Ordem dos filmes da Marvel: a sequência ideal para assistir os filmes

Se você é mais um apaixonado por filmes e boas produções, o universo Marvel está repleto de boas opções. Se você também irá passar longos e bons momentos sozinho ou reunindo a família e amigos em casa, assistir esses filmes de aventura e filmes de ação com certeza proporcionará diversão garantida. Pensando nisso, separamos a verdadeira ordem dos filmes da Marvel, ou seja, a sequência ideal dos acontecimentos narrados em filmes diferentes.

Por isso, se você já curte ou quer conhecer um pouco mais dessa programação, descobrir e conhecer todos os filmes da Marvel gravados em mais de uma década, agora na ordem correta, é uma ótima pedida. Acompanhe todas a ordem cronológica a seguir.

Entendendo o Universo Cinematográfico da Marvel

A Marvel tem sido a grande sensação do cinema mundial nos últimos anos, graças ao sucesso atingido em escala global de seus filmes de super-heróis. Mais conhecido como MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel criou as melhores adaptações de HQs para as telonas. O acerto de mão cheia conquistou o público, aclamação crítica e uma popularidade jamais vista antes, justamente pela excelente construção e conexão entre as histórias!

Por isso, se você quer mergulhar ainda mais no MCU, verifique se assistiu todos os filmes que compõe essa geração de talentos. Entretanto, se você já conhece todos os títulos, é um bom momento para que você confira cronologicamente a ordem dos filmes da Marvel, que é diferente da ordem do lançamento de cada um deles. Está preparado? Então vamos conferir.

Ao longo desse artigo, você vai perceber que a ordem dos filmes da Marvel não guarda qualquer relação real com a data dos lançamentos. Por isso, listamos os filmes que compreendem a primeira fase do Universo Cinematográfico da Marvel.

Assistindo nessa ordem, você acompanhará o início da aparição de cada um dos membros que formam os Vingadores, além de explicar o surgimento de vários vilões e “responsáveis” pelos acontecimentos mais recentes. Assim, a ordem cronológica para acompanhar a primeira fase da ordem dos filmes da Marvel é a seguinte:

1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

O filme se passa em 1945, e mostra a primeira aparição do Tesseract e do Caveira Vermelha, um importante vilão que aparece em Vingadores – Guerra Infinita. No filme, você descobrirá porque ele foi para Vormir. Além disso, você vai conhecer a origem do Capitão América, um dos heróis mais forte e importantes do Universo Marvel. 

2. Capitã Marvel (2019)

O filme se passa no ano de 1995, e introduz a atriz Carol Danvers no Universo Marvel. Nesse filme, você vai descobrir que os poderes da heroína vieram justamente do Tesseract. Além disso, é nesse longa que ocorre o primeiro encontro da Capitã com os heróis que sobreviveram ao snap do Thanos.

3. Homem de Ferro (2008)

O filme é situado em 2010, e é o terceiro na ordem dos filmes da Marvel. Ele deu início ao Universo Cinematográfico Marvel. Além da importância de “inaugurar” a franquia, ele também apresenta um dos heróis mais famosos e queridos, o Homem de Ferro, interpretado por Robert Downey Jr. A cena pós-créditos que mostra o diretor da SHIELD, Nick Fury, convidando Stark para participar da “Iniciativa Vingadores” é fundamental para toda a história que segue.

4. Homem de Ferro 2 (2010)

Essa obra de ficção é vivida no ano de 2011. Além de sua história incrível, ele também serviu para dar continuidade ao personagem principal e para apresentar novos (e também muito importantes) heróis, que farão parte da Iniciativa Vingadores: a Viúva Negra, de Scarlet Johansson e o Máquina de Combate, vivido por Don Cheadle.

5. O Incrível Hulk (2008)

Esse é mais um filme que se passa no ano de 2011. Muito cuidado para não confundir a ordem dos filmes da Marvelcom as datas dos seus lançamentos, ok! Esse filme não fez tanto sucesso assim, mas cumpre seu papel de apresentar, pela primeira vez, que o universo de heróis da Marvel estava conectado no cinema com suas referências ao Capitão América na trama e também na cena pós-créditos, com Stark falando sobre a “Iniciativa Vingadores”

6. Thor (2011)

Nesse longa, você conhecerá a origem do Deus do Trovão e também a do vilão (ou nem tanto?!) Loki. Além disso, este é o primeiro filme do Universo Marvel a filmar nas áreas cósmicas, com novas raças e demais aspectos que serão trabalhadas nos filmes posteriores.

