Entenda a ordem cronológica e as linhas do tempo dos filmes de X-Men

Atualmente, filmes de heróis baseados em personagens dos quadrinhos já se tornaram parte do calendário de boa parte do público de cinema. Mas essa não era a realidade de algumas décadas atrás. Apesar de já haver diversos filmes baseados nestes tipos de histórias, muitos acreditam que foi com o sucesso de X-Men, em 2000, que abriu as portas para os heróis saírem das páginas dos quadrinhos para alcançarem as telas de cinema.

Nos últimos 20 anos, os Mutantes da Marvel já ganharam 3 franquias diferentes e muitas mudanças na sua cronologia. Com 13 filmes com focos diferentes, mudanças de atores e estilos narrativos, acompanhar a linha do tempo pode ser uma verdadeira confusão! Se você está a fim de conhecer melhor as histórias e as aventuras destes personagens, listamos uma ordem cronológica para descomplicar o entendimento do tempo nestes filmes.

O Sucesso dos Mutantes no cinema

Como uma alegoria para falar sobre direitos civis e preconceito, os Mutantes foram criados pelos quadrinhistas Stan Lee e Jack Kirby na década de 1960 para a Marvel Comics.

Frutos de mutações na sua estrutura genética, os mutantes são aqueles que, na sua puberdade, manifestam poderes extraordinários. O Professor Charles Xavier (conhecido como Professor X) é um mutante telepata que luta pelo igualdade entre mutantes e não-mutantes na sociedade. Ele abriga jovens que estão descobrindo seus poderes na sua escola para jovens superdotados. É na mansão de Xavier que os mutantes descobrem mais sobre os seus poderes e se reúnem em uma equipe para defender a humanidade dos mutantes que usam seus poderes para o mal. Eles ficaram conhecidos como X-Men.

Na contramão do pensamento de Xavier, está Erik Lensherr (conhecido como Magneto), que tem o poder de controlar campos magnéticos. Sobrevivente do Holocausto, Magneto acredita que a única forma dos mutantes sobreviverem à humanidade é dominando-a.

X-Men: Primeira Classe (2011)

Na ordem de lançamento, este é o quinto filme dos mutantes lançado. Mas ele aparece aqui primeiro por contar o início da história da equipe de heróis que vai compor todo o universo dos X-Men. No início da década de 1960, os jovens colegas Charles Xavier e Erik Lensherr acabam de descobrir os seus poderes. Quando um mutante que absorve energia é peça central de um conflito nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética, os dois amigos decidem reunir uma equipe de mutantes para impedir um desastre global.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Este talvez seja o filme que mais faz as pessoas se confundirem. Não é para menos: ele se passa nos anos de 2023 e 1973, conectando a série de filmes dos anos 2000 e dos filmes dos anos 2010. Além disso, os seus eventos mudam todo o rumo da história dos X-Men no cinema.

Em 2023, os mutantes estão à beira da extinção devido ao ataque das Sentinelas, criadas pelo governo dos Estados Unidos. A única chance de reverter essa situação é tentar reescrever a história, alterando um evento do passado que desencadeou a perseguição aos mutantes. Com isso, os X-Men lutam para resistir aos ataques das Sentinelas enquanto mandam a mente de Wolverine para o seu corpo em 1973. No passado, ele precisa reunir o Professor X e a sua equipe para alterar o curso da história e impedir um futuro apocalíptico de acontecer.

A partir dos eventos deste filme, o universo dos X-Men nas telas se divide em duas linhas do tempo distintas.

Linha do tempo A

A1. X-Men Origens: Wolverine (2009)

Um dos mutantes mais populares do universo de X-Men é o Wolverine. Ele tem o poder de regenerar-se, sentidos afiados e força física aprimorada, além de três garras retráteis que saem de seus ossos das mãos. É em 1845 que o personagem tem a primeira manifestação dos seus poderes, que resulta na morte de seu pai. Assustado, ele foge com seu meio-irmão, Victor Creed, que revela ter poderes semelhantes. Juntos, os dois passam a combater em diversas guerras como a Guerra Civil Americana, a Primeira e Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã. Nos anos 1980, os dois irmãos atraem a atenção do Coronel William Stryker, pelas suas habilidades de regeneração. Stryker que quer formar uma equipe militar de mutantes e conduz experimentos em Wolverine.

