Ordem dos filmes de Harry Potter: conheça a sequência ideal para assistir

Uma das maiores franquias da cultura pop atual, o universo de Harry Potter encantou crianças, jovens e adultos e definiu uma geração que cresceu lendo os livros e esperando ansiosamente o lançamento dos filmes. Em 2020, a série comemora 23 anos do lançamento do primeiro livro e o início de uma jornada incrível. A magia do mundo criado pela britânica Joanne Rowling (ou J.K. Rowling, como ficou conhecida) não se limitou às páginas dos livros ou à tela de cinema. São jogos, parques de diversão, roupas, objetos decorativos e diversos outros produtos trouxeram um toque de mágica para o cotidiano dos fãs d’O Menino que Sobreviveu.

Com o lançamento de uma novos filmes nos últimos anos, em uma nova franquia que prometeu expandir ainda mais o mundo mágico, é normal que algumas pessoas fiquem confusas em relação à cronologia das histórias. Por isso, listamos os filmes em ordem cronológica para você acompanhar o desenrolar de todos os eventos do mundo mágico. Confira abaixo!

A franquia Animais Fantásticos

Em 2013, dois anos após o lançamento do último filme da franquia Harry Potter, a Warner Bro. e J.K. Rowling anunciaram a expansão do mundo mágico com uma nova série de filmes. O anúncio não se tratava de uma continuação da história de Harry nem um prelúdio com a história de seus pais (muito pedida pelos fãs), mas as aventuras do Magizoologista Newt Scamander. O nome já era conhecido pelos fãs dos livros: é ele o autor de Animais Fantásticos e Onde Habitam, livro didático que os alunos leem em Hogwarts.  O livro foi lançado pela própria Rowling em 2001, apresentando uma série de animais mágicos presentes no mundo e com um prefácio escrito pelo próprio Alvo Dumbledore, conhecido diretor da escola.

O que já sabemos sobre a franquia é que ela contará com 5 filmes, se passando entre 1926 e 1945. Embora não se relacione diretamente com os eventos principais do conflito entre Harry e Lord Voldemort, a franquia de Scamander revela uma história citada nos últimos livros: a ascensão de Gellert Grindelwald como bruxo das trevas e o seu conflito com Dumbledore.

1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

Começamos nossa lista com o início da nova franquia baseada no Mundo Mágico. 70 anos antes do início da aventura d’O Menino que Sobreviveu, Animais Fantásticos e Onde Habitam funciona tanto como um prelúdio à série do bruxo como uma história independente.

Em 1926, o bruxo britânico Newt Scamander viaja à cidade de Nova York com uma mala cheia de animais fantásticos. Em um encontro inusitado com o trouxa (humano que não possui poderes mágicos) Jacob Kowalski, vários animais escapam da mala para a cidade. Em uma comunidade bruxa muito mais conservadora do que a britânica, a fuga desses animais pode significar a exposição do mundo mágico.

2. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

Seis meses após os eventos do primeiro filme, Gellert Grindelwald, o temido bruxo das trevas, conseguiu escapar da prisão mágica nos Estados Unidos. Ele planeja reunir seguidores contra todos os seres não-mágicos, revelando suas visões sobre o futuro. Diante deste cenário, Newt Scamander é recrutado pelo seu antigo professor, Alvo Dumbledore, para frear os planos de Grindelwald e impedir uma guerra entre bruxos.

Para os próximos anos…

O terceiro filme da série, ainda sem título oficial, teria o início de suas filmagens marcado para o dia 16 de março deste ano. No entanto, as filmagens foram suspensas pela produtora Warner Bros. devido à pandemia do Coronavírus. A data de lançamento, marcada para 2021, pode ser adiada também.

Para os fãs brasileiros, o próximo filme vai ser ainda mais especial: o Wizarding World, site oficial sobre as franquias de Rowling, confirmou a informação de que o terceiro filme terá parte da sua trama situada no Rio de Janeiro, na década de 1930. Os fãs já desconfiavam da possibilidade: a foto de capa da conta do Twitter de Rowling utilizava em 2018, quando ela estava escrevendo o roteiro do terceiro filme, era uma fotografia antiga a cidade do Rio de Janeiro. A escritora é famosa por utilizar a sua capa do Twitter para dar dicas sobre o que ela anda escrevendo. Anos antes, também foi revelado a existência de uma escola de magia localizada na floresta amazônica, a CasteloBruxo.

