Documentários da Netflix: veja a nossa seleção com os 12 mais interessantes

Provavelmente, você também é apaixonado por documentários, séries ou filmes, certo? Mas, muito provavelmente, você também deve estar cansado de perder horas procurando àqueles com um conteúdo realmente relevante, dentro dos seus assuntos preferidos, não é mesmo? Não se preocupe. Nós fizemos isso por você; separamos uma lista incrível com os melhores documentários da Netflix, que estão logo ali, ao seu alcance.

Como escolher os melhores documentários da Netflix?

Neste artigo, os documentários da Netflix estarão com uma breve resenha sobre o assunto. A plataforma de streaming conta com uma infinidade de ótimos documentários. No entanto, recomendamos que você se permita experienciar novos assuntos, novos gêneros e se surpreenda com a quantidade de conhecimento que é possível absorver por meio dessa modalidade de entretenimento.

Assim, no intuito de proporcionar boas sugestões de documentários, que sejam suficientemente relevantes para agradar diferentes perfis, gostos e preferências, a nossa seleção contempla títulos com os mais diversos temas. Por isso, se você gosta de documentários sobre natureza, saúde, boa alimentação, esportes, dentre tantos outros, você está no lugar certo.

Para ajudar você a encontrar, sem perda de tempo, em meio as inúmeras opções disponíveis no catálogo, nós separamos os melhores e mais recomendados documentários da Netflix. Confira agora mesmo.

1. Seremos História? (2016)

Esse documentário trata sobre o meio ambiente e os desastres ocasionados pela ação humana. Os resultados sobre a degradação da natureza estão visíveis, e o relato busca entender o porquê das autoridades e a população em geral não agirem com ostensividade para paralisar o aquecimento global.

Esse documentário é estrelado pelo ator, Leonardo Di Caprio, que faz uma longa trajetória aos 4 cantos do mundo, na busca de encontrar soluções não utópicas para todos os problemas.

Assim, a série mostra quais as medidas que ainda podem ser tomadas para salvarmos (ou pelo menos tentarmos) salvar o planeta.

Neste documentário, você visitará locais em que as mudanças climáticas já apresentam seus efeitos mais catastróficos, e pode ter um vislumbre do que pode acontecer em futuro não tão distante com todo o planeta. Além disso, o documentário apresenta os diálogos realizados com cientistas ambientais, empresários e representantes políticos das maiores potências que contribuem para o aumento da taxa de destruição ambiental.

Por isso, se você busca um dos documentários da Netflix que tratem da proteção (ou seria degradação?) do meio ambiente, “Seremos história?” é uma ótima pedida para você.

2. Parchís: O Documentário (2019)

Este é um dos mais recentes documentários da Netflix. Ele trata sobre aspectos sensíveis sobre qual a densidade do impacto da fama causado em crianças e adolescentes. Esta obra relata a trajetória de ascensão e queda de uma banda infantil muito popular durante a década de 80; se você viveu a sua adolescência nessa época, você certamente conhece o grupo Parchís. O sucesso pode ser comparado com o Balão Mágico ou Trem da Alegria, no Brasil.

O grupo infantil foi criado em 1979, na Espanha e era formado 5 integrantes, meninos e meninas; crianças que cresceram sob os holofotes em diversos países. O conteúdo apresenta uma série de entrevistas com ex-integrantes da banda, assim como produtores e pais. Além disso, aborda temas mais complexos, como por exemplo a exploração infantil. Por isso, é um documentário apresenta uma série de questões relevantes, que devem ser debatidas.

3. The Game Changers (2018)

Este é mais um dos recentes e bombásticos documentários da Netflix. Polêmico, a chegada do título na plataforma causou fortes burburinhos. A obra trata sobre diversos mitos alimentares; em especial trata sobre a carne a nossa real dependência desse alimento. The Game Changers veio para apresentar suas teses sobre a ideia da necessidade de consumo de proteína animal para ganhar músculos.

No entanto, é preciso que você assista para tirar suas próprias conclusões.  O time de peso escolhido para participar da filmagem conta com grandes nomes, incluindo atletas de alta performance veganos, como por exemplo o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, o levantador de peso Patrik Baboumian, a dieta de Jackie Chan e o apoio de ninguém menos que o ator Arnold Schwarzenegger.

Se você ficou curioso, vale a pena assistir. Faça uma reflexão, pesquise e consulte profissionais na área para embasar o que você acredita e pratica.

4. Wild Wild Country (2018)

Você certamente já deve ter ouvido alguma frase atribuída a Osho. Pois bem, ele é um guru indiano que virou tema desse documentário da plataforma. A série documental foi gravada em 6 capítulos, com uma completa apresentação da comunidade de Rajneeshpuram, formada por seguidores de Bhagwan Shree Rajneesh, ou, apenas Osho.

Ao implementar essa comunidade nos Estados Unidos, nos anos 50, Osho e seus seguidores enfrentaram enormes problemas com a vizinhança e Governo. Houve um grande embate na remota cidade de Antelope, em Oregon. O documentário traz depoimentos de partes que estavam dos dois lados da moeda, com diversas e impressionantes descobertas. Vale a pena conferir.