A2. X-Men (2000)

Nos anos 2000, os mutantes são amplamente conhecidos na sociedade, mas são vistos com preconceito e medo por aqueles que não possuem poderes. Por isso, o senador Robert Kelly apresenta o Ato de Registro de Mutantes para o Congresso dos Estados Unidos. Aprovado, o Ato forçaria todos os mutantes que vivem nos Estados Unidos a revelarem suas identidades e poderes para o governo. O Professor X atua em uma diplomacia entre os humanos e os mutantes, consigam conviver em paz. Em oposição aos planos de Xavier está o Magneto, que quer iniciar uma guerra contra a humanidade. No centro dos planos dele está a jovem Marie (Vampira), que foge de casa depois da primeira manifestação dos seus poderes.

A3. X-Men 2 (2003)

Após uma ataque ao presidente dos Estados Unidos por um mutante, o projeto de registrar e contém os mutantes se torna mais forte e com maior aprovação da sociedade. O Coronel William Stryker se torna porta-voz do projeto, mas seus planos não se limitam a identificar os mutantes: ele também quer exterminá-los. Para impedi-lo, o Professor X, os X-men e os mutantes liderados por Magneto precisam juntar forças.

A4. X-Men 3: O Confronto Final (2006)

Após 3 anos dos eventos do filme anterior, a indústria farmacêutica Worthington Labs anuncia o desenvolvimento de uma vacina que inibe o gene X em mutantes, eliminando seus poderes. Ao mesmo tempo, a mutante Jean Grey, parte dos X-Men, passa a manifestar poderes incontroláveis e altamente destrutivos, se tornando a Fênix Negra. Magneto planeja recrutar Jean e usar seus poderes contra a sociedade.

A5. Wolverine: Imortal (2013)

Após os eventos de X-Men: O Confronto Final, o mutante Wolverine se isola em uma floresta no norte do Canadá. No entanto, ele se vê forçado a encarar seu passado, quando um hoje cuja vida ele salvou no bombardeio de Nagasaki durante a Segunda Guerra mundial o contata. Ele viaja para o Japão, onde seus poderes de regeneração são roubados.

A Ligação entre A e B

A linha do tempo A é finalizada com a sequência do futuro (2023) de Dias de um Futuro Esquecido. A partir dos eventos do filme, com o retorno de Wolverine para o passado (1973), temos a origem de uma nova narrativa.

Linha do Tempo B

B1. X-Men: Apocalypse (2016)

Em 1983, uma década após os eventos que alteraram a história dos X-Men, a equipe precisa lidar com o ressurgimento de En Sabah Nur, um mutante conhecido como Apocalipse. Traído por um dos seus seguidores, ele foi enterrado vivo em uma tumba enquanto passava por um ritual que preservaria sua imortalidade. No seu despertar, ele planeja exterminar toda a humanidade.

Para combatê-lo, o Professor X reúne a primeira equipe do X-Men com jovens mutantes talentosos.

B2. X-Men: Fênix Negra (2019)

Em 1992, a equipe dos X-Men é chamado pelo Presidente dos Estados Unidos para resgatar um ônibus espacial que foi seriamente danificado no espaço. Após resgatar os tripulantes, uma explosão atinge a nave dos mutantes, mas a jovem Jean Grey usa seus poderes para absorver toda a energia e salvar a todos.

Graças à esta energia, os poderes de Jean são amplificados e afetam também o seu psicológico, deixando-a instável. Com isso, os mutantes precisam encontrar uma forma de proteger Jean e proteger-se dela ao mesmo tempo.

B3. Logan (2017)

Mais um salto no tempo na cronologia dos mutantes e que mostra que este futuro não será tão agradável para os mutantes também.

Em 2029, os mutantes estão à beira da extinção. Envelhecido, Logan (Wolverine) está sendo envenenado pelo metal Adamantium que envolve as suas garras, o que impede o seu poder de regeneração de funcionarem bem. Ele cuida do Professor X, que sofre de uma doença que faz com que ele perca o controle dos seus poderes. Um dia, ele é abordado por um enfermeira de uma empresa chamada Alkali-Transigen, que está fazendo criando crianças mutantes com base no DNA de mutantes antigos. A enfermeira então pede para ele proteger Laura, uma garotinha de 11 anos que foi gerada a partir do DNA de Logan.

E aí? Tá pronto para começar sua maratona dos filmes de X-Men? Esperamos que esta ordenação dos filmes já lançados tenha te ajudado a entender todos os eventos da franquia.