A Franquia Harry Potter

A série principal do Mundo Mágico, a franquia conta a jornada de Harry Potter, sua descoberta da magia e a sua jornada para derrotar o bruxo das trevas Lord Voldemort. Com o sucesso dos livros, não demorou para produtores de cinema se interessam em produzir adaptações cinematográficas da história d’O Menino que Sobreviveu. Lançados entre 2001 e 2011, a produção da franquia adaptou os 7 livros da série em 8 filmes (o último livro teve sua trama dividida em 2 filmes) e fez com que os bruxos da série ficassem ainda mais famosos em todo o mundo!

3. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Em 1997, Harry Potter é um menino prestes a completar 11 anos que vive com seus tios desde a morte de seus pais, quando ele era somente um bebê. No dia do seu aniversário, ele descobre que é um bruxo e que foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele aprende mais sobre os seus poderes e a verdade sobre a morte de seus pais, que foram assassinados pelo bruxo das trevas Lord Voldemort.

4. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Antes de embarcar para o seu segundo ano de estudos em Hogwarts, Harry recebe um aviso de que coisas ruins podem acontecer caso ele retorne à escola. Ele decide ir mesmo assim e eventos estranhos começam a acontecer.  Junto com seus amigos, Rony e Hermione, Harry passa a investigar as mensagens as suspeitas que são encontradas nos corredores da escola sobre uma câmara secreta.

5. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Um grande perigo ronda a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, no terceiro ano de Harry: o assassino Sirius Black escapou da prisão de Azkaban. Dizem que Black é um seguidor de Voldemort e planeja ir atrás de Harry. Para defender a escola, são enviados Dementadores, guardas que tem poderes de sugar a energia dos bruxos e que podem piorar muito mais a situação.

6. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

O Torneio Tribruxo é uma competição onde alunos do sétimo ano de três escolas europeias de magia (Hogwarts, Beauxbatons, Durmstrang) passam por provas intensas a fim de provar suas habilidades mágicas. No sorteio dos alunos de Hogwarts, Harry é misteriosamente selecionado, embora não tenha idade mínima para competir. Entre provas desafiadoras e perigosas, Harry também precisa lidar com um alerta cada vez mais forte do retorno dos seguidores de Voldemort.

7. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

No seu quinto ano em Hogwarts, Harry já passou por muitos desafios e obstáculos, mas os problemas ficam cada vez mais sérios com Voldemort e os seus seguidores ficando cada vez mais fortes. Mas as autoridades do Ministério da Magia não acreditam nele e enviam para Hogwarts ainda mais problemas para Harry lidar.

8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Toda a comunidade bruxa está em alerta sobre uma nova ascensão do bruxo das trevas, Lord Voldemort. No seu sexto ano, embora tenha conseguido escapar das investidas de Voldemort nos últimos anos, Harry conta com a ajuda de seus amigos e o diretor de Hogwarts, Dumbledore, para encontrar uma forma de derrotar o bruxo das trevas de uma vez por todas.

9. Harry Potter e as Relíquias da Morte, parte 1 (2010)

Com a chegada de Voldemort ao poder do mundo mágico, Harry não pode mais voltar para Hogwarts e completar o seu sétimo (e último) ano de estudos. Junto com Rony e Hermione, ele inicia uma corrida contra o tempo para desvendar mistérios antigos e cumprir uma tarefa perigosa e praticamente impossível: derrotar Voldemort.

10. Harry Potter e as Relíquias da Morte, parte 2 (2011)

Conclusão da saga de uma dos bruxos mais famosos da cultura pop. Neste último capítulo, Voldemort envia todas as suas tropas para atacar o castelo de Hogwarts, com o objetivo de consolidar seu poder sobre o mundo bruxo. Dessa forma, Harry precisa fazer um grande sacrifício e confrontar Voldemort pela última vez.

Visão dos fãs…

E por falar em Voldemort, existe um filme italiano não-oficial produzido por fãs, que conta um pouco mais sobre a história do bruxo das trevas. O filme Voldemort: Origins of the Heir (Voldemort: a Origem do Herdeiro, em tradução livre) pode ser conferido no YouTube com legendas em português. Ele foi produzido com o dinheiro arrecadado em vaquinha online e o apoio de uma produtora italiana. Após o lançamento do trailer e um grande número de visualizações, a produção recebeu a autorização da Warner Bro. (que detém os direitos da franquia) para lançar o filme no Youtube, desde que não tivesse fins lucrativos. Ele foi bastante elogiado pela sua qualidade dos efeitos visuais e a direção de arte, que costuma faltar em produções não-oficiais. Na cronologia, ele se encaixa entre as duas franquias.

E aí, já separou a pipoca para começar sua sessão? Esperamos que este post te ajude a entender todos os eventos do Mundo Mágico de J.K. Rowling. Compartilhe este artigo com seus artigos e continue acompanhando nossos conteúdos! Malfeito feito. Nox!