Os 18 melhores jogos para Android para jogar enquanto está em casa

Através dos nossos dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets, podemos fazer uma série de atividades a qualquer momento e em qualquer lugar. Seja fazer ligações, mandar mensagens, assistir vídeos, ouvir músicas e áudios, tirar e postar fotos, interagir com outras pessoas através de aplicativos e jogar. É claro que os jogos foram introduzidos só nestes dispositivos, eles já estavam presentes nos celulares desde a sua popularização. Afinal, quem não lembra do jogo pixelado da cobrinha?

Mas uma verdade é que desde que nos últimos anos, os jogos para dispositivos móveis ficaram cada vez mais desafiadores, bonitos e inovadores. Além disso, há tantos jogos disponíveis que pode ser difícil escolher qual será a próxima aventura que participaremos! Pensando nisso, trouxemos uma lista com 18 dos melhores jogos para Android para você jogar e se divertir. Confira!

Melhores jogos gratuitos

1. Tenkyu

Equilíbrio é a palavra-chave quando falamos de Tenkyu! Perfeito para quem quer treinar a concentração ao mesmo tempo em que relaxa. O jogo consistem em um mundo 3D com diversos caminhos onde uma bola deve passar para conseguir chegar ao seu objetivo e não cair no meio do caminho.

2. Plague Inc.

Plague Inc. já era um jogo muito popular entre os jogadores dos dispositivos móveis, mas tomou proporções ainda maiores após a decretação da pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2), quebrando recordes de download. O jogo é um simulador de estratégia onde o objetivo é exterminar toda a humanidade a partir do contato com um patógeno mortal (como um vírus, bactéria ou fungo).

Com a popularidade do jogo na situação atual do mundo, o criador James Vaughan anunciou recentemente o desenvolvimento de um novo jogo, mas com a premissa oposta: salvar a humanidade de uma pandemia. O novo jogo ainda não tem data de lançamento ou nome divulgado.

3. Fallout Shelter

Se e Plague.Inc o objetivo é exterminar a humanidade com uma pandemia, em Fallout Shelter o objetivo é completamente o oposto: garantir que a humanidade se salve de um ataque nuclear. No jogo, você se torna administrador de um abrigo nuclear e precisa gerir os recursos necessários para que a população que está abrigada lá sobrevivam e mantenham a calma diante dos acontecimentos, garantindo assim perpetuação da espécie.

4. The Sims™ FreePlay

O jogo simulador de vida real mais popular do mundo possui uma versão gratuita para dispositivos móveis. No The sims FreePlay, você cria o seu Sim, construir suas casas, satisfazer suas necessidades diárias, trabalha, se apaixona, se diverte e criar suas próprias famílias.

Além de ser gratuito, o The Sims FreePlay ainda pode ser acessado pelos usuários quando e onde quiserem com os seus dispositivos móveis. Embora seja uma versão simplificada do jogo completo para PC, a versão mobile é uma ótima oportunidade de estar sempre em contato com a franquia The Sims.

5. Super Mario Run

Uma das franquias de videogame mais populares do mundo, Super Mario ganhou uma versão para dispositivos iOS em 2016 e chegou ao Android em 2017. O enredo do jogo permanece muito fiel aos jogos clássicos do personagem: Mario precisa atravessar diversas telas cheias de obstáculos em segurança em um tempo determinado, além de coletas moedas no seu caminho. Muito dinâmico e fácil de jogar, Super Mario Run tem potencial para trazer a nostalgia para os adultos e conquistar os mais jovens.

Melhores jogos pagos

6. Minecraft

O mundo pixelizado mais famoso da década, Minecraft também ganhou uma versão para dispositivos móveis. Nele, é possível navegar por um mundo aberto, construir castelos, criar armas e armaduras com os recursos encontrados no local e assegurar a sobrevivencia do seu grupo.

O diferencial da versão mobile é que permite o formato multijogador, podendo conectar até 10 usuários em um mesmo jogo através de um servidor privado. Juntos, os usuários poderão construir sociedades em conjunto, cooperar ou até mesmo competir no mesmo mundo.

7. GRID™ Autosport

Os fãs de jogos de corrida precisam conferir os desafios dos circuitos de GRID Autosport. No jogo, você tem a possibilidade de se tornar um motorista profissional em diversos circuitos emocionantes da alta velocidade automobilística. Uma mistura muito bem equilibrada entre jogo arcade e simulação, é extremamente realista e fácil de jogar.

8. Grand Theft Auto: San Andreas

Versão mobile de um dos melhores e mais populares jogos para console, GTA: San Andreas possui mais de 70 horas de jogabilidade disponível. Na história, acompanhamos Carl Johnson no seu retorno à San Andreas, após o assassinato de sua mãe. No entanto, quando ele é acusado de um crime que não cometeu por policiais corruptos, ele precisa tomar o controle das ruas e salvar o que resta da sua família.

9. Monument Valley I e II

Para quem gosta de quebra-cabeças e cenários belíssimos cheios de ilusão de ótica, a nossa dica não é só um, mas dois jogos: Monumental Valley I e II. Ambos são criações independentes da Ustwo, empresa de design digital. No jogo, os usuários precisam ajudar a princesa Ida a atravessar labirintos 3D surreais, que mudam de perspectiva com um toque e escondem muitas passagens secretas.

