16 melhores filmes cult que todo amante do cinema precisa conferir!

Existem muito filmes que são cultuados como grandes clássicos do cinema por uma base de fãs. Alguns deles podem ter sido grandes fracassos de bilheteria e chamaram pouca atenção da crítica no seu lançamento e tiveram que esperar anos e anos para serem reconhecidos pelo público e pela crítica. Outros já tiveram mais sucesso no seu lançamento, rapidamente se tornando títulos respeitados e chamados de cult.

Não importa quando eles adquiriram este status, os filmes cult chamam a atenção não só pelas suas narrativas, atuações, filmagem, montagem, sons ou efeitos visuais. Eles são cultuados pelo conjunto da obra e o que ela representa para o cinema ou para o momento em que foi realizado.

Neste artigo, selecionamos 16 filmes cult imperdíveis e que todo cinéfilo precisa conferir!

1. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Considerada a obra-prima do diretor Stanley Kubrick, a narrativa do filme é ligada pela aparição de um misterioso monolito, que aparece na Terra durante a pré-história e novamente 4 milhões de anos depois, em 2001 em Júpiter. Uma equipe de astronautas então parte na nave Discovery, comandanda pelo sistema de computador HAL 9000 para investigar a aparição.

2. Stalker (1980)

A queda de um meteorito causa alterações físicas na região conhecida como Zona. Por fugir das leis da realidade, ela é cercada e vigiada pelo governo. Isso não impede que exploradores conhecidos como Stalkers entrem na Zona. Eles são conhecidos como os únicos capazes de entrar e encontrar o caminho de volta. A fim de entender o que acontece dentro do local, um escritor e um professor contratam um Stalker para guiá-los nas suas jornadas dentro da Zona.

3. Metrópolis (1927)

No primeiro filme de ficção-científica, a cidade futurística de Metrópolis é comandada pelos ricos detentores da indústria. Eles vivem nos luxuosos arranha-céus da cidade. Enquanto isso, os operários vivem no subterrâneo, onde trabalham nas máquinas que criam energia para a cidade. Freder é o filho de um dos magnatas de Metrópolis, Joh, e passa a questionar a desigualdade do local quando ele conhece Maria, uma líder operária.

4. Blow-Up: Depois daquele Beijo (1966)

Thomas, um famoso fotógrafo de moda, volta para sua casa em Londres depois de ter passado a noite trabalhando em um livro de arte. Ele passa por um parque, onde um casal chama a sua atenção. Ele resolve fotografá-los à distância e retorna ao seu caminho. No entanto, ao ampliar e revelar as fotos, ele descobre que pode ter documentado um assassinato.

5. Acossado (1960)

Acossado narra a fuga de Michel Poiccard, depois que ele rouba um carro em Marselha. Ele então foge para Paris, onde encontra a jornalista americana Patricia, que o dá abrigo até que ele receba o dinheiro que o devem e possa ir para Roma. Neste meio tempo, ele tenta convencer Patricia a se envolver com ele, enquanto aplica outros golpes na cidade.

6. Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Três histórias se entrelaçam em uma narrativa não linear: um casal que resolve assaltar um resta; dois assassinos profissionais que precisam recuperar uma maleta para o gangster para quem trabalham; e um boxeador que é pago para perder uma luta. Em uma mistura de humor e violência, Quentin Tarantino entrega um dos filmes mais importantes da sua carreira.

7. Cléo das 5 às 7 (1962)

A cantora Cléo acaba de fazer um exame para descobrir se está com câncer de estômago. O resultado, no entanto, levará duas horas para sair. Angustiada, Cléo sai pelas ruas de Paris, perambulando sem saber o que fazer, até que ela cruza com Antoine, um soldado que está prestes a partir para a guerra na Argélia.

8. Antes do Amanhecer (1995)

O primeiro filme da Trilogia do Antes do diretor Richard Linklater, Antes do Amanhecer narra o encontro de dois jovens em um trem com destino a Paris. Envolvidos em uma conversa, ele a convence a descer em Viena e passar o dia explorando a cidade com ele antes de retornar aos seus destinos iniciais: ele em um vôo para os Estados Unidos e ela para Paris.

9. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Alvi é um humorista neurótico que se apaixona por Annie, uma cantora em início de carreira. Os dois logo decidem morar juntos, mas com a convivência, os dois passam a ter diversas crises conjugais.

10. O Grande Lebowski (1998)

Jeffrey Lebowski, conhecido como The Dude, vive uma vida tranquila na Califórnia. Um dia, ele é abordado em seu apartamento por homens desconhecidos, que exigem o pagamento de um dinheiro devido por uma mulher que ele não conhece, mas que seria sua esposa. Ele então descobre que o grupo estava atrás de outro homem chamado Jeffrey Lebowski: um milionário conhecido como O Grande Lebowski. The Dude decide ir atrás do seu homônimo para desfazer o mal entendido e exigir uma compensação.

11. Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Nesta sátira histórica, o Rei Artur decide partir em busca do Cálice Sagrado, o Santo Graal. Mas para isso, ele precisa reunir bravos cavaleiros do seu reino para acompanhá-lo. É quando aparecem Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir-Lancelot; Sir Galahad, o Puro, entre outros personagens, para ajudá-lo na sua jornada.

12. Todo Mundo Quase Morto (2004)

Nesta comédia apocalíptica dirigida por Edgar Wright, Shaun é um funcionário de uma loja de eletrônicos que está preso na sua rotina monótona. Mas, depois de passar uma noite num pub, bebendo com o seu melhor amigo, ele descobre que Londres foi tomada por mortos-vivos.

13. A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

Um satélite cai em uma cidade americana. A radiação vazada dele faz com que os mortos saiam das suas covas e passem a perseguir os vivos atrás de sua carne. Os sobreviventes deste cenários apocalíptico se refugiam em uma fazenda para tentar se salvar. A Noite dos Mortos-Vivos é um marco para os filmes de terror e apocalipse, além de ter servido de modelo para outras produções cinematográficas que exploram a figura do zumbi.

14. O Exorcista (1973)

Chris MacNeil começa a notar mudanças no comportamento de sua filha Reagan, de apenas 12 anos. Ela sofre de convulsões e também aparenta ter poderes sobrenaturais, como uma superforça e também habilidade de levitação. Sem respostas de tratamentos médicos e psicológicos, ela então recorre a um padre que recomenda que seja realizado um exorcismo, pois a menina foi possuída pelo demônio.

15. Donnie Darko (2001)

Donnie é um adolescente que vem experienciando uma série de episódios de sonambulismo. Ele começa a ter visões onde uma criatura monstruosa vestida com uma fantasia de coelho que o avisa que o mundo irá acabar em 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos.

16. Suspiria (1977)

Suzy Bannion é uma bailarina americana que chega a Fribourg, na Alemanha para fazer parte de uma prestigiosa academia de dança. A atmosfera estranha do lugar vai se tornando cada vez mais perturbadora depois que uma das alunas é assassinada e Suzy começa a sentir uma presença maligna pairando sob a academia.