7. Vingadores (2012)

Se você que entender a era de sucessos extremamente conectados da Marvel, esse filme é simplesmente obrigatório. Você verá a formação dos Vingadores, os primeiros conflitos internos da equipe, e a simbólica Batalha de Nova Iorque. Na cena pós-créditos (clássico dessa era), há também o primeiro vislumbre do Titã Louco Thanos.

8. Homem de Ferro 3 (2013)

O filme se passa em 2012. Ele marca o início da segunda fase, e segue a ordem dos filmes da Marvel; de modo geral, agrega muito pouco a narrativa da franquia. Foi mais uma exploração do personagem queridinho dos fãs desse herói playboy.

9. Thor: O Mundo Sombrio (2013)

O filme foi lançado no mesmo ano em que seus fatos ocorrem. No entanto, isso não ajuda muito, já que é um dos longas mais criticados da Marvel. Todavia, suas contribuições para a franquia se tornaram importantes, já que é um dos cenários revisitados pelos heróis a partir das viagens no tempo em Vingadores – Ultimato. Por fim, o longa apresenta pela primeira vez a Joia da Realidade e a dubiedade do caráter de Loki.

10. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

A implosão da SHIELD é um dos destaques do filme, mas não para por aí. Seguindo a ordem dos filmes da Marvel, apresenta ao público o “Falcão”, e também prepara terreno para a continuação de Os Vingadores – Era de Ultron. Por fim, é nesta trama que fica claro o herói não defende puramente os Estados Unidos, mas sim os ideais de liberdade e justiça que acredita pessoalmente.

11. Guardiões das Galáxia (2014)

Além de ser um filme divertido, criativo e inteligente, é também fundamental para entender pontos cruciais da Guerra Infinita e Vingadores Ultimato. A relação familiar conflituosa envolvendo Gamora, Nebulosa e Thanos é apresentada ao público, além de ser o início da discussão sobre a real importância das Joias do Infinito. Também é situado em 2014.

12. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)


Guardiões 2 se passa poucas semanas após o primeiro longa da equipe mais divertida da franquia. Por possuir uma história única, ele não apresenta grandes conexões com a narrativa principal. No entanto, serve muito bem para desenvolver as relações entre os membros da equipe. O ponto principal é dar seguimento à expansão do Universo Cósmico da Marvel no cinema. Os fãs adoraram e você também não pode perder.

13. Vingadores: Era de Ultron (2015)

Esse filme situado em 2015 encerra a segunda fase do MCU, além de apresentar novos heróis que ganharão mais importância nos próximos filmes, tais como a Feiticeira Escarlate e o Visão. Aliás, o androide que armazena a Joia da Mente será fundamental para a sua concepção após a revelação de que a mesma estava dentro do Cetro de Loki.

Além disso, é um dos mais importantes na ordem dos filmes da Marvel, já que demonstra as principais tensões entre alguns membros, em especial as cenas ambientadas na fazenda do Gavião Arqueiro. No final do filme há um verdadeiro desmanche da equipe Vingadores, restando apenas Steve Rogers e Natasha Romanoff.

14. Homem-Formiga (2015)

O filme também é situado no ano de 2015, e serve, basicamente para apresentar Scott Lang, e a família Pym ao público. Além disso, o longa mostra rápidos (mas importantíssimos) aspectos do Reino Quântico. Todavia, merece atenção nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel, pois trata-se de um dos longas mais divertidos da franquia, com uma história muito criativa e cativante.

15. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Capitão América: Guerra Civil marca o início da terceira e última fase da “Era Vingadores”, além de ser a fase mais emocionante de todas. Por se tratar da etapa final no universo cinematográfico, a ordem dos filmes da Marvel nessa etapa não tem tantas diferenças entre a situação de cada filme e sua respectiva data de lançamento.

Nesse longa, a briga entre Steve e Tony trará grandes consequências para a Terra, que está potencialmente desprotegida; além da marginalização de outros heróis. Aqui, você também verá um pouco sobre o Pantera Negra e sua importância para o desfecho final. O filme também se passa em 2016.

16. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

A “volta” do Aranha para o Universo Marvel também contribui pouco para a narrativa principal, mas a trama trabalha pesado na construção do universo muito particular de Peter Parker no Queens é bem bonitinha, e servirá para a continuação. Além disso, o desenvolvimento da relação mentor/Pupilo entre Tony Stark e Parker é bem destacada, o que será mais explorado nos filmes que se seguem. É mais um filme que se passa em 2016.

17. Doutor Estranho (2016)

Embora possa ser redundante, esse filme também é muito importante na ordem dos filmes da Marvel. Isso porque, além de introduzir Strange no MCU, o longa apresenta as razões de sua importância para o controle do Universo como um todo. Ademais, apresenta pitadas do Reino Quântico e revela a Joia do Tempo. O longa se passa entre os anos de 2016 e 2017.

18. Pantera Negra (2018)

Vencedor de estatuetas na premiação do Oscar de 2019, o filme é de fato muito bom, mas contribuí pouco com a saga das joias do infinito. O longa introduz o público nesse “mundo paralelo” de Wakanda. Aliás, nesse aspecto, Wakanda será um local que viria a ser um dos principais palcos de batalha da Guerra Infinita. Por isso, vale muito a pena ver (ou rever) nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel! Ele é situado no ano de 2017.

19. Thor: Ragnarok (2017)

Outra produção que é fundamental para a saga, se passa também em 2017. Na ordem dos filmes da Marvel, é um dos que possui mais relevância. Com a queda de Asgard, o herói principal ressurge e também confirma a deixa que mostra a ameaça real de Thanos em Vingadores Guerra Infinita.

20. Homem-Formiga e a Vespa (2018)

A história do longa se passa em paralelo aos ataques de Thanos à Terra, no ano de 2017. Isso gerou um resultado negativo entre fãs e críticos, já que deixou um “sentimento de anticlímax”, uma vez que sua estreia ocorreu pouquíssimos meses após o épico e impactante Vingadores Guerra Infinita. De qualquer forma, é um filme muito bom, e em relação a ordem dos filmes da Marvel, pode ser visto antes ou depois de Vingadores Guerra Infinita.

21. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

O longa serve justamente como a primeira parte do fim da era Vingadores. Situado em 2018, o filme é o mais rico em detalhes, admirado pela ampla maioria de fãs. Aliás, pouco se ouviu de críticas. Sem dúvidas, um dos melhores filmes da saga. Além disso, o frenesi maior ficou por conta das cenas pós-créditos: prepara terreno para a inclusão da Capitã Marvel na equipe. É bom que tenha visto todos os outros filmes, pois ele retorna em vários deles.

22. Vingadores: Ultimato (2019)

Essa é a épica conclusão da “Saga do Infinito”. Isso quer dizer que é absolutamente imprescindível na ordem dos filmes da Marvel. Isso porque nele há a conclusão dos arcos de alguns dos principais personagens da franquia, pela grande comemoração aos seus 11 anos, e, por fornecer pistas da continuidade da franquia de super-heróis.

Além disso, é no Ultimato que temos pela primeira vez no cinema o tão aguardado grito de guerra da equipe – “Vingadores, Avante” – sendo dito pelo Capitão América.

O filme é situado em diversos anos, graças às viagens no tempo pelo reino quântico: em 2018 (semanas após o snapde Thanos), 2023 (salto temporal de 5 anos), anos 40 (reencontro Steve Rogers e Peggy Carter), 1970 (base da SHIELD), 2012 (batalha de Nova Iorque), 2013 (Asgard, iminente ataque de Malekith) e 2014 (Vormir e Morag).

O que achou da ordem dos filmes da Marvel? Já conferiu todos os filmes?

Apelidadas de “A Saga do Infinito” pelo produtor Kevin Feige, a franquia deixou saudades. Contudo, há a promessa de que nos próximos anos o público pode aguardar sequências e novos filmes da Marvel, com novos heróis e com os remanescentes.

De qualquer forma, poder acompanhar a ordem dos filmes da Marvel e suas incríveis conexões, definitivamente, é algo que merece ser feito! Homem-Aranha: Longe de casa já estreou nessa nova fase “pós-vingadores”. Já foi possível ter um vislumbre do que vem por aí, com a Terra sem o Homem de Ferro e sem Capitão América. Ficou com alguma dúvida ou quer deixar alguma sugestão? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.