5. Quanto tempo o tempo tem (2015)

Em tempos em que a falta de tempo é o problema para a maior fatia da população, esse documentário vem em boa hora discutir porque estamos sempre correndo, o tempo todo. Além disso, a série documental levanta outras questões relevantes, que tratam das diferenças do conceito de tempo entre as civilizações ao longo dos séculos.

Com o apoio de diversos especialistas, o documentário faz o espectador refletir sobre o que é o tempo e os seus diversos significados. Ademais, o instiga a pensar como chegamos a esse ponto de ausência de tempo e uma frequente (e crescente) corrida contra as horas. Quanto Tempo o Tempo Tem conta com uma boa base filosófica; para quem tem interesse em entender esse mistério de como será o futuro da existência da espécie humana.

Por isso, não perca tempo, e assista descubra agora mesmo “Quanto tempo o tempo tem”.

6. Nosso planeta (2019)

Este também é um dos documentários da Netflix que tratam sobre a atual crise ambiental que enfrentamos. O planeta Terra está bem representado nessa série, que conta com belíssimas imagens, de tirar o fôlego do espectador. Com extremo bom gosto, revela a diversidade das belezas naturais que ainda estão entre nós, mas correm sérios riscos de desaparecerem.

A série original encanta com sua fotografia exuberante e temas ainda pouco conhecidos sobre o nosso planeta.

7. Apenas Cães (2018)

Esse é um dos documentários da Netflix mais emocionantes. Apenas Cães revela histórias sensíveis e apaixonantes sobre cães e seus donos. Se você é um verdadeiro apaixonado por esses fiéis escudeiros, você já deve entender a importância mútua no relacionamento entre humanos e cachorros, mas vai se surpreender com este conteúdo.

Ao acompanhar 6 histórias incríveis que envolvem essa interação, você entenderá muito mais do universo desses pequenos (ou médios, ou, às vezes, enormes) seres. Você não pode perder essa filmagem.

8. A história de Deus com Morgan Freeman (2016-2017)

O tema religião é sempre muito buscado em qualquer parte do mundo. Esse é um daqueles documentários da Netflixque você prenderá os olhos do começo ao fim. A série documental apresenta uma interessante passagem pelos mais diversos tipos de religiões. Buscando encontrar respostas sobre as questões primordiais da fé que envolveram e ainda envolvem toda a humanidade.

Em cada um dos episódios, a figura emblemática e espirituosa de Morgan Freeman trata sobre um aspecto divino, contando sempre com o apoio de especialistas. Se você quer descobrir uma série de curiosidades milenares, que até hoje ligam diferentes religiões, você irá adorar esse documentário

9. Ícaro (2017) 

Mais um dos originais documentários da Netflix, Ícaro foi a primeira produção do gênero original da plataforma de streaming a ganhar um Oscar. O tema geral da obra documental trata sobre o uso de doping no ciclismo competitivo. Não intencionalmente, a produção desse documentário acabou abrindo o caminho para a revelação de um dos maiores escândalos na história do esporte mundial. Se você gosta de esportes de competição, precisa assistir!

10. The True Cost (2015)

O documentário traz a realidade da dura história do universo mais glamouroso do mundo. Além de ser uma suntuosa e contundente crítica à indústria da moda, ele apresenta as condições precárias de trabalho das fábricas de roupas de grandes marcas. Com objetivo de inspirar reflexões, você irá se surpreender como o consumo em massa contribui para exploração de mão de obra, espalhados nos cantos mais remotos do mundo.

11. Explicando (2018)

Essa é mais uma produção original de documentários da Netflix. Nela, estão abrangidos os mais variados assuntos; tratados de maneira clara e objetiva, com episódios de no máximo 20 minutos de duração, oferece um conteúdo relevante para todos os curiosos de plantão. Cada um dos episódios trata sobre alguma lacuna social mal preenchida; com assuntos complexos e muitas vezes polêmicos, você passa a refletir sobre um universo inteiro de possibilidades.

Sem a intenção de responde-los com exatidão, até pela complexidade dos temas propostos, você irá conhecer uma visão sobre diversos temas, como por exemplo: vida extraterrestre existe? Qual a real influência de games violentos? O mercado de ações é para todos? O que você sabe (mesmo) sobre a maconha? Esse e muitos outros temas estão presentes no documentário Explicando. Vale a pena, ao menos para transitar em novos conceitos.

12. Chefes do Tráfico (2018)

Ase você gostou do documentário de grande sucesso, Narcos, uma série ficcional sobre a vida de Pablo Escobar, você irá aproveitar todo o conteúdo de Chefes do Tráfico. A Netflix lançou esta série documental apresentando as histórias reais dos maiores traficantes do mundo, incluindo El Chapo e o gigantesco Cartel de Cali. O documentário já conta com duas temporadas. Podemos adiantar que você também ficará chocado com essas histórias.

O que achou da nossa seleção de melhores documentários da Netflix?

Como vimos, a plataforma de streaming não perde tempo e investe pesado na criação de conteúdos. Muitos documentários da Netflix já foram premiados, por isso, as produções não param.