10. Tick Tock: A Tale of Two

Outro jogo incrível para Android no formato quebra-cabeça é Tick Tock: A Tale of Two, no entanto, ele tem um diferencial na sua jogabilidade: requer dois jogadores. Cada jogador assume o papel de uma irmã, as protagonistas desta história. Elas são prisioneiras da joalheira e precisam resolver uma série de quebra-cabeças para conseguir escapar.

Perfeito para jogar perto ou distante com um amigo, cooperação é a palavra-chave desse jogo. Por isso, cada jogador recebe uma parte do mistério e só consegue passar para a próxima fase quando ambas as partes forem resolvidas.

11. Stardew Valley

Versão mobile do jogo RPG de simulação agrícola para PC e Mac, em Stardew Valley, o jogador pode criar o seu próprio personagem e começar a trabalhar na sua própria fazenda. Assim, é preciso limpar o terreno, cuidar da terra, começar a plantar, colher, cozinhar, pescar, cuidar de animais, explorar minérios e construir sua família. A versão para Android possui mais de 50h de jogabilidade e diversas opções para a personalização do jogo para cada usuário.

12. The Room

Lançado originalmente para dispositivos iOS pela desenvolvedora independente Fireproof Games, The Room logo foi lançado também para Android. Na trama o jogador é convidado a se tornar um detetive ao adentrar no sótão de uma casa abandonada. Neste cômodo 3D, há um cofre de ferro e um bilhete, com a promessa de um tesouro surpreendente… se você descobrir como abri-lo! Todas as pistas necessárias para concluir a tarefa estão naquele sótão, é só começar a investigar.

O jogo possui mais três continuações com outros mistérios a serem resolvidos: The Room Two; The Room Three e The Room: Old Sins.

13. Don’t Starve: Pocket Edition

Wilson é um cientistas que foi transportado para um mundo misterioso e inóspito. Neste mundo sombrio, Wilson precisa aprender a sobreviver com os recursos que conseguir encontrar pelo seu caminho. Além de manter Wilson bem alimentado e mentalmente estável, o jogador também precisa fazer com que ele não seja devorado pelas criaturas sobrenaturais daquele mundo. Don’t Starve foi lançado originalmente como um jogo para PC e em seguida ganhou uma versão para PS4. Com o sucesso do jogo, logo foi lançada a Pocket Edition para dispositivos móveis iOS e Android.

Sem Internet? Confira também estes e jogue offline!

14. Alto’s Adventure e Alto’s Odyssey

Uma das série de jogos mais populares no Google Play, os dois títulos que conta as aventuras de Alto são extremamente simples, com imagens belíssimas e pode ser jogado offline! Nos dois jogos conhecemos Alto, um jovem morador de um vilarejo no topo de colina nos Alpes que precisa recuperar suas lhamas fujonas. Descendo a colina em uma prancha, o jogo segue no estilo corrida infinita, onde o objetivo é a recuperação das lhamas e o desvio dos obstáculos que aparecem no meio do caminho.

Em Alto’s Adventure, vemos paisagens na neve enquanto em Alto’s Odyssey o personagem passa por paisagens de dunas e cânions com a sua prancha. O terceiro jogo da série já está em produção, segundo os desenvolvedores, mas ainda não há data de lançamento nem nome.

15. I Love Hue

I love Hue é um quebra-cabeça um pouco diferente dos convencionais. Isso porque ele é baseado puramente na organização de escalas de cores. Esta diferença acaba criando um jogo que não só entretém mas também pode ajudar a relaxar o jogador. Dessa forma, ele é perfeito para que ama organização e desafios.

O jogo apresenta diferentes telas com diversos blocos de cores embaralhados aleatoriamente, então é só clicar para que as peças comecem a trocar de lugar até estarem organizados em degradês perfeitos!

16. Pocket City Free e Pocket City: Cidade de Bolso

Para quem está procurando um jogo de gerenciamento e estratégia nos moldes do Sim City para jogar offline, precisa conhecer Pocket City. Nele, você pode criar sua própria cidade, inserindo áreas residenciais, comerciais e industriais e fornecendo os recursos necessários para que ela cresça sempre mais.

O jogo possui uma versão grátis demo e a versão completa, paga.

17. Space Marshals e Space Marshals 2

Nesta ficção científica com elementos de faroeste, acompanhamos Burton, uma espécie de xerife que precisa enfrentar criminosos intergaláticos após uma fuga em massa da prisão. Para conseguir cumprir sua missão ele precisará passar por diversos planetas em aventura recheada de combate táticos e muitos tiros.

18. The Frostrune

Nesta aventura inspirada na história e cultura nórdica, um naufrágio após uma tempestade de verão inicia uma jornada de busca por respostas. A ilha aparentemente deserta possui marcas que mostram que ela foi abandonada às pressas pelos seus antigos moradores. É preciso investigar os diferentes cenários para revelar os segredos bem guardados, mitos e maravilhas.