O que é o Chromecast afinal? Veja para que serve este dispositivo

Apesar de ter sua primeira versão lançada pelo Google em 2013, o Chromecast é um dispositivo que evoluiu bastante e engana-se quem pensa que ele só serve para quem não tem uma Smart TV em casa, afinal, a sua utilização pode integrar diferentes dispositivos na sua TV, facilitando a sua vida na hora de transmitir imagens do seu celular ou computador para a telona. Quer saber mais sobre como funciona e para que serve o Chromecast? Acompanhe este artigo onde detalhamos as suas principais características:

Como funciona e para que serve o Chromecast?

O Chromecast tem um formato que lembra um pendrive comum, mas ele é responsável por trazer um sistema inteligente a qualquer TV, desde que esteja conectado a ela através de uma porta HDMI comum. O sistema funciona através do sinal de Wi-fi da residência, e é possível transmitir imagens através da função Cast, dos aplicativos Android em seu computador ou no seu celular. Toda a transmissão é feita sem o uso de fios ou rede de dados do celular.

Se você acabou de comprar o produto, basta baixar o aplicativo Google Home na loja Android ou iOS para começar a administrar seus dispositivos, incluindo ao Google Nest, a caixa de som inteligente do Google.

Modelos do ChromeCast e a diferença entre eles

Desde o lançamento em 2013, as versões disponíveis hoje para comercialização são a 2 e a 3 do Chromecast. Veja as principais diferenças entre elas:

  • Chromecast 2: resolução máxima de 1080 pixels com 30 frames por segundo;
  • Chromecast 3: resolução máxima de 1080 pixels com 60 quadros por segundo. O aparelho apresenta um desempenho um pouco melhor e tem um acabamento externo fosco. Fora isso, não há outra grande diferença.

Como vemos, a diferença entre as duas versões são mínimas e se você quer um aparelho para usar de forma esporádica, a versão 2 pode ser suficiente. Se o seu uso será mais intenso, a versão 3 do aparelho pode ser uma boa pedida.

Principais aplicativos compatíveis com o Chromecast

Por ser da gigante da internet, o aparelho já é compatível com muitos aplicativos. Em relação aos serviços de streaming, a grande maioria é compatível como a Netflix, Amazon Prime Video, Telecine Play, HBO GO e GloboPlay, Claro Video, Google Play Filmes. Aplicativos como Spotify, SoundCloud e Deezer também são compatíveis. Entre os players de vídeo, o VLC, Videostream e Localcast são um complemento para visualizar arquivos de filmes armazenados no celular ou no computador por exemplo. Há ainda uma grande quantidade de aplicativos de produtividade, esportes, e jogos. Você pode ver toda a lista de aplicativos compatíveis com o Chromecast aqui.

Como vemos, não faltam opções de aplicativos e muito provavelmente, o Chromecast pode fazer mais do que muitos aparelhos SmartTV do mercado.

Preço do Chromecast

Consultamos algumas lojas de comércio eletrônico digital para verificar o valor do Chromecast em 2020. No momento desta reportagem, a versão 2 do Chromecast custava aproximadamente R$169,00 e a versão mais recente, o Chromecast 3 custava aproximadamente R$289,00.

Como vimos, o aparelho tem o custo bem acessível é bem provável que valha a pena para qualquer um que tenha uma TV que ainda não seja Smart, sem a necessidade de comprar um outro aparelho box Android ou similar para ter as mesmas funções. A transmissão dos dados acontece de forma fluída e consistente, e algumas funções do Chromecast podem ser um complemento para muitas TVs que são Smart mas não tem o software tão atualizado. Pode ser uma ótima opção para ser utilizado em viagens ou na visita na casa de amigos ou parentes.

Desvantagens do Chromcast

Uma das desvantagens é que ele não é um aparelho que opera sozinho, ele precisa ser controlado através de um smartphone ou computador, ele não tem um sistema próprio e apenas serve para transmitir de um dispositivo para outro. Justamente por este motivo, o Chromecast vem sem um controle remoto. Na prática, o aparelho roda uma versão do navegador Google Chrome, portanto, não há uma memória interna ou como instalar aplicativos diretamente nele, infelizmente. Se você espera o mesmo funcionamento de uma TV Box, esqueça, o Chromecast não tem esta função.

Agora você já sabe o que é o Chromecast, está pronto para usá-lo?

Depois de apresentarmos as principais características e para que serve o aparelho Chromecast do Google, você pode ver quais são os principais modelos comercializados, assim como os valores praticados no mercado para adquirir o dispositivo, você também conheceu as principais desvantagens do Chromecast em relação a outros dispositivos. Esperamos que este conteúdo lhe ajude na escolha da compra!