Os 30 melhores filmes da Disney nas diferentes eras do estúdio

Fundada em 1926, a Walt Disney foi a responsável por diversos filmes clássicos e se consolidou como o maior estúdio de animação do mundo. Ao longo de toda a sua história, o estúdio passou por diversas eras, em que prevaleciam certos tipos de histórias, técnicas e se relacionam com o contexto histórico e político da sua época.

Neste post, selecionamos os melhores filmes de cada era da Disney para você conhecer melhor a história do estúdio e se encantar com narrativas fantásticas. Confira:

Era de Ouro (1937 a 1942)

Uma das fases mais lucrativas do estúdio (daí o titulo de ouro), contou algumas das suas histórias mais clássicas, estabelecendo os principais temas a serem tratados ao longos dos anos que vieram: os contos das princesas, dos animais e a experimentação com a música.

1. A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Em um reino encantado, a Rainha morre de inveja da beleza da princesa Branca de Neve. Para ser considerada na mais bela, ela ordena a um caçador que leve a princesa para a floresta e a mate. Ao conseguir fugir, Branca de Neve recebe a proteção de sete anões que vivem em uma cabana no meio da floresta.

2. Pinóquio (1940)

Um carpinteiro solitário esculpe um boneco de madeira e o batizado de Pinóquio. Ele deseja à uma estrela cadente que o boneco ganhe vida, pedido que é atendido por uma fada. Mas Pinóquio tem uma particularidade: toda vez que ele conta uma mentira, seu nariz de madeira cresce um pouco.

3. Fantasia (1940)

O mais ousado filme experimental da Disney, Fantasia é um filme concerto. Composto por oito animações que ilustram grandes obras da música clássica.

4. Bambi (1942)

Em uma floresta, todos os animais ficam animados para o nascimento do cervo Bambi, o Príncipe da Floresta. Ao longo de várias estações do ano, Bambi aprende mais sobre como sobreviver, os valores de amizade e o amor.

 

Período de Guerra (1943 a 1949)

A Segunda Guerra Mundial também teve impacto na indústria do cinema, e afetou principalmente as produções da Disney.

5. Alô, Amigos (1943)

Pato Donald e Pateta fazem uma visita à América Latina e conhecem novas culturas e paisagens. Outro detalhe é a primeira aparição de Zé Carioca, que ensina os personagens a sambar ao som de Aquarela do Brasil e Tico-Tico no Fubá.

6. Você Já Foi à Bahia? (1944)

Pato Donald recebe três presentes de aniversário: o primeiro é um filme sobre aves nativas da América do Sul; o segundo é um livro sobre o Brasil e o terceiro é uma piñata. Os três presentes o levam a novas aventuras com Zé Carioca e Panchito.

 

Era de Prata (1950 a 1967)

Após a recuperação econômica, a Disney voltou a investir nos seus grandes filmes, retomando projetos que tinham sido arquivados no período de guerra e recessão.

7. Cinderela (1950)

Cinderela se torna órfã muito jovem, ficando aos cuidados de sua madrasta, a Sra. Tremaine. No entanto, a madrasta e as suas duas filhas obrigam Cinderela a serví-las como uma empregada. Com o anúncio de que o príncipe realizará um baile para todos do reino, Cinderela se anima pela primeira vez em anos.

8. Alice no País das Maravilhas (1951)

Em uma tarde no parque com sua irmã, Alice segue um coelho branco até a sua toca e acaba entrando no País das Maravilhas. Lá, vivem diversos seres encantados que vivem sob o comando da tirana Rainha de Copas.

9. A Bela Adormecida (1959)

Filha única do Rei Stefan, Aurora foi muito celebrada desde o seu nascimento por todo o reino. No entanto, ela é amaldiçoada pela bruxa Malévola. Com medo pela vida de Aurora, três fadas à levam para a floresta para criar a princesa como uma camponesa, longe dos perigos do castelo.

10. A Espada Era a Lei (1963)

Artur é um jovem desajeitado que ajuda seu irmão a se tornar um cavaleiro. Ao conhecer Merlin, um poderoso mago, ele descobre que está destinado a um futuro grandioso. Ao chegar em Londres com o irmão para uma competição, ele aceita o desafio de retirar a espada mágica excalibur de uma pedra.

Era de Bronze ou Era sombria (1970 a 1988)

Após a morte de Walt Disney em 1966, o estúdio passou a investir em histórias originais, deixando os clássicos contos de fada para trás.

11. Robin Hood (1973)

O tirano Príncipe João explora os habitantes do seu reino com impostos pesados e penas de morte. Para combatê-lo e trazer justiça para o povo do reino, a raposa Robin Hood  promove atos corajosos para roubar os mais ricos e distribuir os ganhos com os mais pobres.

12. As Aventuras de Bernardo e Bianca (1977)

Os dois ratinhos Bernardo e Bianca fazem parte da Sociedade de Resgate, que auxilia vítimas de sequestro pelo mundo. Ao receber um pedido de ajuda de Penny, eles iniciam uma busca para encontrar a garota.

13. O Caldeirão Mágico (1985)

O tirano Rei Horned ordena a destruição de um caldeirão mágico do seu reino. Para impedir que isso aconteça, o jovem Taran assume a tarefa de proteger o caldeirão. E para cumprir a missão, ele terá que enfrentar monstros, bruxas e outros seres malignos.

A Renascença (1989 a 1999)

Após um período turbulento, o estúdio resgatou os contos de fadas antes abandonados e lançaram grandes sucessos de público e crítica. Ao mesmo tempo, o período marcou as primeiras experiências da Disney com animação digital, que foi utilizada para criar cenários mais realistas para as suas produções.

