Melhores filmes de faroeste de todos os tempos: 9 títulos para assistir

O crítico de cinema francês, André Bazin, considerou o Faroeste ou Western como o cinema americano por excelência. A tradição deste gênero é tão grande e forte na cultura que remonta ao início do cinema americano e continuam a serem lançados até hoje.

Originado histórias sobre a exploração e colonização do território à oeste dos Estados Unidos, os filmes desse gênero conseguem são verdadeiros épicos. Cheios de de aventura, romance, vingança, comédia, tragédia e até mesmo paródias, os faroestes refletem muito sobre os momentos sociopolíticos em que eles são produzidos e da história que eles contam.

Neste post, selecionamos 10 títulos que estão entre os melhores faroestes de todos os tempos e que devem estar na lista de qualquer cinéfilo.

1. No tempo das diligências (1939)

Começamos nossa lista com o primeiro filme de um dos mestres do faroeste, John Ford. Considerado um dos melhores filmes americanos de todos os tempos, No tempo das diligências também deu toda a caracterização para o gênero do faroeste. A trama narra a travessia de nove pessoas de diferentes classes sociais paro Arizona para o Novo México.

2. Matar ou morrer (1952)

Trazendo um dos maiores heróis do gênero faroeste, Matar ou morrer é um título que não poderia estar fora da nossa lista. O herói desta história é Will Kane, o xerife de uma cidadezinha do Novo México. Prestes a se casar, ele descobre que um criminoso que foi preso por ele tempos atrás, foi posto em liberdade e planeja sua vingança. Determinado a enfrentar a situação, ele aceita o desafio de enfrentar Miller e os seus capangas sozinho.

3. Os brutos também amam (1953)

Os brutos também amam narra a história de um pistoleiro que está disposto a mudar de vida, deixando a violência em busca da paz interior. Ele muda-se para a cidade de Wyoming e se aproxima de uma família de camponeses. No entanto, quando os conflitos de terras com um barão se acentuam na região, ele se vê obrigado a utilizar sua pistola novamente.

4. Rastros de Ódio (1956)

Outro filme de John Ford nesta lista, Rastros de ódio está na lista de inspirações de diversos diretores, como George Lucas, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola e é considerado por muitos a obra prima de Ford. Nele, Ethan Edwards é um veterano da Guerra Civil que visita seu irmão e a família em uma cidade no oeste. No entanto, quando um massacre acontece, ele parte em busca de vingança no deserto.

5. Sete homens e um destino (1960)

Em uma releitura de Os sete samurais (1954) do diretor Akira Kurosawa, os moradores de uma aldeia mexicana é aterrorizada por uma gangue que promove saques aos seus mantimentos. Sem conseguir se defender, eles recorrem a um grupo de pistoleiros na fronteira americana. Ganhou algumas continuações, com outras aventuras dos sete pistoleiros e também um remake em 2016 com nomes como Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke no elenco.

6. Por um punhado de dólares (1964)

Por um punhado de dólares tem muitos motivos para estar na lista de melhores faroestes de todos os tempos. Ele é um dos principais filmes do subgênero conhecido como Western Spaghetti, a produção de filmes de faroeste filmados em italiano e com um custo de produção substancialmente menor do que os americanos. Dirigido por Sergio Leone, o filme também consagrou a carreira de Clint Eastwood em Hollywood. Sua história é baseado em outro filme japonês de Akira Kurosawa, Yojimbo, o guarda-costas (1961). Além disso, a sua trilha sonora se tornou uma das mais icônicas na história do cinema.

Na trama, a cidade de San Miguel é o cenário de uma guerra entre duas gangues. Quando um pistoleiro famoso por suas habilidades chega lá, ele recebe propostas das duas gangues pelos seus serviços. Para ganhar mais dinheiro, ele aceita as duas ofertas. O filme é o primeiro de uma série que ficou conhecida como Trilogia dos Dólares, que também é composta por Por uns dólares e a mais (1965) e O bom, o mau e o feio (1966), também chamado de Três Homens em Conflito.

7. Era uma vez no oeste (1968)

Um dos faroestes mais conhecidos, Era uma vez no oeste é a grande obra-prima de Sergio Leone. Com quase 3 horas de duração, o épico é protagonizado por um vilão, o pistoleiro Frank.

Na história, ele é contratado por um barão ferroviário para afugentar uma família que possui terras que seriam muito valorizadas após a chegada da ferrovia. Mas o pistoleiro e o barão são surpreendidos quando descobrem que as terras para uma esposa desconhecida, que contrata um atirador para se proteger.

8. Dança com lobos (1990)

Partindo para um dos melhores filmes da década de 1990, Dança com os lobos impressionou público e crítica e garantiu os Oscars de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Mixagem de Som, Fotografia, Edição e Trilha Sonora.

Com quase 4 horas de duração, o filme mostra a jornada de John Dunbar, um oficial condecorado como um herói na Guerra Civil Americana. Como recompensa por seus atos, ele tem a chance de escolher onde quer servir a seguir. Ele então escolhe um local da fronteira do país, onde vive o povo indígena Sioux. Aos poucos, ele cria um laço de amizade com os indígenas e aproxima-se da sua cultura.

9. Os imperdoáveis (1992)

Clint Eastwood foi considerado um dos principais atores do gênero faroestes. Neste filme, ele retorna como o protagonista e também consolida-se como diretor. Após uma prostituta ser assassinada, as suas companheiras do bordel oferecem uma recompensa a quem encontrar os responsáveis pelo crime. Para conseguir o prêmio, o ex-pistoleiro William Munny decide liderar um bando em busca de respostas. No entanto, outro bando também está atrás do prêmio e o xerife da cidade não está feliz com a situação. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante para Gene Hackman, e Edição.

E aí, já assistiu todos estes filmes? Compartilhe esta lista com seus amigos apaixonados por este gênero!