um grande prêmio em dinheiro. É claro que fica todo mundo louco e fazem os telespectadores gargalharem.

16. Lisbela e o Prisioneiro (2003)

Lisbela e o Prisioneiro foi um dos maiores sucessos de público, indicado a nada menos que dez categorias do Grande Prêmio Cinema Brasil, saiu vencedor nas categorias de melhor ator e trilha sonora. O longa conta a história de um viajante vigarista, que se apaixona por uma jovem filha de um policial de alta patente. A história ainda envolve outros personagens para lá de engraçados, como um matador, uma mulher sedutora, um carioca arrogante.

17. Quero ficar com Polly

Se você quer dar boas risadas, Reuben Feffer certamente irá te ajudar. O personagem é um homem prevenido, que trabalha com estatísticas e detesta correr riscos. Durante sua lua de mel, sua esposa o abandona para ficar na ilha com um mergulhador. Abatido, Reuben encontra Polly, uma antiga colega de escola, uma mulher que gosta de viver a vida intensamente e se apaixona.

Se você ainda não viu, esse é um dos filmes de comédia que você não pode perder.

E aí, o que achou da nossa lista com os melhores filmes de comédia?

Muitas vezes é difícil encontrar os melhores filmes de comédia, não é mesmo? Independente do seu gênero de humor favorito, dê uma chance a esses filmes dessa democrática lista, pois nela tem de tudo um pouco. Esperamos que este conteúdo seja relevante naquela hora difícil que é encontrar uma boa comédia para curtir sozinho, em família ou com seus amigos.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe com seus amigos essa seleção de melhores filmes de comédia. Aproveite para ver quais são os melhores filmes da Netflix, assim como as melhores séries.