14. A Pequena Sereia (1989)

Ariel é uma princesa sereia. Extremamente curiosa sobre a vida fora das profundezas do mar, ela acaba de apaixonando por Eric, um humano. Para conseguir se aproximar dele, ela busca uma forma de transformar sua cauda em um par de pernas.

15. Aladdin (1992)

Em um reino do Oriente Médio, Aladdin é um jovem de origem humilde que é preso por roubar comida de uma feira. Ele é levado para uma caverna mágica pelo braço-direito do sultão, Jafar, onde deve encontrar uma lâmpada mágica. Ao pegar a lâmpada, um gênio sai dela e concede a Aladdin três desejos.

16. O Rei Leão (1994)

Na savana, todos os animais se reúnem para conhecer Simba, o príncipe leão da região. O reino, no entanto, é cercado por intrigas provocadas por Scar, tio de Simba, que planeja herdar o trono.

17. O Corcunda de Notre Dame (1996)

Na catedral de Notre-Dame, vive Quasímodo, um corcunda que encontra dificuldades em ser aceito na sociedade por conta da sua aparência. De cima da torre do sino da catedral, ele observa e se apaixona pela jovem Esmeralda. Mas para conseguir fugir da catedral ele terá que enfrentar o juiz Claude Frollo.

18. Hércules (1997)

Hércules é um jovem semi-deus, mas que foi obrigado a viver entre os mortais. O que ele mais deseja é assumir o seu lugar de direito junto aos deuses do Olimpo, mas sua jornada terá vários desafios.

19. Vida de Inseto (1998)

Uma colônia de formigas vive sob a ameaça do gafanhoto Hopper. Flink é uma jovem formiga, muito inventivo e disposto a encontrar soluções para livrar a sua colônia de Hopper. Ao encontrar um grupo de insetos voadores, ele acredita que encontrou seus salvadores.

20. Mulan (1998)

Na China Imperial, a jovem Fa Mulan resolve assumir o lugar de seu pai no exército para lutar contra a invasão dos Hunos. Fingindo ser um homem, ela precisa se tornar uma guerreira para conseguir voltar viva da guerra.

21. Tarzan (1999)

Após perder os pais em um naufrágio, um bebê é adotado por uma gorila e é chamado como Tarzan e passa a viver entre os animais da floresta. Anos mais tarde, a chegada de uma expedição divide Tarzan, que precisa escolher entre os humanos e a sua lealdade aos gorilas que o criaram.

 

Era de Experimentação ou Pós-Renascença (2000 a 2007)

Com a virada do milênio, a Disney decidiu embarcar em outra era de experimentação, com histórias originais e um uso maior da animação digital, que viria a preparar o território para o que viria a seguir.

22. A Nova Onda do Imperador (2000)

O jovem imperador inca Kuzco é arrogante e egoísta. Sua conselheira, Yzma, elabora um plano para tomar o poder do império. Ela o transforma em uma lhama e enviando para enviado para uma floresta. Kuzco dependerá de Pacha, um camponês, para conseguir retomar o controle do império.

23. Atlântida: O Reino Perdido (2001)

O cartógrafo Milo Thatch encontra um manuscrito que contém um mapa para Atlantis, suposto continente submerso. A bordo do submarino Ulysses, ele embarca com uma equipe para descobrir se a lenda é real.

24. Lilo & Stitch (2002)

Stitch é um alienígena que nasceu fruto de experiências do Dr. Jumba Jookiba Rick. Ele consegue fugir e acaba caindo na Terra. Ele é encontrado pela pequena havaiana Lilo que o confunde com um cachorro e o adota. Junto com a menina, ele aprenderá o significado de amizade, amor e família.

A Nova Renascença (2008 – presente)

Nesta fase, a Disney embarcou completamente no mundo da animação digital, inspirada principalmente pelos sucessos produzidos pela Pixar.

25. Frozen: uma Aventura Congelante (2012)

Muito unidas na infância, as princesas Anna e Elsa são separadas quando os poderes mágicos de Elsa ferem Anna sem querer. Anos depois, as duas irmãs precisam se reconectar e descobrir como lidar com os poderes de Elsa, que pode congelar o reino inteiro.

26. Detona Ralph (2013)

Ralph está cansado de ser desprezado. Ele é o vilão de um jogo de fliperama, mas é constantemente ignorado pelos personagens do jogo. Para tentar provar o seu valor, ele decide abandonar o próprio jogo e partir em busca de uma medalha de de herói.

27. Moana: um Mar de Aventuras (2016)

A ilha Motu Nui, em que a jovem Moana está ameaçada por forças míticas. Para conseguir salvar o seu povo, ela parte em uma jornada no mar e é acompanhada por Maui, um semideus, para reunir uma relíquia mística perdida.

A Era dos Live-Action (2010 – presente)

Em conjunto com as animações digitais, a Disney também passou a resgatar suas histórias clássicas e reinventá-las com atores reais.

28. Malévola (2014)

Em uma releitura de A Bela Adormecida, conhecemos a história por trás da sua vilã: Malévola. A jovem cresceu em um reino pacífico, mas com a chegada de invasores de um reino vizinho, ela cresce com desejo de vingança.

29. Mogli: O Menino Lobo (2016)

Na versão em live action de um dos clássicos desenhos da Disney, conhecemos a história de Mogli, um garoto que foi criado por lobos. Ele é amado pelos animais que o cercam, exceto pelo tigre Shere Khan, que o vê como uma ameaça para a vida na selva.

30. A Bela e a Fera (2017)

Inventiva e independente, Bela vive em um vilarejo francês. Após o seu pai ser capturado por uma temível Fera, em um castelo obscuro, ela decide abrir mão da sua liberdade para libertar seu pai. Vivendo no castelo, ela é ajudada por objetos mágicos a descobrir a maldição que cerca a Fera.